Pedagogia empresarial: o que é, atuação profissional e salário

Pedagogia empresarial é uma área em ascensão que tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações. Mas afinal, o que é pedagogia empresarial e qual é a atuação profissional e o salário médio desse profissional?

Pedagogia empresarial

O que é pedagogia empresarial?

Pedagogia empresarial é uma área da educação que busca aplicar conceitos e metodologias pedagógicas no ambiente corporativo, visando ao desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores e, consequentemente, melhorar os resultados da empresa. 

A pedagogia empresarial utiliza técnicas de ensino para capacitar e desenvolver os funcionários, tornando-os mais qualificados e engajados com as metas e objetivos da organização. 

Essa área envolve a elaboração de programas de treinamento, workshops, palestras, atividades de coaching, entre outras estratégias de aprendizagem que visam aprimorar o desempenho dos colaboradores e da empresa como um todo.

Saiba mais sobre as áreas de atuação da pedagogia!

Como funciona a pedagogia empresarial?

A pedagogia empresarial é uma área que busca aplicar técnicas e metodologias pedagógicas para capacitar e desenvolver os colaboradores de uma empresa. 

Dessa forma, é possível melhorar o desempenho individual e coletivo da equipe, além de contribuir para o sucesso da organização.

Para que a pedagogia empresarial funcione adequadamente dentro de uma empresa, é necessário que sejam definidos objetivos claros e específicos. A partir desses objetivos, é possível elaborar um programa de treinamento e desenvolvimento que contemple as necessidades da empresa e dos colaboradores.

Entre as atividades e projetos realizados na pedagogia empresarial, podemos citar:

  1. Treinamentos e workshops: eventos presenciais ou virtuais que visam capacitar os colaboradores em habilidades específicas, como liderança, gestão de projetos, comunicação, entre outras.
  2. Gamificação: a aplicação de elementos de jogos em atividades empresariais, como desafios, pontuações e prêmios, com o objetivo de engajar os colaboradores e tornar o aprendizado mais divertido e dinâmico.
  3. Programas de mentoria: relações de aprendizagem entre um mentor, um profissional experiente, e um mentorado, um colaborador em busca de desenvolvimento profissional. Essa relação pode ajudar o mentorado a desenvolver suas habilidades e prepará-lo para assumir novas responsabilidades na empresa.

Quais os benefícios da pedagogia empresarial?

A pedagogia empresarial oferece uma série de benefícios para as empresas que investem em treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores. Entre esses benefícios, podemos destacar:

Treinamento e educação

A pedagogia empresarial oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para os colaboradores, o que pode melhorar suas habilidades e competências. Isso se reflete em um melhor desempenho no trabalho e na possibilidade de assumir novas responsabilidades na empresa.

Motivação e engajamento dos funcionários

Os programas de treinamento e desenvolvimento oferecidos pela pedagogia empresarial podem motivar e engajar os colaboradores, que se sentem valorizados e reconhecidos pela empresa.

Melhoria da produtividade

Colaboradores capacitados e engajados tendem a ser mais produtivos, o que pode aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho na empresa.

Redução de custos com qualificação

Ao investir em programas de treinamento e desenvolvimento internos, a empresa pode reduzir os custos com a contratação de profissionais já qualificados e especializados em determinadas áreas.

Favorece o clima organizacional

A pedagogia empresarial pode contribuir para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo, o que favorece o clima organizacional e a satisfação dos colaboradores.

Auxilia as atividades de RH

Por fim, a pedagogia empresarial pode ser uma ferramenta importante para o setor de recursos humanos, que pode utilizar os programas de treinamento e desenvolvimento para avaliar e identificar as necessidades de capacitação dos colaboradores.

Quais as funções do pedagogo empresarial?

O pedagogo empresarial é um profissional que atua dentro de empresas, aplicando técnicas pedagógicas para promover o desenvolvimento dos colaboradores. 

Suas principais funções são:

  • identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento da empresa, 
  • elaborar programas de treinamento e desenvolvimento adequados às necessidades identificadas, 
  • selecionar os conteúdos a serem abordados nos treinamentos, 
  • conduzir os programas de treinamento e desenvolvimento, 
  • avaliar os resultados, 
  • desenvolver materiais didáticos, 
  • orientar e acompanhar os colaboradores, 
  • e participar de projetos estratégicos da empresa.

Qual o salário de um pedagogo empresarial?

Segundo dados do site de empregos Catho, a média salarial para um pedagogo empresarial no Brasil é de aproximadamente R$ 4.800,00 a R$ 6.800,00 por mês. 

No entanto, o salário pode variar de acordo com o porte e segmento da empresa, a experiência do profissional, a região do país em que atua, entre outros fatores. 

Em empresas de grande porte, por exemplo, é possível que o salário seja mais elevado e que existam benefícios como plano de saúde, vale-alimentação, entre outros. 

Já em empresas menores, o salário pode ser um pouco mais baixo, mas ainda assim atrativo. De qualquer forma, é uma profissão que apresenta boas oportunidades de crescimento no mercado de trabalho.

Como se qualificar para atuar com pedagogia empresarial

Para se qualificar para atuar com pedagogia empresarial, é necessário ter formação em Pedagogia, que é o curso superior que habilita o profissional para a prática pedagógica em diversas áreas, incluindo a empresarial. 

Posteriormente, é possível encontrar cursos de especialização em Pedagogia Empresarial, que aprofundam os conhecimentos sobre a aplicação das técnicas pedagógicas no ambiente empresarial.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é pedagogia empresarial, que tal visitar a página do curso de graduação em Pedagogia da Unicep? Leia também mais conteúdos do blog, feito especialmente para estudantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *