Os desafios do mercado de trabalho: Com e sem Faculdade

O mundo é um lugar competitivo e o mercado de trabalho é mais desafiador para quem não fez uma graduação. Saiba o porquê!

As mudanças e os desafios do mercado de trabalho só aumentam, enquanto, paralelamente, os processos seletivos estão cada dia mais criteriosos. Fora isso, existe uma competitividade enorme uma vez que existe um grande número de profissionais constantemente em busca de uma vaga de emprego.

Assim, considerando esse cenário, é importante estar à altura de competir por um cargo interessante e que esteja de acordo com seus anseios profissionais. Isso aumenta consideravelmente as chances de conquistar boas posições dentro da empresa, garantindo uma remuneração mais alta.

E o caminho para isso é a qualificação profissional. Dentro da longa caminhada da especialização dentro de uma área, a graduação é o primeiro passo. Afinal, todo conhecimento, capacitação e informação que conseguir acumular no segmento que você resolveu atuar vai contribuir para que você se torne um profissional mais preparado.

Assim, consequentemente, as portas se abrirão mais facilmente para você. Vamos falar mais sobre isso.

Os desafios do mercado de trabalho atual

A revolução tecnológica mudou o jeito tradicional de fazer negócios. Netflix, Uber e WhatsApp são algumas das ferramentas desenvolvidas para conectar consumidores a serviços.

A disrupção está presente no nosso dia a dia. A lógica do mundo é de que, de uma hora para outra, tudo pode mudar. E mais rápido do que você imagina.

Isso mesmo, o mercado de trabalho está em constante transformação e junto com novas empresas, surgiram modelos inovadores. Dessa forma, foram surgindo conceitos como gestão horizontal, cultura colaborativa, home office…

Agora, até as organizações mais tradicionais estão se transformando. O ambiente de trabalho é criativo, sem divisórias e os CEOs compartilham o espaço com estagiários. O que significa tudo isso? Mais desafios.

Além da capacitação técnica, atualmente, o mercado espera que os profissionais tenham habilidades para situações de conflito, solução de problemas, pensar em soluções criativas e fazer tudo isso com o máximo de agilidade emocional e resiliência possível.

Afinal, a ordem atual é que todos dentro da empresa sejam responsáveis por desenvolver o negócio e tomar decisões acertadas. Esses são alguns dos desafios do mercado atual.

Com ou sem faculdade?

A pergunta aqui é: o que é preciso fazer para ter sucesso nesse novo ambiente?
Bom, antes de tudo, tornou-se cada dia mais urgente possuir uma formação acadêmica consistente. Isso começa em uma graduação de qualidade e a disposição para aprender sempre.

O mundo dos negócios de hoje não tem mais espaço para quem não quer sair da zona de conforto. Para conquistar o emprego dos sonhos numa empresa inovadora e moderna é importante arregaçar as mangas e especializar-se.

Frequentar um ambiente universitário ainda é muito importante para desenvolver aquelas habilidades valorizadas do momento: adaptabilidade, agilidade emocional, pensamento crítico, comunicação e proatividade.

Além do mais, mostrar o seu comprometimento com a sua carreira e ter passado pelo ambiente universitário é bem visto por grandes empresas. Afinal, apenas frequentando um ambiente dinâmico e inovador como de uma universidade que podemos acompanhar as mudanças de mercado.

Hoje em dia, existem outras possibilidades de educação sem ser a graduação tradicional. Existe espaço para quem quiser qualificar-se de outras formas que não seja necessariamente uma graduação é conhecido de que a falta de mão de obra qualificada contribui (e muito) para o atraso da economia.

Porém, ingressar em um curso universitário sempre é uma ótima alternativa para quem se destacar e preparar-se para os desafios do futuro. Quem fez faculdade ganha em média de 20% a 30% mais do que quem não fez. Por isso, obter um diploma de nível superior continua sendo uma conquista muito importante na vida de qualquer profissional.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que gostaria de cursar uma faculdade, precisa de apoio financeiro e adoraria receber essas dicas? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!