Para que serve o Enem e como utilizar sua nota? Confira!

No post de hoje, vamos te mostrar para que serve o Enem e como utilizar sua nota para ingressar no ensino superior! Então, vem com a gente aprender mais sobre o Enem!

Para que serve o Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tornou-se uma ferramenta essencial para o estudante conseguir bolsas de estudo e ingressar no Ensino Superior, tanto em instituições privadas quanto públicas.

Para muitos estudantes, só de pensar no Enem, já dá um frio na barriga. Afinal, são meses (ou até anos) de preparação para este exame, cuja aplicação é dividida em dois dias, com cerca de 5 horas de duração cada. Saiba mais!

O que é o Enem?

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, cujo propósito principal é avaliar o desempenho dos estudantes. A realização da prova é de responsabilidade do Inep em parceria com o Ministério da Educação (MEC), desde 1998. Contudo, atualmente a nota no exame pode ser utilizada para substituir vestibulares e classificar para vagas em programas como ProUni, Sisu e Fies. 

Apesar de a participação não ser obrigatória, para aqueles que desejam ingressar no ensino superior público ou privado no Brasil, e até mesmo no exterior, é recomendável se preparar e fazer a prova visando o melhor resultado possível. Além disso, para aqueles que interromperam seus estudos, é possível utilizar o exame para obter o diploma de conclusão do Ensino Médio.

Para que serve o Enem?

Quando surgiu, o Enem servia para avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio. Mas, em 2009, o exame foi reestruturado pelo MEC visando unificar o processo seletivo das universidades e reformar o currículo do Ensino Médio. Assim, hoje é possível utilizar a nota do Enem para ingressar no Ensino Superior, público e privado. 

Além disso, o Enem também é utilizado como critério para a seleção dos alunos contemplados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para a emissão de diplomas de conclusão do ensino médio.

Como funcionam as provas do ENEM?

Primeiramente, vamos entender quem pode participar do Enem: 

  1. Todos que tenham o Ensino Médio completo;
  2. Alunos que estejam cursando o Ensino Médio (primeiro a terceiro ano); e
  3. Alunos que tenham abandonado o Ensino Médio e desejam obter a certificação.

Geralmente, a inscrição é realizada no site do Inep no primeiro semestre, porém, recomendamos ficar atento aos prazos. 

A prova do Enem, propriamente dita, é aplicada em dois dias e possui 180 questões no total, divididas da seguinte forma:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: englobam as questões de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol).
  • Matemática e suas Tecnologias: são só questões de Matemática.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: trazem perguntas sobre História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: abrangem conteúdos de Química, Física e Biologia.

 Ainda, no segundo dia de provas, é requisitado que o estudante elabore uma redação, cujo peso é bastante significativo na nota final.

Como usar a nota do ENEM?

Como vimos, nos últimos anos, as políticas públicas voltadas à educação facilitaram o acesso ao ensino superior. Por um lado, universidades aderiram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso e, por outro, incentivos sociais foram implementados para garantir a entrada de jovens de baixa renda.

Quer saber como usar a nota do Enem para ingressar no ensino superior? Confira a seguir!

SiSU

SiSU é o Sistema de Seleção Unificada, organizado pelo Governo Federal. Trata-se de um processo seletivo, como se fosse um vestibular único, aceito por grande parte das universidades públicas do Brasil. 

As inscrições do SiSU abrem duas vezes ao ano e qualquer estudante que tenha realizado o Enem e tirado uma nota superior a zero na redação pode se candidatar gratuitamente. 

E, para isso, basta acessar uma plataforma online e verificar quais universidades e cursos estão disponibilizando vagas pelo programa. Além disso, em alguns casos, as instituições de ensino podem exigir uma pontuação mínima para a validar sua inscrição.

ProUni

O ProUni é o Programa Universidade para Todos. Também é um programa do Governo Federal, mas é voltado a estudantes de baixa renda interessados em conseguir bolsas parciais (50%) ou totais (100%) em estabelecimentos de ensino privado. 

Para participar, você pode utilizar a sua nota do Enem, desde que atenda aos requisitos de renda, tenha participado da última edição do Enem, obtendo no mínimo 450 pontos nas provas e não tenha zerado a redação.

Fies

A nota do Enem pode ser usada no programa Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Nesse caso, o estudante obtém um financiamento para pagar mensalidades de faculdades particulares. 

Assim, o ingressante no ensino superior poderá cursar sua graduação e pagará sua dívida apenas 1,5 ano após a conclusão. O percentual concedido é definido conforme a renda familiar e do quanto desse total pode ser destinado para arcar com a mensalidade do curso. 

Para se candidatar é preciso ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, tendo obtido no mínimo 450 pontos nas provas e não tenha zerado a redação. Recentemente, observamos que o programa tem se tornado mais restrito na concessão do financiamento.

Complemento ao vestibular

Além dos programas que explicamos acima, algumas instituições de ensino superior também aceitam a nota do Enem como complemento à nota de seu vestibular específico. Nesse caso, cada universidade determina suas regras e os critérios que devem ser preenchidos pelo candidato.

Como se inscrever no ENEM?

As inscrições para o Enem são realizadas pela internet, da seguinte forma:

  1. Acesse a Página do Participante e faça o login no portal gov.br (caso não tenha cadastro, basta criá-lo e então retornar a página do participante);
  2. Informe seus dados pessoais. ATENÇÃO! O número do CPF para cadastro deve ser, obrigatoriamente, seu, não sendo possível se inscrever com o documento de outra pessoa.
  3. Atendimento Especializado (etapa EXCLUSIVA para quem precisa de atendimento especializado nos dias dos exames; caso não se enquadre, selecione a opção “não preciso”);
  4. Selecione a Língua Estrangeira (inglês OU espanhol) que fará parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 
  5. Informe a Escolaridade, ou seja, se você ainda está no ensino médio ou se já concluiu, se é/foi em instituição pública ou privada e se é regular, supletivo ou Encceja. Lembrando que aqueles que estão cursando o primeiro ou segundo anos do ensino médio realizarão o exame APENAS como treinamento e não poderão utilizar as notas obtidas para o SiSU, ProUni ou Fies;
  6. Preencha o Questionário socioeconômico;
  7. Informe seu número de telefone fixo (opcional), celular e e-mail;
  8. Escolha entre o Enem Digital ou Impresso, lembrando que ambas serão aplicadas no mesmo dia e horário. 
  9. Escolha a cidade de prova. Note que não é possível escolher a escola específica onde você realizará o exame, apenas o município.
  10. Confira com atenção e confirme seus dados. 
  11. Inscrição feita? Agora só falta pagar a taxa. Para isso, você precisará acessar a Página do Participante novamente para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU). 

Seguindo esses passos, não tem erro! Basta seguir estudando tendo em mente para que serve o Enem e como utilizar a sua nota pode garantir o seu acesso ao Ensino Superior!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra muitas estratégias de estudo para as provas. Conheça nossos cursos e use sua nota do Enem para entrar na faculdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *