O que faz um enfermeiro? Conheça as possibilidades de atuação!

O que faz um enfermeiro? Conheça as possibilidades de atuação!

A enfermagem oferece a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas. Está pensando em seguir essa carreira? Descubra aqui as áreas de atuação do enfermeiro.

Responder à pergunta sobre o que faz um enfermeiro pode ser desafiador. Isso porque os enfermeiros são qualificados em muitas áreas e podem optar por focar em atividades específicas. Logo, nem todos os profissionais de enfermagem trabalham em hospitais.

Você pode encontrar esses profissionais em uma ampla variedade de ambientes de saúde. Consultórios médicos, pronto-socorros, farmácias, escolas, empresas e muitos outros locais – há ainda enfermeiros que cuidam de idosos em suas casas, por exemplo.  

Com este artigo, você aprenderá quais tipos de enfermeiros existem e quais são as possibilidades de atuação nesta área. Se você está considerando seguir essa profissão, venha com a gente para descobrir o que faz um enfermeiro! Boa leitura!

O que faz um enfermeiro?

O enfermeiro é responsável por assistir os pacientes nos tratamentos, monitorando o progresso e os resultados desejados. Portanto, é um dos protagonistas do sistema de saúde, atuando lado a lado com médicos.

Em linhas gerais, aqui estão algumas das atribuições comuns dos enfermeiros:

  • Fazer históricos detalhados de cuidados de saúde;
  • Realizar exames físicos;
  • Ouvir os pacientes e analisar suas necessidades físicas e emocionais;
  • Fornecer aconselhamento e educação sobre cuidados de saúde aos pacientes;
  • Coordenar o atendimento com outros profissionais de saúde e especialistas;
  • Tirar sangue e realizar outros testes de saúde;
  • Verificar os sinais vitais de um paciente.

Principais áreas de atuação do enfermeiro

Com tantas especialidades de enfermagem, pode ser difícil decidir qual atuação seria uma boa opção para você no futuro. Mas certamente existe um tipo de enfermeiro para cada perfil profissional. 

Abaixo você encontra uma lista de diferentes tipos de enfermeiros e as possibilidades de atuação:

Enfermagem Hospitalar

Local de trabalho: hospitais, centros cirúrgicos e instalações ambulatoriais.

O que faz: este profissional realiza triagem e atendimentos preliminares; preencher fichas médicas e manter prontuários atualizados; atua no controle e prevenção de infecções hospitalares; monitora o quadro geral de saúde dos pacientes internados; prepara instrumentos e auxilia a equipe técnica.

Escolha esta especialidade: se você tem perfil administrativo e não se incomoda em lidar com questões burocráticas. 

Enfermagem Obstétrica

Local de trabalho: hospitais, consultórios de obstetrícia e ginecologia, maternidades.

O que faz: o enfermeiro obstétrico é especializado no atendimento de mulheres grávidas. O profissional de enfermagem obstétrica trabalha ao lado de obstetras e parteiras para ajudar a garantir que as mulheres estejam seguras e saudáveis ​​em todas as fases da gravidez e durante o parto.

Enfermeiros obstétricos continuam seus cuidados após a sala de parto, coletando amostras de laboratório para monitorar a saúde do bebê. Além disso, oferecem às novas mães conselhos sobre amamentação, higiene e adaptação à vida com um recém-nascido

Escolha esta especialidade se: você estiver interessado em fornecer cuidados físicos, emocionais ou mentais para mulheres antes, durante ou após o processo de parto.

Enfermagem de Emergência

Local de trabalho: hospitais, pronto-socorro.

O que faz:  em conjunto com equipe de atendimento emergencial, um profissional da enfermagem de emergência executa uma série de tarefas após avaliação cuidadosa e estabilização de um paciente.

Geralmente, um enfermeiro que trabalha em pronto-socorros é responsável por determinar a administração adequada da medicação, revisar prontuários médicos do paciente e de cuidar de feridas ou doenças básicas.

Escolha esta especialidade se: você gostaria de ajudar pacientes com uma ampla variedade de lesões, após eventos traumáticos ou com doenças que apresentem risco de vida – tudo isso somado a um cenário de alta pressão.

Enfermeiro de Centro Cirúrgico ou Instrumentador

Local de trabalho: hospitais, centros cirúrgicos e instalações ambulatoriais.

O que faz: O enfermeiro de centro cirúrgico concentra-se nos cuidados pré e pós-operatórios; trabalha ao lado das equipes cirúrgicas e atua como uma ligação entre esta e a família do paciente. Esses enfermeiros também dão suporte aos pacientes e seus familiares para os cuidados pós-operatórios.

Na sala de cirurgia, este enfermeiro é responsável por gerenciar as ferramentas para as operações e aplicar bandagens para controlar eventuais sangramentos durante o procedimento. Ademais, monitoram sinais vitais e auxiliam o cirurgião em tudo necessário.

Escolha esta especialidade se: você tem empatia pelo estresse que uma  cirurgia provoca em indivíduos e famílias, e sabe lidar com a pressão em momentos decisivos.

Enfermagem Geriátrica

Local de trabalho: hospitais, consultórios médicos e casas de repouso.

O que faz: o profissional de enfermagem geriátrica é especializado no tratamento de pacientes idosos para cuidar de lesões ou enfermidades; auxiliam na manutenção da qualidade de vida ou realizando cuidados paliativos; educam e aconselham famílias de pacientes idosos que sofrem de doenças agudas e crônicas.

Além de cuidar de pacientes com idades avançadas, também podem trabalhar na antecipação de problemas futuros para seus pacientes, como doenças de longo prazo, câncer ou doença de Alzheimer. 

Escolha esta especialidade se: você gostaria de ajudar idosos com suas necessidades básicas ou tratamentos mais avançados, que vão desde cuidados médicos, doenças físicas ou problemas mentais.

Enfermagem do Trabalho ou Ocupacional

Local de trabalho: organizações públicas ou privadas, escritórios.

O que faz: oferece orientação e treinamento aos colegas de trabalho; aconselham outros funcionários sobre saúde e bem-estar; elaboram programas de prevenção de doenças; e garantem a conformidade com os regulamentos governamentais para a segurança no local de trabalho.

Outras atribuições comuns deste profissional são: oferecer atendimentos de urgência no ambiente de trabalho, como primeiros socorros em casos de acidentes ou de males súbitos em colaboradores no exercício de suas funções.

Escolha esta especialidade se: você gostaria de realizar gestão de crises, aconselhamento e lidar com questões regulatórias

Conclusão

Há um velho ditado que diz que você precisa de um médico para diagnosticar você, mas de uma enfermeira para salvar sua vida. Se você está procurando uma carreira onde possa colocar o desejo de ajudar os outros em prática, formar-se no curso de Enfermagem é um excelente plano de carreira para você.

E então, qual área de atuação da enfermagem você mais gostou? Como você pôde ver, existem vários tipos diferentes de enfermeiros e muitas oportunidades de atuação para profissionais qualificados – e este é apenas um dos muitos para escolher esta graduação. 

Seja qual for a sua função, ser enfermeiro é tão gratificante quanto desafiador! O primeiro passo é a graduação em Enfermagem

A UNICEP possui uma Graduação em Enfermagem estruturada, corpo docente competente e ético, currículo atualizado e forma, há mais de duas décadas, pessoas habilitadas e com atuação de destaque na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *