Por que aprender um novo idioma é tão importante?

Por que aprender um novo idioma é tão importante?

Existem diversos benefícios em aprender um novo idioma. Estimular o cérebro, conhecer novas culturas e ampliar a sua empregabilidade são apenas alguns deles. Saiba mais.

É frequente encontrar pessoas que gostariam de aprender pelo menos uma língua nova durante a vida. Algumas delas dizem isso apenas por curiosidade, outras porque visualizam uma aplicação prática para esse conhecimento.

Seja para aumentar a empregabilidade, as chances de estudar em outro país, melhorar o currículo, exercitar o cérebro ou ainda se aproximar de outras formas de pensar, a verdade é que existe uma longa lista de porquês devemos aprender um idioma.

Aqui nesse post, vamos mostrar cinco outras razões para você interessar-se por outra língua. Assim, além de sentir-se mais motivado, pode começar a deixar as desculpas de lado e entrar de cabeça em um novo desafio. Vamos lá!

Por que aprender um novo idioma é tão importante?

Afinal, porque aprender um novo idioma? Talvez seja mais fácil tentar pensar porque não aprender. E será difícil achar as respostas para essa pergunta. Uma nova língua oferece a possibilidade de aumentar a empregabilidade, a confiança, exercita o seu cérebro, amplia as oportunidades em outros países e mostra novos caminhos.

Dentre tantos outros benefícios! Abaixo, vamos conversar mais sobre cada um desses itens. Quando for ler cada um deles, tenha sempre em mente a pergunta “por que aprender um novo idioma é importante?”. Assim, ficará mais fácil de compreender.

1) Porque aumenta a confiança

Como mencionamos no começo, aprender um idioma é uma ótima maneira de desafiar a si mesmo, adquirir conhecimentos novos, aumentar a confiança e autoestima. Acredite, no momento em que você se dá conta que entende os filmes sem precisar de legenda, consegue ler um livro ou ainda sustentar uma conversa é realmente muito gratificante.

2) Aprender um novo idioma exercita o cérebro

Fora isso, aprender uma nova língua é uma forma de aumentar a memória e acelerar a velocidade da tomada de decisões. É uma maneira de fazer conexões neurais, associações cognitivas e exercitar a memória ativa da aprendizagem. No final, você literalmente expande a sua massa cefálica e ainda amplia seu repertório de conhecimento.

3) Por que aumenta a empregabilidade

Hoje em dia, aprender um novo idioma e saber falar uma outra língua é pré-requisito básico para conseguir as melhores vagas no mercado de trabalho. Para reforçar essa ideia, saiba que, na ampla maioria das vezes, saber expressar-se em outro idioma significa aumento de 70% a mais no salário.

4) Por que oferece oportunidades em outros países

Apesar de não ser obrigatório saber falar um segundo idioma, pode ser considerado um diferencial na hora de disputar uma vaga. Além de ampliar as chances de conquistar o emprego dos sonhos, saber outra língua abre portas para oportunidades no cenário internacional.

5) Aprender um novo idioma lhe mostrará novos caminhos

Dá uma olhada em tudo que dissemos aqui neste post. É evidente como as possibilidades são infinitas quando uma pessoa se abre ao aprendizado de um outro idioma.

Além de conseguir integrar-se a outras culturas e países, saber uma língua diferente oferece a possibilidade de acessar conhecimentos acadêmicos, como materiais e textos em idiomas estrangeiros. Ou até mesmo, a possibilidade de assistir a uma palestra ou fazer um curso online em uma universidade renomada.

Com essas informações dos itens anteriores, fica mais fácil visualizar que o
aprendizado da língua estrangeira ajuda a abrir portas: tanto para seu desenvolvimento pessoal, quanto cultural e profissional.

Esperamos que você tenha enxergado a importância de aprender outro idioma! Vale a pena ressaltar que com tantas facilidades no mundo atual, impor barreiras para a aprendizagem de uma nova língua, seja por falta de tempo ou de dinheiro, é uma forma de procrastinação.

Hoje em dia, existem diversos cursos acessível pela internet, gratuitos e que podem ser visto de qualquer lugar. Basta procurar!

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *