Áreas da odontologia: conheça as possibilidades de atuação para dentistas

Áreas da odontologia: conheça as possibilidades de atuação para dentistas

Você se interessa pela graduação em Odontologia e está curioso para conhecer as principais áreas de atuação? Este texto é para você!

As carreiras na área da saúde são bastante promissoras e com a odontologia não poderia ser diferente. Apesar de a graduação na área ser bastante concorrida pelos estudantes, não falta espaço no mercado de trabalho – e os salários são atraentes!

Neste texto, você encontra informações sobre o curso de odontologia e suas áreas de especialização. Acompanhe até o final e se surpreenda com o quanto essa profissão é diversificada e cheia de oportunidades. Boa leitura!  

Como é o curso de Odontologia?

Odontologia é um curso de bacharelado, que integra o grupo de Ciências da Saúde. Ao término de seus estudos e treinamento, o aluno está apto a exercer a profissão, cujo propósito é cuidar dos dentes, boca e ossos faciais. 

Durante o curso, você terá disciplinas teóricas, como anatomia, bioquímica e fisiologia, mas, também irá colocar a mão na massa em atividades práticas de laboratório e, eventualmente, no atendimento clínico com pacientes. 

Mercado de atuação

A saúde bucal é uma preocupação para a maior parte das pessoas atualmente.  Mas, os cuidados com os dentes não são uma novidade moderna. A escova de dentes mais antiga do mundo foi encontrada numa tumba egípcia de 3 mil anos a.C., acredita? 

Portanto, desde que a profissão surgiu, sempre houve demanda para sua especialidade. No Brasil, o exercício da odontologia é regulado pela Lei 5.081/66, que exige que o profissional da área tenha diploma de nível superior e, ainda, determina as competências desse profissional.

Quem é formado em Odontologia pode trabalhar em hospitais, clínicas odontológicas (públicas ou privadas), postos de saúde, cooperativas, escolas, etc. 

O salário médio de um dentista no Brasil é de R$ 3.782,59 e a área de especialização com melhor salário é a de Cirurgião-Dentista da Estratégia de Saúde da Família

Portanto, não se engane! 

Um bacharel em Odontologia não faz apenas obturações e implantes dentários, como pensa a maioria das pessoas. A carreira tem uma gama de especializações, inclusive, envolvendo procedimentos estéticos, como veremos adiante.

Áreas da odontologia: conheças as principais

Se você está lendo esse texto, é bem provável que esteja considerando ingressar nessa faculdade e tornar-se um bacharel de Odontologia. 

Está curioso sobre as áreas da odontologia que poderá escolher fazer após formado, certo? 

Então vamos conhecer algumas delas a seguir: 

Odontopediatria

Área da odontologia: pediatria

Dentes de leite exigem cuidados, assim como a dentição permanente. Logo, é recomendado que os pais providenciem uma visita odontológica seis meses após a presença do primeiro dentinho do bebê. O profissional que cuida da saúde bucal nesta primeira fase da vida é especialista em odontopediatria.

Esses pequenos pacientes podem ser um grande desafio, portanto, é fundamental que você seja uma pessoa calma e se disponha a ter o cuidado necessário no trato das crianças. 

Odontologia estética

Essa é uma das áreas da odontologia que está super em alta! Se você tem uma conta no Instagram, você já deve ter visto influenciadores digitais e celebridades exibindo dentes alinhados, brancos, praticamente sem nenhum defeito.

Esses sorrisos impecáveis são trabalho de um especialista em odontologia estética. Além de restaurar a forma dos dentes, garantindo a funcionalidade de cada um, nessa área também se realiza peelings gengivais, clareamentos e, até mesmo, as famosas harmonizações faciais e aplicação de Botox.

Clínico Geral

Odontologia clínico geral

Atuando na área mais popular da odontologia, o dentista clínico geral cuida da saúde bucal de maneira abrangente. Esse profissional realiza procedimentos como restaurações, limpezas, tratamento de cáries e tártaro. 

Quando temos algum problema buco-facial, é comum procurarmos um dentista generalista. Após avaliar o caso, ele pode encaminhar para o profissional especialista no tratamento do seu problema. 

Vale ressaltar que nada impede um clínico geral também se especializar em alguma outra área.

Ortodontia

Essa área de especialização capacita o profissional a realizar o diagnóstico, prevenção e correção de dentes e maxilares. Quando indicado, um tratamento ortodôntico pode causar grande impacto na saúde e na autoestima dos pacientes.

É bastante comum vermos pessoas usando aparelhos ortodônticos, portanto, existe bastante demanda pelo trabalho desses profissionais. 

Mas fica um alerta para você que se interessa por essa área: essa especialização é uma das mais extensas (3 anos) e exige muito compromisso e dedicação.

Endodontia

Ah, o temido canal! Embora esse procedimento ainda assuste muitos pacientes, essa área da odontologia tem aprimorado muito com o passar dos anos. 

O especialista em endodontia é plenamente capacitado a realizar o diagnóstico e o tratamento de problemas que possam afetar sua gengiva e raiz dentária.

Embora, na prática, qualquer dentista possa realizar um tratamento de canal, pacientes têm preferência por um especialista que domine a técnica para evitar complicações. 

O mercado de trabalho é muito bom para este profissional, que costuma ser muito bem remunerado.

Radiologia odontológica

Não é fácil examinar todas as faces de um dente, mas muitas vezes é necessário que o dentista tenha uma visão completa de um dente que exija tratamento. Para isso existe a especialização em radiologia odontológica.

Quando é necessária essa visualização mais ampla, o dentista recorre à radiologia, seja a convencional ou a digitalizada. O especialista nesta área também está apto a realizar outros exames de imagens, como a tomografia e a ressonância, caso seja necessário.

Traumatologia (Bucomaxilofacial)

O dentista com especialização em traumatologia é responsável por diagnosticar lesões e anomalias na boca e no sistema de mastigação (maxilar, mandíbula e gengiva). Se você optar por esta especialização, estará apto a realizar cirurgias, transplantes e implantes dentários.

Por envolver muitas estruturas, as cirurgias bucomaxilofacial costumam ser mais complexas, então se você se interessa por desafios, essa pode ser uma boa escolha de especialização.

Implantodontia

Implantodontia na odontologia

Trata-se da área de especialidade em implantes dentários. Esse profissional é capacitado a realizar o diagnóstico das estruturas ósseas dos maxilares e as alterações nas mucosas, a fim de garantir a prótese mais adequada.

A implantologia exige que, além de conhecer muito bem os aspectos gerais da saúde bucal, o profissional entenda sobre os materiais de implante. Assim, essa é uma área interessante se você gosta de estudar assuntos diferentes.

Odontogeriatria

Com o envelhecimento, nosso corpo se modifica e podemos perder massa óssea e muscular, o que gera algumas patologias. Por isso, não é raro que idosos usem dentaduras ou necessitem de implantes.

Portanto, tratar um paciente de idade avançada requer cuidados especiais e conhecimentos específicos sobre tratamentos, os medicamentos e os materiais mais adequados aos processos. Com o envelhecimento da população, dado o aumento da expectativa de vida, cresce a demanda por esse especialista. 

Odontologia Legal

Você sabia ser possível identificar um corpo analisando a arcada dentária do indivíduo? O profissional que realiza esse trabalho é o odontologista legal. Esta área causa muita curiosidade nos estudantes, embora não seja tão conhecida como as demais.

O especialista nessa área, geralmente trabalha em parceria com a Medicina Legal e a Criminalística para elucidar crimes através de análises craniofacial e dental. O odontologista legal pode trabalhar em IMLs (Institutos Médico-Legais) ou até mesmo como consultor particular. Interessante, não?

*

Alguma área da odontologia atraiu mais a sua atenção? São muitas opções, mas você tem tempo para pensar e considerar o caminho com o qual você mais se identifica. Independente da especialização que você escolher no futuro, o mais importante, hoje, é fazer uma graduação de qualidade, reconhecida pelo MEC.

O curso de Odontologia da Unicep conta com corpo docente especializado e grade curricular sempre atualizada. Se você ficou interessado neste curso, que tal aproveitar para conhecer melhor o nosso curso? Esperamos por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *