O que faz um técnico de enfermagem? Saiba mais!

técnico de enfermagem

Técnicos de enfermagem são profissionais que trabalham com enfermeiros licenciados para fornecer cuidados básicos a pacientes em hospitais, lares de idosos, instalações de vida assistida e muito mais que auxiliam no atendimento médico dos pacientes. 

Essa função é essencial para o funcionamento eficaz de unidades de saúde e cuidados médicos. Assim sendo, os técnicos de enfermagem devem ser confiáveis ​​e atenciosos com seus pacientes, possuindo alta tolerância ao estresse de cuidar dos doentes e feridos.

Você preenche esses requisitos? Possui interesse na área da saúde, mas não quer comprometer-se com um curso longo de graduação? Então, este artigo irá te apresentar o curso técnico de enfermagem, bem como as opções de atuação para quem escolhe essa profissão. Vamos descobrir o que faz um técnico em enfermagem? Prossiga a leitura!

 

O que é um técnico de enfermagem?

O que faz um técnico de enfermagem é prestar uma ampla gama de cuidados médicos aos pacientes. Este profissional é responsável pela saúde básica e higiene de enfermos e pessoas com autonomia reduzida, como idosos ou indivíduos imobilizados, levantando-os, movendo-os ou empurrando cadeiras de rodas.

Além disso, eles monitoram a recuperação ou o bem-estar geral dos pacientes e relatam as informações pertinentes aos enfermeiros credenciados. Os técnicos de enfermagem também são conhecidos como assistentes ou auxiliares de enfermagem. A seguir, falaremos com mais detalhes sobre as atribuições deste profissional da saúde.

O que faz um técnico de enfermagem?

Se você está considerando profissionalizar-se como técnico de enfermagem, certamente tem enorme interesse em saber como é a rotina e as tarefas atribuídas a a quem ocupa esse cargo. Por isso, separamos essa sessão especialmente para apresentar as principais responsabilidades deste profissional da saúde. Confira!

Planejamento e execução da assistência aos pacientes

Esta função determina que o técnico em enfermagem faça o diagnóstico das necessidades dos clientes, elabore um plano de assistência sistematizado a ser prestado pela equipe de profissionais da saúde, além de avaliar os resultados obtidos.

O plano de cuidados é um instrumento aplicado para promover a individualização do amparo ao paciente e pode ser dividido em fases, no formato de um roteiro das ordens, ou prescrições a serem executadas. 

Cuidados gerais com os pacientes (como pré e pós operatório)

Um procedimento cirúrgico exige muita cautela. Portanto, os técnicos em enfermagem envolvidos nesta função devem ser bastante diligentes no suporte e nos cuidados dos pacientes nos momentos pré e pós-operatório.

De forma objetiva, algumas das tarefas executadas pelo técnico nesse âmbito são: troca de curativos, higiene de áreas operadas, ajuda ao paciente em atividades básicas, como alimentação, banho, locomoção, etc.

Garantir higiene e segurança dos locais de atendimento

Nas enfermarias e hospitais, existe um risco alto de infecções e contaminações cruzadas entre pacientes. Dada a vulnerabilidade dos enfermos, a higienização é fundamental para preservar a saúde e o bem-estar tanto daqueles que estão recebendo tratamento, quanto dos profissionais da saúde. 

Isso previne a contaminação por graves doenças e infecções. Os vírus e bactérias estão presentes no ambiente. Desse modo, a limpeza correta e a desinfecção dos ambientes também podem ser atribuídas aos técnicos em enfermagem.

Primeiros socorros

Os primeiros socorros são os cuidados imediatos prestados às vítimas de acidentes ou pacientes que sofrem alguma intercorrência durante um tratamento. Essa assistência deve ser prestada antes da intervenção de pessoal médico competente e sua finalidade é evitar o agravamento das lesões ou complicações no quadro de saúde de quem está submetido a um tratamento. 

Por exemplo, uma pessoa pode sofrer uma parada cardíaca ou uma hemorragia enquanto está sob os cuidados dos enfermeiros. Em alguns casos, a intervenção imediata pode salvar uma vida, por isso o técnico de enfermagem deve estar apto a prestar essa assistência urgente quando for necessária.

Vacinação

Com a recente crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19, a importância da vacinação tornou-se ainda mais evidente. Administrar imunizantes em clínicas, postos de saúde e hospitais também é uma função que pode ser exercida por técnicos de enfermagem. 

No Brasil, o Plano Nacional de Imunização (PNI) recomenda que as atividades relacionadas à vacinação sejam executadas por profissionais de enfermagem capacitados para o manuseio, conservação e aplicação dos imunobiológicos.

Assistência a médicos de plantão

Os técnicos em enfermagem também podem trabalhar em unidades de pronto-atendimento. Nesses locais, sua função é prestar assistência aos médicos de plantão. Uma de suas principais tarefas é a triagem de pacientes, ou seja, classificá-los de acordo com a urgência e prioridade do atendimento.

Cabe também ao técnico administrar os medicamentos prescritos pelo médico após a consulta, em especial intravenosos, via soro, e injetáveis. Quando necessário, o paciente permanece sob observação dos profissionais da enfermaria para acompanhar a evolução do caso.

O que é estudado em um curso técnico de enfermagem?

O curso técnico de enfermagem procura formar profissionais com as bases conceituais da Enfermagem. Dessa forma, o estudante aprende assuntos teóricos e práticos que visam contribuir com seu desenvolvimento.

Para obter uma formação sólida, é fundamental que o aluno procure realizar o curso técnico em enfermagem em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), como a UNICEP. 

Além da estrutura e corpo docente de excelência, na UNICEP o futuro técnico encontra a oportunidade de fortalecer sua autonomia, desenvolver competências e explorar suas aptidões e vocações.

Ao longo do curso, com duração de cinco semestres, os estudantes participam de aulas teóricas e práticas na área de Saúde, tais como:

  • Fundamentos de Enfermagem
  • Bioética
  • Clínica Médica
  • Farmacologia
  • Enfermagem Cirúrgica
  • Enfermagem em Emergências
  • Saúde Coletiva
  • Microbiologia e Parasitologia
  • Saúde Coletiva

Além de ser aprovado nas disciplinas, os alunos devem participar obrigatoriamente de estágios supervisionados, que precisam ter, no mínimo, 400 horas de carga horária, conforme estabelecido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). 

E por falar em colocar a mão na massa, quer descobrir as principais áreas de atuação do técnico em enfermagem? Então, vamos ao próximo tópico!

 

Áreas de atuação para o técnico de enfermagem 

Existem muitas áreas nas quais os técnicos de enfermagem podem atuar. Confira as principais! 

Enfermagem geral

Local de trabalho: hospitais, centros cirúrgicos e instalações ambulatoriais.

Atribuições: realizar a triagem e atendimentos preliminares; preencher fichas médicas e manter prontuários atualizados; monitorar o quadro geral de saúde dos pacientes internados; preparar instrumentos e auxiliar os enfermeiros credenciados.

Enfermagem geriátrica

Local de trabalho: hospitais, consultórios médicos e casas de repouso.

Atribuições: dar suporte no atendimento de pacientes idosos com o objetivo de cuidar de lesões ou enfermidades; e auxiliar na manutenção da qualidade de vida ou realizando cuidados paliativos.

Enfermagem cirurgia 

Local de trabalho: hospitais, centros cirúrgicos e instalações ambulatoriais.

Atribuições: oferecer suporte nos cuidados pré e pós-operatórios; trabalhar ao lado das equipes cirúrgicas, instruir os pacientes e seus familiares para os cuidados pós-operatórios; e monitorar sinais vitais.

Assistência em saúde ocupacional

Local de trabalho: organizações públicas ou privadas, escritórios.

Atribuições: elaborar programas de prevenção de doenças; oferecer atendimentos de urgência no ambiente de trabalho, como primeiros socorros em casos de acidentes ou de males súbitos em colaboradores no exercício de suas funções.

Assistência em emergências 

Local de trabalho: hospitais, pronto-socorro.

Atribuições:  executar uma série de tarefas após avaliação cuidadosa e estabilização de um paciente; determinar a administração adequada da medicação, revisar prontuários médicos do paciente e cuidar de feridas ou doenças básicas.

*

Por fim, agora você sabe tudo sobre o que faz um técnico de enfermagem e suas principais áreas de atuação. Em relação à empregabilidade, o campo de atuação é amplo para quem escolhe essa formação. Excelente notícia, não é?

Pensando nisso, em 2022 a UNICEP passou a oferecer o curso Técnico em Enfermagem, atendendo às exigências atuais do mercado de trabalho cada vez mais competitivo com um plano curricular atualizado, flexível, ousado, questionador e empreendedor. Ficou interessado? Descubra mais informações aqui.

Este artigo te ajudou a sanar suas dúvidas sobre o curso Técnico em Enfermagem? Aqui no Blog da UNICEP você encontra conteúdos de qualidade sobre formação profissional e empregabilidade. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *