O que faz um biomédico? Entenda mais sobre essa incrível profissão

O que faz um biomédico? Entenda mais sobre essa incrível profissão

A biomedicina é uma das profissões do futuro. Descubra o que faz um biomédico, como seguir nessa carreira e quais são as principais responsabilidades e linhas de atuação. Saiba aqui!

Em meados de 1960, surgiu a necessidade de criar uma carreira que fosse a intersecção entre Medicina e a Biologia. A ideia era extrair conhecimentos intrínsecos das duas ciências e direcioná-los para a pesquisa de enfermidades e diagnósticos clínicos.

Os profissionais formados nessa nova profissão, denominada de biomedicina, foram alocados em hospitais, laboratórios e até mesmo na indústria com o intuito claro de abastecer o setor de saúde com conhecimentos científicos, intelectuais e questões éticas.

Com as mudanças na sociedade, novos cenários emergentes (como a pandemia de Covid19 em 2020) e o advento das tecnologias, a biomedicina ganhou destaque no mundo contemporâneo e é apontada como uma das profissões do futuro.

Quer entender mais sobre essa incrível profissão? Nos acompanhe até o final deste post!

O que faz um biomédico?

Se você ainda acha que o biomédico atua no tratamento de enfermos, como fazem os médicos, nosso papel aqui é esclarecer esse ponto. Em certos aspectos, você tem razão, de fato, a biomedicina desenvolve capacidades para o profissional atuar em todos os níveis de atenção à saúde. No entanto, o desempenho está ligado à pesquisa e em parcerias com outros especialistas.

O biomédico promove mudanças e benefícios no dia a dia de profissionais que atuam nesses segmentos levando em conta a realidade social, cultural e econômica de cada categoria. Por isso, a grade curricular conta com disciplinas práticas, ministradas em hospitais e clínicas no qual oferecem contato com as técnicas mais modernas do mercado.

Para compreender melhor, seguem algumas linhas de atuação dos biomédicos:

  • Biotécnicas de reprodução;
  • Engenharia biomédica;
  • Diagnóstico por imagem;
  • Análises clínico-laboratoriais, hematológicas e moleculares.

Mercado de trabalho para o biomédico

Em outras palavras, o biomédico é ninguém menos que o responsável por fornecer respostas para diagnósticos e tratamentos de doenças, das mais simples às mais complexas. Por isso, possui uma importância relevante para toda comunidade médica e dispõe de diversas oportunidades dentro do mercado de trabalho.

As linhas de atuações vão desde genética, biotecnologia, setores farmacêuticos, hospitalares e de serviços. Uma das áreas que merece destaque são os estudos de células-tronco, úteis no tratamento de diversas doenças como é o caso da leucemia.

Fora isso, a biomedicina estética, como no tratamentos de saúde e beleza de acordo com o código de ética e a legislação, também é uma área em ascensão. Além disso, existem oportunidades de crescimento tanto na esfera privada quanto na pública.

Correção de materiais científicos e reformulação de laboratórios de pesquisa têm ganhado destaque em grandes empresas. Para quem pretende ingressar no concurso público, existe um número satisfatório de vagas para perito criminal e analista forense.

O que eu preciso para ser biomédico?

Existem diversas instituições de ensino que oferecem a graduação em Biomedicina. Um ponto importante é assegurar que seja oferecido um ensino de excelência por meio de laboratórios altamente desenvolvidos, com estrutura e suporte necessário para as aulas práticas em diversos assuntos, como anatomia, análises clínicas, bromatologia, parasitologia, farmacologia e química.

Porém, é uma profissão que precisa de atualização constante, por isso, o mercado de trabalho exige formação profissional especializada. Ou seja, o diploma de graduação não é o bastante e é importante investir em pós-graduações, muitas vezes, stricto sensu como mestrado e doutorado.
A área da saúde é um campo que sempre está em expansão no mercado de trabalho e biomédico sempre uma boa oportunidade de emprego. Se você tem interesse nessa profissão, saiba que existe um futuro promissor, um propósito e um compromisso com a sociedade que pode ser gratificante.

Está interessado na graduação em Biomedicina? Veja mais informações sobre a graduação da UNICEP e explore todas as possibilidades de atuação dentro da profissão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *