Os 10 melhores livros para o crescimento profissional e pessoal

Os 10 melhores livros para o crescimento profissional e pessoal

Procurando livros para crescimento profissional? Conheça aqui as 10 melhores recomendações deste gênero por especialistas! 

Será que existe uma receita para o crescimento profissional? Se fizermos essa pergunta às pessoas que tiveram êxito em suas carreiras, as diferentes respostas certamente terão um ingrediente em comum: o conhecimento. 

Nesse sentido, os livros sempre foram nossa principal fonte de aprendizado e são bastante úteis ao autoconhecimento. Todos nós desejamos superar os obstáculos e crenças limitantes que atrapalham a realização dos nossos sonhos.

Mesmo cansados, nos questionamos como podemos fazer mais e melhor, e como permanecer motivados diante das dificuldades rotineiras.

 Você sabia que existem livros que apresentam estratégias para o crescimento profissional e pessoal?

 Vamos falar sobre isso no próximo tópico! Acompanhe!

Confira a lista dos 10 livros para crescimento profissional

As obras abaixo trazem ensinamentos relacionados às soft skills e outras habilidades extremamente valorizadas no mercado de trabalho.

 A ideia de desvendar os caminhos para o sucesso te empolga? Então a seguir, descubra quais são os 10 livros para crescimento profissional. 

1 – Quem pensa enriquece — Napoleon Hill (1937)

Este clássico do gênero apresenta lições atemporais que te ajudarão a construir a base necessária para uma mentalidade de sucesso. O livro é resultado de uma extensa pesquisa, na qual Hill investigou mais de 500 milionários. 

Quer descobrir os passos para desbloquear seu potencial e prosperar financeiramente? Comece por essa famosa obra que já vendeu mais 30 milhões de exemplares no mundo.

2 – O monge e o executivo — James C. Hunter (1998)

“O monge e o executivo” é um retrato perfeito do mundo corporativo. A  história narra a jornada de Leonard Hoffman, um importante executivo que decide abandonar a carreira para se tornar um monge beneditino. 

Nessa obra, Hunter nos oferece lições valiosas para ser um líder de sucesso. 

3 – A coragem de ser imperfeito — Brené Brown (2012)

A maioria dos livros desta lista são focados no desenvolvimento de habilidades necessárias para alcançar o sucesso. No entanto, Brown escolheu uma abordagem inusitada. 

Quando sentimos medo, vergonha ou insegurança, lutamos para não transparecer e camuflar nossa vulnerabilidade. A autora defende que encarar esses sentimentos e ressignificá-los é uma grande oportunidade de crescimento.

4 – Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie (1936)

Esse best-seller, escrito há mais de oitenta anos, permanece super atual. Para obter êxito na sua vida profissional e pessoal, saber se relacionar com inteligência é crucial. 

Em cada capítulo deste livro, Carnegie explica como cultivar seu capital social e desenvolver a capacidade de influenciar pessoas. E o melhor: essas estratégias preciosas são apresentadas de forma prática e sem enrolação.

5 – Comunicação não-violenta — Marshall B. Rosenberg (1999)

Neste livro extraordinário, este reconhecido psicólogo nos ensina a importância de nos comunicarmos com clareza e empatia. 

A comunicação não-violenta se tornou um assunto bastante discutido atualmente, e seus princípios podem ser aplicados em diversas situações cotidianas e profissionais. 

São estratégias úteis para evitar discussões e resolver conflitos interpessoais com respeito e tranquilidade.

6 – Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar — Daniel Kahneman (2011)

Escrito por um Nobel de economia, este livro aborda nossas duas formas de pensar e como isso impacta nossas ações. O pensamento rápido é aquele mais intuitivo e emocional, enquanto o pensamento devagar é lógico e ponderado. 

Aplicando esse conhecimento você tomará decisões mais assertivas em todos os aspectos da sua vida.

7 – Mindset: a nova psicologia do sucesso — Carol S. Dweck (2006)

Professora de psicologia na Universidade de Stanford, a autora apresenta a dualidade do comportamento humano. Para ela, existem duas categorias de atitudes mentais (ou Mindset) que influenciam diretamente nos nossos resultados. 

Estamos sempre alternando entre os chamados “mindset fixo” e “mindset de movimento”, portanto saber identificá-los te ajudará a usá-los de forma consciente e produtiva.

8 – O poder do hábito — Charles Duhigg (2012)

Se sabemos o quão importante são nossos hábitos, por que é tão difícil construí-los de forma saudável e eficiente? 

Baseado na neurociência, Duhigg descreve nesta obra como um hábito é formado e discute se é possível transformá-los em mecanismos favoráveis ao nosso crescimento profissional e pessoal.

9 – Inteligência Emocional — Daniel Goleman (1986)

Considerado o “pai da inteligência emocional”, Goleman defende que o desenvolvimento pessoal e as emoções estão diretamente relacionados. 

Neste livro, ele nos apresenta com maestria as habilidades que precisamos desenvolver para nos aperfeiçoarmos em todos os aspectos da nossa vida.

10 – Foco — Daniel Goleman (2013)

Manter o foco no trabalho ou nos estudos pode ser um enorme desafio, principalmente diante das recompensas imediatas que as redes sociais proporcionam. 

Se você se identifica com isso, este livro de Goleman irá te ajudar. Nele, o autor nos ajuda a identificar as principais distrações cotidianas e nos oferece ferramentas eficientes para a manutenção do foco.

Conclusão 

Neste texto você ficou sabendo que os livros sempre foram nossa principal fonte de aprendizado e são muito úteis ao seu crescimento profissional.

Agora que você recebeu tantas recomendações incríveis de leitura, pesquise os livros para crescimento profissional indicados por pessoas que você tem como referência.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de empreendedorismo dentre outros temas atuais. Explore nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *