Pós-graduação: o que é e por que fazer? Saiba mais!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, diferenciar-se dos concorrentes é fundamental. No artigo de hoje, descubra o que é pós-graduação e por que fazê-la.

Pós-graduação

Chegou a hora de você decidir por continuar sua formação educacional, após concluir a graduação. Sendo assim, precisa escolher qual pós-graduação será ideal para sua carreira profissional. 

Mas o que é pós-graduação? Sabe o que diferencia a graduação de uma pós? 

A princípio, vamos entender qual a importância de cada uma dessas etapas na sua formação, pois elas serão responsáveis por prepará-lo para seguir a carreira profissional escolhida e disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Dessa forma, após o ensino médio, quem sonha em se preparar para uma profissão, precisa passar, basicamente, por duas fases importantes na sua vida educacional: a graduação e a pós-graduação. 

Nesse artigo, vamos falar sobre o que é graduação e pós-graduação, tirar suas dúvidas sobre o que diferencia as duas e a importância de cada uma para sua formação profissional. 

Então, não saia daí, se acomode, porque essa conversa pode lhe interessar muito!

O que é pós-graduação?

A formação superior é um critério importante para o currículo de qualquer pessoa, que deseja disputar uma vaga no mercado de trabalho. 

No entanto, nos dias atuais, em que cresce a demanda de profissionais recém-saídos dos bancos da faculdade, uma pós-graduação pode ser o diferencial necessário, para que você se destaque na sua área de atuação.

Vamos lá, conhecer um pouco mais sobre esse maravilhoso mundo da pós-graduação? Vem comigo!

Pós-graduação: o que é e qual a sua importância

A pós-graduação é uma etapa da formação acadêmica, destinada para quem já concluiu uma graduação em qualquer área do ensino superior.

Dessa forma, se você já passou pela graduação, é indicado optar por continuar seus estudos, pois irá agregar valor ao seu currículo e será um diferencial na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Uma das vantagens de se fazer uma pós, é que pode definir a sua área específica de atuação, ou seja, se torna um especialista e isso pode lhe garantir mais chances de atender às exigências do mercado.

Formatos da pós-graduação

Uma pós-graduação pode ser nos formatos stricto sensu ou lato sensu. 

Em primeiro lugar, temos a pós stricto sensu, que significa “estudo estrito”, que são os cursos com foco em pesquisa e produção científica. Nessa categoria, estão os cursos de mestrado, com duração de 2 anos; e doutorado, 4 anos de duração.

Em segundo lugar, estão os cursos lato sensu, ou “estudo amplo”, voltados para o estudo de diversas áreas do conhecimento. São exemplos, os cursos de especialização e MBA, com duração mínima de 2 anos.

Então, fazer uma pós-graduação pode ser aquele UP que você precisa para sua carreira. Talvez seja por esse motivo que essa modalidade registrou um crescimento expressivo no período de 2019 para 2020, é o que mostra a 11a. Edição do Mapa do Ensino Superior 2021.

A pesquisa, realizada pelo Instituto SEMESP, entidade que representa mantenedores de ensino superior do Brasil, mostra que as matrículas em uma pós-graduação de nível superior cresceram 9,5% na rede privada, ou seja, foram mais de 1 milhão de novas matrículas em 2020.

Por outro lado, na rede pública, esse crescimento foi de apenas 2,7%, chegando a  cerca de 152 mil novos alunos matriculados em uma pós-graduação.

Por que procurar a pós-graduação?

Fazer um curso de pós-graduação vai além de acrescentar um item no seu currículo profissional. 

Isso porque, a pós pode significar vantagens maiores, aumentando suas chances na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho. 

No entanto, muitas pessoas ao concluírem a graduação, ainda têm dúvidas se devem ou não continuar os estudos e optar por uma especialização.

Sabemos que escolher ir adiante depende muito das expectativas e objetivos profissionais de cada um.  Então, para ajudar você a se decidir, vamos apresentar alguns bons motivos para fazer uma pós-graduação. Vamos conferir?

Maior empregabilidade

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, na hora de captar profissionais qualificados. 

Sendo assim, você deve considerar que um curso de pós-graduação pode lhe dar maiores chances de empregabilidade.

Ademais, são essas exigências do mercado que estão fazendo com que muitos profissionais optem por uma pós-graduação, que os capacite para estar aptos a disputar melhores oportunidades de emprego e remuneração.

Diferencial no currículo 

Para qualquer profissional, ter um diferencial no currículo lhe dá oportunidade para enfrentar a alta competitividade do mercado de trabalho.

Dessa forma, possuir pós-graduação, pode fazer com que você saia na frente da concorrência, pois o curso o prepara para ser um especialista dentro da sua área de atuação. 

Enfim, ter um currículo diferenciado pode ser um fator decisivo na hora do empregador decidir quem ficará com a vaga de trabalho. Pense nisso!

Aumento de conhecimento

Aumentar seus conhecimentos é o primeiro e principal motivo para você considerar, ao decidir fazer uma pós-graduação.

Isso porque, será a partir dos conhecimentos adquiridos que você terá maiores chances na disputa por cargos melhores, justamente, por ser um especialista dentro de uma determinada área. 

Possibilidade de melhores salários 

Sem dúvida, a possibilidade de melhores salários é um fator decisivo na hora de optar por uma pós-graduação.

Ao longo de sua formação, você precisou fazer muitos investimentos. Além do tempo dedicado aos estudos, houve também o investimento financeiro.

Estima-se que um profissional com pós-graduação, chegue a ter um acréscimo de até 50% no salário, considerando aquele que tem apenas a graduação.

Sendo assim, se você ainda estava em dúvidas, isso pode ajudá-lo a se decidir.

Maior possibilidades de empreendedorismo

A pós-graduação também oferece a oportunidade de prepará-lo para o empreendedorismo. Afinal, empreender é um campo em amplo crescimento no mercado de trabalho. 

Pensando nisso, a pós-graduação em  MBA – Master in Business Administration pode ser a melhor opção para você.

O MBA é um curso no qual você adquire conhecimentos de negócios e gestão, com a duração de 2 anos. Uma boa opção a  ser considerada, se você possui espírito empreendedor.

Diferenças entre graduação e pós-graduação

A graduação e a pós-graduação são as principais etapas para a sua formação educacional e profissional. 

No entanto, é necessário entender quais as diferenças entre as duas, para planejar os passos que dará, e poder se tornar o profissional que o mercado de trabalho procura.

Dessa forma, vamos entender qual a diferença entre a graduação e pós, para você sair desse post sabendo qual rumo dará à sua formação.

O que é uma graduação?

Como já falamos aqui, a graduação é a etapa da sua formação educacional que vem logo após terminar o ensino médio.

Para ingressar na graduação, você passa por um processo seletivo da instituição escolhida, podendo ser pública ou privada. Outra forma é  a prova de vestibular, que pode ser da própria faculdade ou utilizando a nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

 

Principais diferenças entre graduação e pós

A graduação e pós são cursos que preparam você para exercer uma determinada profissão. Dessa forma, os dois são de extrema importância para sua formação, pois assim, estará apto a disputar com vantagens o concorrido mercado de trabalho brasileiro.

No entanto, existem algumas diferenças relevantes entre os dois cursos. Vamos conferir quais são? 

Tempo de curso 

O tempo de duração dos cursos é uma das principais diferenças entre a graduação e a pós-graduação. 

Nos cursos de graduação, você pode obter os diplomas de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo, conforme o escolhido. 

Dependendo para qual deles optar, a graduação pode ter a duração de 2 a 6 anos. 

Esse formato pode ser presencial, com aulas diárias no espaço físico da instituição; semipresencial, que mescla aulas presenciais com online e ainda a modalidade 100% online, o ensino à distância. 

Ressaltamos, que a pós-graduação possui uma duração menor.  Isso depende, muito, do curso escolhido, mestrado ou doutorado, podendo variar de 2 a 4 anos de duração.

Esses são pontos importantes que devem ser considerados, ao optar por uma delas.

Requisitos para ingressar 

Para ingressar na graduação, você precisa passar pelo ensino médio e prestar processo seletivo na instituição escolhida, podendo ser pública ou privada. 

Outra forma, como já mostramos para você aqui, é  a prova de vestibular, que pode ser da própria faculdade ou utilizando a nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Já para cursar uma pós-graduação, é preciso que você tenha concluído a graduação em qualquer curso da área de conhecimento escolhido. 

Dessa forma, as diferenças de acesso a uma graduação ou pós, são poucas, dependendo apenas de você se dedicar.

 

Como fazer uma pós-graduação?

O primeiro passo, é decidir qual curso da pós-graduação você irá escolher.  Em seguida, para ingressar, verifique qual instituição de ensino superior lhe oferece as melhores opções de cursos.

Lembramos, que para isso, você deve sempre considerar a seriedade e idoneidade da faculdade desejada. 

Outro ponto importante que deve ser avaliado é se a instituição é pública ou privada, e qual delas pode atender melhor às suas expectativas. 

Após se decidir, entre em contato e faça sua inscrição, pois dependendo de qual escolher, os procedimentos serão diferenciados.

 

Conheça os cursos disponíveis para pós-graduação no UNICEP

Quando falamos em seriedade e idoneidade, a UNICEP – Centro Universitário Central Paulista pode oferecer toda a segurança que você precisa.

O UNICEP é uma Instituição de Ensino Superior (IES), devidamente credenciada ao Ministério da Educação (MEC), através da Portaria nº 156, de 23 de janeiro de 2019, publicada no Diário Oficial da União em 24/01/2019.

A IES apresenta em seu Projeto Político Pedagógico (PPP), cursos dinâmicos e atualizados de acordo com as diretrizes nacionais, oferecendo educação em contato com a realidade e consolidando-a com o saber por meio da atuação de seus alunos.

Dessa forma, a UNICEP possui um dos melhores portfólios de cursos de pós-graduação, podendo colaborar com a sua formação educacional, para se tornar um profissional de sucesso.

Confira os principais cursos de pós-graduação que a instituição disponibiliza para você:

  • Gestão de Negócios, Finanças e Controlador
  • Gestão de Negócios e Estratégia Empresarial
  • Gestão de Negócios e Marketing
  • Gestão de Negócios e Gerenciamento de Projetos
  • Gestão de Negócios e Pessoas
  • Gestão de Negócios e Qualidade

Conclusão

Ao longo deste artigo, falamos sobre o que é pós-graduação, além de  mostrarmos as oportunidades que pode ter ao optar por uma formação específica da sua área.

Enfatizamos que a pós-graduação faz de você um especialista, aumentando seus conhecimentos e habilidades sobre uma área do conhecimento, capacitando-o para disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Então, venha conhecer nossas opções de cursos e todos os diferenciais que fazem da UNICEP uma das instituições de ensino superior mais bem conceituadas do Brasil. Venha! Você será muito bem atendido por nossas equipes de profissionais.

Ah! E não saia antes de conhecer nosso blog, que traz para você muita informação de valor sobre a Educação Superior. Acesse: Blog UNICEP.

Acredito que esse conteúdo pode interessar: Lista de material de enfermagem 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *