Por que fazer uma faculdade?

A revolução tecnológica, a interação humana, novas formas de comunicação e o interesses atuais da sociedade transformaram as relações de trabalho. Há cada dia mais, as pessoas trabalham em casa, compartilham espaço, abrem seus próprios negócios, são autônomas ou freelancers.

No entanto, mesmo que o mundo esteja mudando (e em uma velocidade incrivelmente rápida), cursar uma faculdade é essencial. Você já deve ter ouvido que faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho. Pois é, mesmo em meio a revolução tecnológica, a aprendizagem superior é sempre necessária.

Muitas funções foram automatizadas, é verdade. Mas sempre será preciso ter uma mente humana por detrás. Na realidade, uma graduação aumenta as chances não só de se conseguir um boa vaga como de manter-se no emprego e alcançar cargos maiores.

Mesmo assim, algumas pessoas ainda apresentam dificuldades em entender a importância que um curso superior pode representar na vida profissional. Por isso, vamos mostrar alguns pontos para explicar e jogar luz no porquê fazer faculdade é fundamental.

Conheça 4 motivos para considerar fazer uma faculdade

1) Abre a cabeça

Realmente, a graduação é uma maneira de aprofundar-se em determinada área. Se você pensar assim, de fato, faculdade resume-se a adquirir conhecimento técnico. No entanto, é mais do que apenas aprender sobre isso ou sobre aquilo. São ensinamentos para a vida.

Fazer uma faculdade é importante porque vai muito além do empenho e estudo em uma área com a qual você se identifica. Faz com que a visão de mundo seja ampliada e literalmente abre a cabeça. Não apenas por conta dos desafios habituais do curso, como também, por sair da zona de conforto.

2) Aprender coisas novas

Sim, você aprende coisas novas todos os dias. E muito mais do que isso,
tem convivências com pessoas diferentes, realidades alternativas, as quais, provavelmente, não teria acesso antes de ingressar em um curso superior.

Na faculdade, você estará constantemente aprendendo e encontrando maneiras diferentes de solucionar problemas. E, assim, vai conhecer diversos tipos de pessoas, o que garante uma troca interessante de experiências. O que leva ao nosso próximo item.

3) Fazer conexões e amizades para a vida inteira

O ser humano é social e, por mais tímido e introspectivo que seja, conviver com pessoas que estão passando pela mesma situação é benéfico. Gera um senso de pertencimento. Não é a toa que dizem que é na faculdade que se conhece seus melhores amigos.

Além disso, é no ambiente universitário que constroem-se vínculos, aqueles que podem te acompanhar por toda a sua vida profissional. Colegas e professores são conexões importantes e uma excelente forma de compreender a área que você pretende seguir. O que nos leva ao próximo item.

4) Abre oportunidades

Como dissemos acima, uma graduação é uma porta para muitas oportunidades — e não estamos falando apenas do seu currículo. E lá que você vai conhecer peças-chave para seu futuro profissional, o que costumamos chamar de networking.

Professores e colegas de turma formarão a sua primeira teia de relações profissionais além de ser ótimas indicações. Pode parecer pouco, à primeira vista, mas acredite: faz uma super diferença na hora de conseguir o primeiro emprego. Ou bolsas de estudo, vagas de mestrado e pós-graduação. Ou quem sabe, abrir portas para oportunidades únicas.

Por que fazer uma faculdade?

E as possibilidades não param com ai. O dia a dia acadêmico transpira conhecimento até mesmo fora das bibliotecas e salas de aula. É um ambiente inspirador, onde a possibilidade de aprender surge a cada instante, até em uma conversa informal.

Uma das maiores vantagens de ingressar em uma faculdade é estabelecer uma rede de relações muito benéfica para a sua carreira. E claro, é uma maneira de
alcançar um bom retorno financeiro e uma vida confortável com a profissão que escolheu.

Se por um lado, trabalhar só por dinheiro pode deixar a vida sem propósito, por outro lado ganhar mal pode ser desestimulante. Assim, como dissemos, no começo do post, fazer uma faculdade pode dobrar seu salário.

Então, não podemos dizer que é uma opção que pode ser facilmente descartada. Mais do que aumentar conhecimento, ampliar sua rede de contatos e garantir empregos melhores remunerados, abrir mão de uma graduação pode te privar de experiências e trazer consequências para toda uma vida.

Gostou de saber mais sobre este assunto? Aproveite e conheça os cursos dessa modalidade que a Unicep oferece!