O que são crenças limitantes e como trabalhar com elas?

O que são crenças limitantes e como trabalhar com elas?

As crenças limitantes nos impedem de tentar, arriscar, crescer e nos mantém estagnados. Por isso, é importante desconstruí-las.

O que são crenças limitantes? Em resumo, são opiniões e pensamentos que foram absorvidos ou ditos durante nossa construção como indivíduos e que, hoje em dia, prejudicam a nossa capacidade de crescimento pessoal e profissional.

Na maioria, são pensamentos negativos, os quais nos levam a desacreditar da possibilidade de realizar algum sonho ou ainda de alcançar os nossos objetivos.
Nós acreditamos serem verdades, e, as crenças limitantes nos impedem de tentar, arriscar, crescer…

Mantém as pessoas estagnadas em uma situação ou na zona de conforto. Por isso, é importante desconstruí-las. O primeiro passo para se livrar é tomar consciência sobre quais são e como foram introjetadas em você. Assim, você consegue planejar-se e saber o que fazer para mudar.

Aqui nesse post, vamos falar sobre isso.

Por que temos crenças limitantes?

Como mencionado, as crenças limitantes são ensinadas ao longo da nossa vida. Quando nascemos somos páginas em branco e, conforme vamos nos relacionando com os seres humanos ao nosso redor, vamos adquirindo novas experiências. Naturalmente, acabamos influenciadas por elas.

Em outras palavras, a formação do nosso caráter, nosso meio, as pessoas com quem convivemos e as nossas vivências. Se, por um lado, é assim que desenvolvemos nossos talentos, por outro, também é assim que desenvolvemos as famosas crenças limitantes.

Como você deve imaginar, nem sempre estas influências geram impressões positivas. Claro que existem as crenças que nos impulsionam para o sucesso, no entanto, existem aquelas que nos limitam. Que impedem o nosso potencial e o nosso crescimento.

Como descobrir nossas crenças limitantes?

Uma boa maneira de identificar as crenças limitantes é refletir sobre o que te assusta e como isso surgiu. Claro que não é tão simples. Às vezes, demora uma vida inteira para desconstruir algo que nos ensinaram quando éramos apenas crianças.

Apenas mergulhando fundo no autoconhecimento, desenvolvendo a inteligência emocional que conseguimos identificar, ressignificar esses pensamentos, pensar de maneira diferente e deixar as influências negativas para trás.

É comum na vida universitária, nos depararmos com crenças limitantes que nos fazem desacreditar do nosso potencial. Um pensamento comum é “não consigo entrar em uma faculdade” ou ainda “sou incapaz de aprender matemática ou física”. Vamos falar mais sobre isso à seguir.

Quais são as crenças limitantes mais comuns entre os universitários?

Bom, aqui você já sabe o que são crenças limitantes, como elas podem ser nocivas e que as pessoas as adquirem no decorrer da vida. Existe quem se alimenta de crenças limitantes a vida inteira, mantendo-se presos em um ciclo que envolve se arrepender e tentar novamente ou desistir de vez.

Na vida universitária, é comum pensar em coisas negativas o tempo todo, abalando a nossa autoestima e a capacidade de seguir adiante. Quem nunca pensou coisas como:

  • Não sei por onde começar;
  • Não nasci para estudar;
  • Faculdade não é para mim;
  • Não tenho tempo para começar de novo;
  • Não consigo entrar em uma faculdade;
  • Não consigo aprender matemática, física ou química.

Você, universitário, sabe serem exemplos de frases citadas acima são de crenças limitantes bastante comuns. Também deve saber que a maioria delas possuem cunho negativo e aumentam a sensação de impotência e desvalorização pessoal/profissional.

Como superar suas crenças limitantes?

Dessa forma, o primeiro passo é conscientizar-se que as crenças limitantes não representam a realidade. Estão longe de serem verdades absolutas sobre quem você é. Na maioria das vezes, são apenas uma projeção de como estamos nos sentindo em relação a algo.

Por isso, uma boa maneira de superar suas crenças limitantes é relembrar que a crença não tem embasamento lógico ou científico. Nada mais é que um pensamento, algo que construímos na nossa cabeça e que, com o passar dos anos, assumimos como regra.

Assim, refletir sobre o assunto e ater-se ao operacional é uma ótima forma de começar a refutar um pensamento negativo infundado. É muito importante distinguir algo que foi projetado na sua mente daquilo que é um fato e não tem possibilidade alguma de mudança.

Se você quiser superar as suas crenças limitantes e cansou de deixar as oportunidades da vida, separamos alguns passos para te ajudar nesse processo:

Identificando quais crenças limitantes

O primeiro passo é identificar quais são as crenças que separam do seu potencial e limitam seu crescimento. Quais situações que você deixou de fazer algo e por que? Anote o motivo em um papel. Essa é a sua crença limitante.

Entenda que é apenas uma crença

Agora, observe aquela crença e reconheça se foi um pensamento inconscientemente inserido na sua cabeça como verdade. Lembre-se que não é um fato concreto.

Conteste a sua crença

Pense em algumas diretrizes para contestar essa crença e comprovar que não existe nada de real, apenas acontecimentos plantados na sua cabeça. Reflita se existem fatos que comprovam essa lógica, desde quando você pensa assim, e como as pessoas enxergam essas crenças…

Risque o não da sua vida

Frases como “não posso” e “não consigo” são muitas vezes as primeiras sentenças das crenças limitantes. Assim, uma ótima maneira de começar a desconstruí-las é riscar o não de frente da frase.

Eliminando os pensamentos sabotadores, retirando o não das frentes da fala, você consegue substituir uma crença limitante por uma crença fortalecedora. Apenas essa simples mudança já pode fazer toda diferença.

Conclusão: ressignifique

Estamos chegando no final do nosso post e gostaríamos de relembrar que as crenças limitantes são, na verdade, opiniões e pensamentos introjetados os quais prejudicam bastante a capacidade de crescimento pessoal e profissional.

Apesar de realmente parecer ser uma verdade incontestável, a crença limitante não é quem você é. Agarrar-se a um pensamento negativo muitas vezes significa deixam passar oportunidades únicas.

Dessa maneira, repense, reavalie e veja se vale a pena abrir mão do objetivo devido a uma crença limitante. Perceber as consequências de deixar as verdades crescerem dentro de você é um gatilho impulsionador para ressignificar as suas experiências.

Não é porque algo não deu certo inicialmente que está fadado a dar errado sempre. Pense nisso!

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *