Por que fazer o curso de Pedagogia?

Por que fazer o curso de Pedagogia?

Por que fazer o curso de pedagogia? Aqui neste conteúdo, vamos conversar sobre como funciona a graduação e outras informações técnicas. Leia aqui!

Todas as pessoas gostam de transmitir conhecimento, afinal, uma das principais características da humanidade é a capacidade de contar histórias. Desde os tempos remotos, as horas das fogueiras, onde os mais velhos ensinavam os mais novos sobre as intempéries da vida, instruir é inerente para nós. 

No decorrer dos anos, fomos descobrindo formas de ensinar, estudando sobre o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvendo novas técnicas para a arte de repassar conhecimento e motivar o aluno a ser ávido por descobrir e inovar. Por isso, cursos de licenciatura são amplamente procurados. 

Aqui neste post, vamos falar especificamente sobre pedagogia, a terceira graduação mais procurada no Brasil. 

Você vai aprender sobre o que é, como se aprende no curso e outras características. No final, terá informações suficientes  para refletir se é ou não uma carreira para seguir. Acompanhe! 

O que é o curso de Pedagogia? 

A palavra pedagogia tem origem grega e é a junção de duas palavras: “paidos” que significa “criança” e “agein“, que é “conduzir”. 

Assim, pedagogo é a pessoa habilitada a atuar em todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem, planejando, implementando e coordenando projetos pedagógicos ou ações formativas. 

Esses profissionais passam a graduação estudando a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, repensando métodos de administração escolar e testando inovações nas tecnologias educacionais. 

O curso de pedagogia tem duração média de quatro anos e pode ser frequentado tanto no ensino presencial quanto no EaD. 

Uma vez habilitado, o profissional está apto para: 

  • atuar no ensino como docente, mentor, tutor ou facilitador; 
  • na organização de sistemas, unidades, projetos educacionais; 
  • pesquisar, produzir e difundir o conhecimento; 

Muito requisitado no mundo contemporâneo, o bacharel em pedagogia pode trabalhar em empresas particulares das mais diversas áreas ou, ainda, ingressar em carreiras públicas, mediante concurso.

Como é o mercado de trabalho para quem estuda pedagogia? 

Como mencionamos acima, a pedagogia é uma das carreiras mais concorridas e requisitadas. 

No entanto, mesmo com vários profissionais entrando no mercado anualmente, existe muita demanda. Afinal, todos estamos aprendendo ou ensinando algo o tempo todo. 

Assim, o mercado de trabalho para essa carreira é extremamente amplo. O campo de atuação do licenciado em pedagogia, normalmente, gira em torno de três macro-dimensões: 

Docência: trabalha diretamente na formação infantil, nos anos iniciais, tanto na  sala de aula quanto  na área de serviços e apoio escolar. 

Gestão educacional: participa na organização e gerenciamento de sistemas e instituições de ensino, atuando no planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades  inerentes à educação. 

Pesquisa e produção de conhecimento científico-tecnológico: investiga  projetos e experiências educativas em contextos escolares e não-escolares, realizando a análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação. 

Se por acaso, você estiver interessado em seguir essa carreira, é importante pesquisar sobre instituições de referência, com anos de atuação e que possam oferecer uma bagagem diferenciadas e aumentar a sua empregabilidade. 

A UNICEP possui uma graduação em pedagogia estruturada, corpo docente competente e ético, currículo atualizado e forma, há mais de duas décadas, pessoas habilitadas e com atuação de destaque na área. 

Conheça mais sobre o curso de pedagogia da UNICEP, disponível tanto no presencial quanto na EaD. 

 

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *