Postura profissional no ambiente de trabalho: o que é e como desenvolver

Nosso comportamento no trabalho reflete nosso profissionalismo e seriedade. Leia este texto para ter uma postura profissional no ambiente de trabalho e evitar erros que podem prejudicar sua carreira!

postura profissional no ambiente de trabalho

Você já parou uns segundos para refletir sobre a sua postura profissional? As pessoas possuem diferentes papéis na vida em intersecções variadas com que convivemos, chamadas personas. 

Você pode ser exercer uma persona parental, por exemplo, fraterna, amizade, colega de trabalho… e em meio a todas essas surge a persona profissional. 

Afinal, o que isso significa? 

Em suma, quem você é, como age, o que diz, o que pensa no ambiente de trabalho. Ou seja, a sua postura profissional. Isso vai além de construir uma imagem positiva ou ser bem avaliado nas rodas de devolutivas, abrange, essencialmente os seus critérios, ideais, como se organiza e o que quer construir. 

Aqui neste texto, vamos conversar mais sobre  o que é uma postura profissional, como construí-la e relembrar a importância de realizar esse exercício. No final, você terá em mãos informações relevantes para conseguir delinear melhor a sua atuação profissional e melhorar o seu desempenho no ambiente de trabalho. 

O que é postura profissional? 

Como mencionado, a postura profissional engloba a maneira como nos comportamos e, ainda, como nos relacionamos com as pessoas com quem trabalhamos. Isso não diz respeito apenas às características como saber falar em uma reunião, apresentar resultados ou abrir a câmera quando em home office. 

Significa, na essência, o que você quer transmitir e o que gostaria de construir, para si e para a empresa. 

Por isso, a postura profissional deve refletir valores e comportamentos que você gostaria de perpetuar nas suas relações com seus colegas de trabalho. Isso está além dos seus conhecimentos técnicos, e está mais atrelado a maneira com que se comporta no mercado de trabalho. 

Inclui, por exemplo, ter uma postura ética e estabelecer hábitos e comportamentos que reflitam em uma postura positiva.

Com a sua postura profissional estabelecida, você consegue até saber o que fazer em situações mais delicadas e complicadas do dia a dia, resolver um problema com um colega, falar abertamente com seu gestor e pedir um feedback nos momentos mais adequados. 

Qual a importância de uma postura profissional adequada?

Desta forma, fica um pouco óbvio porque é estratégico ter uma postura profissional adequada no ambiente de trabalho.

Além de você conseguir efetuar melhor o seu trabalho, tornando-se mais produtivo e organizado, é a maneira como vai se projetar para os outros e cultuar as suas relações com seu time e liderança. 

Trata-se, portanto, de uma diretriz para você contactar as pessoas, estabelecer parcerias, criar planos de carreira e alcançar patamares superiores. 

Da mesma forma, a sua postura profissional é o que vai te ajudar a estabelecer seus diferenciais competitivos. O que vai tornar-se uma peça chave para a organização, aumentando sua transversalidade e capacidade de atuação em outras equipes – algo bem estratégico considerando que o mercado de trabalho preza pela agilidade e mudança rápida de processos e produtos. 

Bom, aqui você sabe que postura profissional é como age, o que diz, o que pensa no ambiente de trabalho. Também sabe que é uma conduta que deve refletir seus valores e os comportamentos e, também, o que você gostaria de perpetuar nas suas relações com seus colegas de trabalho.

Mas como fazer isso? Para te ajudar a começar a definir a sua postura profissional, separamos algumas orientações mais básicas no próximo item. 

Como desenvolver uma postura profissional

Um bom profissional é aquele que possui atitudes consistentes, coerentes, racionais e válidas. Também é aquele que respeita a si mesmo, os valores da companhia, os demais e se compromete com os horários. Em resumo, a pontualidade também se encontra nessa lista.

Atrasar-se todos os dias não é legal, além de sinalizar um desrespeito às pessoas que chegam no horário. Para evitar atrasos, pratique uma boa gestão de tempo e organize-se, redobrando o cuidado e planejando a sua agenda.

Vista-se com profissionalismo 

Uma boa postura profissional significa ter uma boa aparência, estar com roupas limpas e transmitir seriedade. Claro que não estamos falando aqui de estar com trajes sociais, a menos que o ambiente profissional exija isso. 

Por outro lado, há ambientes corporativos como startups de tecnologia e agências de publicidade que permitem um ambiente mais descontraído. 

Evite envolver-se com conflitos 

Cuidado com os assuntos e com o que você fala sobre esses assuntos. Falar mal dos outros ou fazer bullying transmite uma imagem muito ruim e, com isso, você acaba criando uma relação fraca, baseada na desconfiança. 

Sendo aquela pessoa conhecida como fofoqueira você pode influenciar a maneira como é vista pelos outros e, em simultâneo, reclamar do clima ruim que pode estabelecer na equipe.

Portanto, seja ética e transparente. 

Respeite a política da empresa 

Quando fazemos parte de uma empresa, é importante conhecer quais são os valores, a missão dentre outras coisas da empresa.

Em outras palavras, as regras do jogo, definidas para conduzir as ações de todos os colaboradores da empresa. As pessoas precisam se adequar ao comportamento que a organização exige, e essa adaptação faz parte de uma postura profissional de qualquer pessoa no ambiente corporativo. 

A postura profissional vai além de construir uma imagem positiva ou ser bem avaliado nas rodas de devolutivas, abrange, essencialmente os seus critérios, ideais, como se organiza e o que quer construir. É, na realidade, a maneira como nos comportamos e ainda como nos relacionamos com as pessoas com quem trabalhamos. 

É importante para se tornar uma peça chave para a organização, aumentando sua transversalidade e capacidade de atuação em outras equipes – algo bem estratégico considerando que o mercado de trabalho preza pela agilidade e mudança rápida de processos e produtos. 

Agora você já sabe o que é, qual a importância e algumas diretrizes de como começar. Então, mãos à obra!

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *