O que faz um veterinário? Descubra as possibilidades de atuação!

O que faz um veterinário? Descubra as possibilidades de atuação!

Se você está interessado em trabalhar com animais, é fascinado por ciência, então uma carreira em medicina veterinária pode ser certa para você. Descubra aqui o que faz um veterinário e possibilidades de atuação

Em civilizações antigas como a Babilônia, o Egito dos faraós ou a Grécia Antiga, havia pessoas encarregadas de estudar a saúde dos animais. O interesse centrava-se no trato dos cavalos, pois naquela época estes eram essenciais para o transporte de pessoas e mercadorias, para combates individuais e batalhas.

Hoje, os médicos veterinários são profissionais altamente treinados, especializados em tipos específicos de animais (felinos, pássaros exóticos, peixes, dentre outros) ou em uma área específica da medicina veterinária (nutrição, doenças infecciosas, cirurgia, criação e reprodução de gado, vigilância sanitária, etc.).

Contudo, a profissão de médico veterinário vai além do “cuidar de animais”. É fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos seres humanos. Isso porque possui um caráter social e uma responsabilidade fundamental na qualidade e segurança da produção de alimentos para consumo.

Neste post você irá descobrir o que faz um veterinário e as possibilidades de atuação na carreira de Medicina Veterinária. Preparado? Vamos lá!

O que faz um médico veterinário?

O médico veterinário é o médico dos animais, ou seja, o profissional que se encarrega de prevenir, diagnosticar e curar suas doenças. Além de tratar de animais, veterinários são capacitados para manejar equipamentos médicos, incluindo ferramentas cirúrgicas, máquinas de raio-x e ultrassom.

Algumas funções dos veterinários são:

  • Examinar animais para avaliar e diagnosticar problemas;
  • Tratar e curar feridas;
  • Realizar cirurgia em animais;
  • Vacinar contra doenças;
  • Operar equipamentos médicos, como máquinas de raio-x
  • Aconselhar os proprietários dos animais sobre cuidados gerais, condições médicas e tratamentos
  • Prescrever medicações e terapias adequadas em casos de patologias;
  • Eutanásia em animais

Mercado de trabalho e salário para veterinário

A maioria dos médicos-veterinários trabalha em clínicas e hospitais privados. Mas, também existem profissionais que viajam para fazendas ou trabalham em ambientes como laboratórios, salas de aula ou zoológicos e agências públicas, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

No setor veterinário público, veterinários controlam e protegem a saúde dos  animais para garantir a segurança dos alimentos de origem animal. Na indústria de alimentos, eles verificam a segurança para a saúde com base nas normas de higiene alimentar em laboratório.

Áreas de Atuação do Veterinário: o que faz cada uma?

Os médico-veterinários podem ser autônomos ou contratados por clínicas veterinárias e hospitais, agências governamentais, instituições educacionais, grupos de manejo da vida selvagem, zoológicos, aquários, fazendas, empresas agrícolas ou farmacêuticas.

A seguir, conheça as principais áreas de atuação do médico veterinário!

Veterinária Clínica

Trata-se da opção de carreira mais tradicional na medicina veterinária. Nesta área, o médico veterinário trabalha com animais de pequeno e médio porte. Se você tem ou já teve um animalzinho de estimação, certamente já fez uma visita a este profissional.

Suas tarefas diárias podem variar significativamente dependendo do paciente. Assim, um médico veterinário clínico pode tratar feridas, diagnosticar doenças, realizar cirurgias, administrar vacinas e prescrever medicamentos. Eles também praticam a eutanásia em animais que estão chegando ao fim de suas vidas.

Alguns exemplos de animais tratados por este médico veterinário são: pássaros, cães, gatos, cavalos, coelhos, hamster, tartarugas, cobras, dentre outros.

Pesquisa e Desenvolvimento

veterinario que faz pesquisa clinica

Se você deseja contribuir para avanços na medicina veterinária, dedicar-se à pesquisa e desenvolvimento é a escolha certa. Nesse cenário, o veterinário participa de pesquisas para prevenir e tratar doenças em animais e humanos, desenvolver medicamentos, tratamentos, procedimentos cirúrgicos, etc.

Embora todo veterinário precise ter um forte conhecimento científico, isso é ainda mais importante para aqueles que se dedicam à pesquisa. Os veterinários que conduzem pesquisas podem trabalhar para organizações governamentais, empresas de pesquisa biomédica ou universidades.

Vigilância Sanitária

O foco principal desses veterinários é a inspeção de animais de rebanho e produtos alimentícios de origem animal. Isso envolve a vacinação, avaliação da saúde animal, inspeção de abatedouros e locais de processamento dos alimentos. Portanto, sua função é zelar pela segurança alimentar.  

Esses profissionais também participam da administração de programas de saúde pública. Portanto, atuam na prevenção e controle da transmissão de doenças entre os animais e pessoas. Resumindo, eles trabalham para fazer cumprir os regulamentos governamentais relativos à vigilância sanitária.

Nutrição Animal 

Os veterinários nutricionistas criam dietas para diversos tipos de animais, desde pássaros e peixes até mamíferos. Eles precisam ter uma sólida formação científica, pois seu trabalho extrai informações de uma variedade de disciplinas, como bioquímica, física, química e comportamento animal. 

As principais funções do nutricionista animal são avaliar as necessidades nutricionais dos animais com base em fatores individuais, como idade e raça, bem como analisar os valores nutritivos dos alimentos. Podem atuar em clínicas e hospitais veterinários, em universidades e na indústria alimentícia animal.

Além disso, estes profissionais podem servir como consultores para os fazendeiros, prescrevendo ração e outros alimentos que podem melhorar a qualidade e a quantidade de seus rebanhos. 

Saúde Pública

veterinario de saude publica

O papel do veterinário treinado em saúde pública é desempenhado de diferentes maneiras, todas visando a promoção da saúde humana. Sua função é desenvolver atividades relacionadas à epidemiologia, bem como atuar contra as zoonoses (doenças infecciosas transmissíveis de animais para seres humanos).

Diversas instituições demandam serviços desse profissional, como as indústrias especializadas em produtos biológicos e de medicamentos. Aqui também se insere os profissionais de vigilância sanitária, que tratamos acima. Além disso, esses profissionais encontram trabalho em programas de controle ambiental, saneamento e na conservação da fauna.

Produção Animal

Os veterinários que atuam na área de produção animal, trabalham com animais de fazenda, criados para serem fontes de alimento. Mais comumente, cuidam de rebanhos bovinos, porcos, galinhas e ovelhas. Seu objetivo é vigiar para que os procedimentos se enquadrem às regras e normas de agências reguladoras. 

Portanto, se você escolher essa área de atuação, terá que passar muito tempo em fazendas e ranchos testando, tratando e vacinando animais contra doenças. Em geral, a atuação do veterinário dedicado à produção animal não se restringe a reprodução, mas também inclui o acompanhamento de animais para o abate. 

Veterinária Esportiva

Na veterinária esportiva, o veterinário atua diretamente com animais que participam de competições. Portanto, ele é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões, e outros problemas de animais de alta performance. 

Em decorrência disso, o veterinário esportivo trabalha em conjunto com outros especialistas em animais, como cirurgião ortopedista, fisioterapeuta e neurologista. Vale dizer que esta especialidade pode ser exercida em diferentes localidades, incluindo os grandes centros urbanos. 

*

Agora você conhece as principais possibilidades de atuação do veterinário! 

Como vimos, esta profissão não se resume aos cuidados animais. Afinal, a medicina veterinária também se preocupa com a saúde humana e a segurança dos alimentos de origem animal.

E então, que tipo de veterinário você gostaria de ser? Como existem vários tipos de veterinários, sua escolha deve considerar seus interesses específicos. 

Independentemente da rota que você escolher, sua jornada começa da mesma forma que a de qualquer profissional: com muito estudo e dedicação!

Se você gostou desse post, aqui, no blog da Unicep, você tem acesso a diversas dicas e orientações profissionais para ajudar na escolha da sua carreira, e nos seus planos de estudo! Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *