PPCP: saiba o que é, os objetivos do método e mais!

PPCP é uma forma de manter a organização das produções em empresas, assim, é um método eficaz conforme o uso de suas etapas

PPCP

O PPCP significa Planejamento, Programação e Controle de Produção. Trata-se de um conjunto de métodos que proporciona grandes melhorias nos processos produtivos das empresas. Isso porque, ele segue as etapas mais assertivas para obter sucesso na produção. Então, é possível atingir as metas e garantir que tenha total qualidade.

Ficou interessado neste tema? Então, o artigo de hoje é pra você! Boa leitura!

PPCP: o que é?

O PPCP é uma forma de melhorar os processos produtivos que tem dentro de uma empresa. Além disso, é possível aplicar com outros pontos, como a Gestão de Qualidade. Assim, a sua sigla tem um significado muito essencial para entender melhor:

•       Planejamento;
  •       Programação;
  •       Controle de Produção.

Serve para ver o nível de qualidade de uma produção, para ter controle dos erros e imprevistos. Então, dentro de uma empresa, ajuda a definir temas como quanta dessa produção tem. Mas, também ajuda a lembrar de prazos durante a fabricação e entrega.

Planejamento

Uma forma de ter sucesso em um projeto é que ele seja planejado do jeito certo. Portanto, essa é a primeira fase que um gestor precisa levar em conta. Assim, a empresa pode ver projetos de longo ou curto prazo e definir qual será ele.

Programação

Quando todos os planos são definidos, os gestores e sua equipe podem decidir o ritmo. Ou seja, o quanto precisa ser rápido ou lento para que esteja dentro do prazo.

Controle da produção

Ao acompanhar e ter uma forma de cuidar de todas as tarefas, já é um controle. Então, a intenção é ter uma boa manutenção para que a produção seja eficaz. Portanto, o PPCP facilita pôr em prática durante todo o processo.

Como surgiu o PPCP?

No momento em que se fala dessa sigla, é necessário voltar ao passado. Ou seja, para o ano de 1785, no momento da Revolução Industrial, quando surgiu o tear. Assim, as pessoas deixavam suas casas para fazer seu trabalho dentro dos engenhos.

Em 1924, o engenheiro Henry Ford fez a linha de montagem em massa. Dessa forma, teve início a necessidade de ter ordem em todas as produções. Então, se separa todas as etapas e define as funções para cada um, caso seja preciso.

Saiba mais

No ano de 1948, surgiu o movimento toyotista, que fez os princípios das produções mudarem. Por exemplo, iniciou o processo de ter mais qualidade em produtos. Por isso, o PPCP começou a ganhar algumas melhorias para que seu uso fosse mais eficaz.

Pela década de 70, os computadores chegaram e foram postos dentro do setor fabril. Assim, as ferramentas do método ficaram mais acessíveis para entender e usar. Por fim, o tempo deu cada vez mais avanços tecnológicos para ajudar nos processos industriais.

Objetivos do PPCP

A melhor forma de explicar essa técnica, é dizer que serve para as empresas cumprirem metas. Dessa forma, elas são escolhidas e depois, se põe em prática e aproveita a eficácia. Por isso, se trilha um caminho para que elas cheguem ao seu objetivo com:

•       Quantidade de produção;
  •       Simplifica processos;
  •       Reduz estoque;
  •       Monitora a produção.

Trata-se de formas mais fáceis de seguir os prazos e cumpri-los sem problema. Então, traz mais segurança na hora de planejar e controlar as produções. Portanto, esses objetivos são para manter o foco em todas as etapas até a entrega.

Estabelecer quantidade de produção

Um dos objetivos do PPCP é garantir que tenha a quantidade certa de matéria-prima. Assim, é possível atender todas as demandas da produção e que não falte. Mas, também é uma forma de manter a qualidade dos produtos que serão feitos.

Simplificar processos

Com esse objetivo os processos da produção são mais simples e eficientes. Ou seja, é uma forma de organizar e torná-los mais rápidos. Assim, também evita desperdícios e as entregas são feitas com toda a qualidade possível.

Reduzir estoque no PPCP

A sua função é reduzir todos os custos ao fazer estoques bem menores do que o normal. Dessa forma, as compras são feitas apenas quando precisa de mais material.

Monitorar a produção

Um dos objetivos que é uma consequência dos outros acima.O gestor pode acompanhar toda a produção para ter certeza de que tudo corre direito. Por exemplo, se as demandas estão sendo feitas e se irão cumprir os prazos.

Conheça o curso de extensão PPCP da Unicep

Esse é um dos cursos de extensão, com duração curta, em que se pode aprender sobre PPCP o que é. Assim, é uma opção para quem deseja incluir algo a mais em seu currículo. Mas, não pode ser visto como uma forma de graduação ou uma pós.

Um dos principais objetivos desse curso, é fazer o aluno aprender sobre a produção. Ou seja, sobre todos os seus processos e como torná-los mais eficientes. Dessa forma, se usa mais tecnologia e outros métodos ágeis para isso.

Tem muito o que se aprender no curso de PPCP, e a Unicep pode ajudar. Contudo, tem outros cursos de extensão oferecidos e você pode descobri-los em nosso site. Assim, você pode ampliar seus conhecimentos e aumentar as suas chances de se destacar no mercado de trabalho.

Aproveite a oportunidade e explore nosso site para descobrir todas as suas opções de especialização!