Porque o ESTÁGIO é importante na fase universitária?

O estágio se faz extremamente importante por várias razões. Seja remunerado ou não, é um momento que todo universitário passa, sem exceção nenhuma.

Momento responsável pelo crescimento do aluno, tanto pessoal como também profissional.

Para você que vem do ensino médio e ainda não tem conhecimento dessa fase, não tem porque se assustar. É uma fase comum e você estará preparado para ela.

Para garantir isso, vamos falar um pouco do porquê ser tão valioso para você.

Horas complementares

Bom, isso deve ser novidade para você também.

Essas horas complementares são um requisito cobrado pela universidade para a conclusão do curso, a quantidade de horas varia de instituição para instituição.

Para complementar essas horas basta realizar um estágio supervisionado, por um período estabelecido pela instituição.

Claro que você poderá continuar no estágio após finalizar as horas complementares, essa decisão caberá somente à você.

Dessa forma, você pode continuar praticando e aprendendo, até que a empresa encerre o vínculo, no final do curso.

Algumas instituições aceitam outras formas de apresentação de horas complementares: comprovação de participação em eventos, palestras, cursos etc.

Porém, é o estágio que oportuniza a maior quantidade de horas complementares, em virtude do tempo que o aluno passa estagiando.

Troca de conhecimento

Estudando em sala de aula você já está aberto à um mar de informações. Todo dia aprendendo algo diferente. Porém, existe uma grande diferença entre aprender na teoria e na prática.

Veja bem, estando em um estágio supervisionado na sua área, você estará em contato com planos estratégicos, tomadas de decisões, situações reais de mercado de trabalho.

Tudo que você viu em sala de aula estará a prova, na frente de seus olhos.

Logo, um mês frequentando o estágio e em contato com os mais diversos profissionais, você aprenderá como lidar com certas situações, como aplicar o conhecimento de sala de aula, além de conhecer pessoalmente a rotina que enfrentará no final do curso.

É a melhor forma de se preparar e conhecer mais sobre seu futuro.

Networking

Tudo bem que você faz Networking onde quer que vá, seja na universidade, na rua ou no estágio.

Entretanto, a rede de contatos que você cria durante seu período de estágio é diferente de qualquer outra, afinal ela é composta por colegas profissionais.

É óbvio que você pode conhecer alguém que te ajude profissionalmente em qualquer lugar, na rua, na sala de aula.

Porém, as pessoas que você conhece no trabalho, estão ligadas diretamente ao seu ramo profissional.

Manter-se atualizado nestes relacionamentos profissionais, é a melhor forma de aliar amizades com a chance de aprender sempre mais sobre a área profissional.

Vínculos que te ajudarão futuramente: seja como investidor de alguma ideia inovadora – ajudando a desenvolver essa ideia, ou quem sabe até, uma porta aberta para uma incrível oferta de trabalho.

Enriquecimento profissional

O trabalho é algo que engrandece e dignifica a pessoa. Lidar com responsabilidades, aprender coisas novas todos os dias, ter a chance de ensinar também.

Isso faz bem, sem clichês. É ótimo se sentir útil, prestativo e saber que você está fazendo a diferença onde está.

Além disso, à cada dia, à cada problema, à cada solução, você se torna um profissional mais preparado, mais completo.

Tudo bem, você ainda é um estagiário, mas é exatamente essa a fase para aprender, é nesse momento que você não deve se preocupar se errar, afinal, é errando se aprende.

O estágio tem tudo para te fazer melhor, não só como pessoa, mas como profissional.

Todos devem entender e respeitar a função e o trabalho de cada um em uma empresa e não é diferente com o estagiário, cujo respeito também é devido e devolvido.

Conhecer melhor sua futura profissão

Pode  ser até que você não lide com problemas mais sérios, questões profundas da sua área de atuação, enquanto estagiário.

Você não vai ter “grandes” responsabilidades e também não vai ter acesso à tudo que gostaria, nos diversos setores e funções da empresa.

Mesmo assim, é possível você conhecer pelo estágio, a sua profissão.

Afinal, mesmo que esses problemas não caiam em suas mãos, você estará observando como os profissionais resolvem essas questões, como debatem sobre elas e como chegam nas possíveis soluções.

O estágio te possibilita a chance e o direito de perguntar, sempre que tiver dúvidas e todos os funcionários, estarão prontos para sanar as suas dúvidas da melhor maneira possível.

Então mesmo que você não lide com grandes situações, você estará presente na solução de quase todas elas e poderá aprender com cada uma.

Um dia, quando você não for mais estagiário, terá a experiência necessária para lidar com situações similares.

Você não deve deixar de estagiar, seja pelas horas complementares ou pelo enriquecimento pessoal e profissional.

É uma situação comum que todos os universitários devem passar e todos que passaram, valorizam.

Agora você sabe a importância desta etapa e saberá no momento certo aproveitar ao máximo a sua oportunidade.

Afinal, estando em uma universidade não tem nada melhor que um estágio para sentir na pele, a sua profissão. Esteja preparado, seja lá qual for seu curso.

Se informe sobre o momento correto de procurar um estágio e esteja pronto para dar o seu melhor nele.

Certamente será uma fase única na sua vida e que irá influenciar bastante no seu futuro profissional.

Ainda sobre estágio, descubra “quais as melhores formas para começar um”.