O que é residência médica? Quais cursos podem fazer?

O que é residência médica? Quais cursos podem fazer?

Se você está pensando em prestar medicina, precisa entender o que é residência médica e como isso pode mudar a sua carreira e o seu futuro.

Está pensando em fazer uma graduação na área de Ciências Biológicas? Parabéns, com força e disciplina, com certeza, você vai conseguir alcançar seus sonhos. Contudo, na hora de escolher seguir nesta carreira, é importante conhecer como funciona a graduação e o pós, como a residência médica.

Ahn? Mas o que é residência médica? É basicamente uma modalidade de pós-graduação destinada a alguns profissionais que atuam na área biológicas. Funciona como um curso de especialização, com duração em média de dois anos.

Qual a importância, quais cursos podem fazer, o que é preciso para ingressar são algumas das informações que vamos explorar aqui neste post. Fique conosco e acompanhe.

O que é residência médica?

A residência médica é feita depois de formada em alguma especialidade nas áreas de biológicas e geralmente acontece dentro das instituições de saúde, onde os recém-formados realizam atividades práticas. O objetivo educacional desta etapa é:

  • Consolidar;
  • Aprofundar;
  • Harmonizar seus conhecimentos teóricos;
  • Entender o ambiente hospitalar, sob a supervisão de especialistas.

Em resumo, é uma excelente oportunidade para o profissional acompanhar os casos reais, experimentar o dia a dia da atuação e agregar experiência clínica.

As regras para ingresso nessa especialidade varia de instituição para instituição, de graduação para graduação e das unidades às quais cada programa é vinculado. Em suma, é necessário ter formação universitária e ser aprovado no processo seletivo.

Quais cursos podem fazer residência?

Assim, a residência médica possui como finalidade a formação profissional, no sentido de orientar a concepção de promoção de saúde, prevenção de enfermidades, recuperação/reabilitação e atender às necessidades dos seres humanos.

Sempre considerando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o direito à saúde e à cidadania, as residências médicas podem ser cursadas por bacharéis em:

A residência médica é importante para todas essas graduações, porque oferece um viés prático, oferece a oportunidade de colocar em prática o aprendizado nos cursos, conhecer diversos casos e adquirir conhecimento clínico.

Ingressar em um Programa de Especialização na modalidade de Residência em Saúde, possibilita um movimento institucional de transformação, pautado em uma aprendizagem significativa, refletindo a prática cotidiana, e além de tudo, a multiprofissional.

Por isso, na hora de escolher a sua graduação, considere a especialização que acontece DEPOIS dela, como a residência médica. Mesmo que você tenha se formado em outra área do conhecimento, é fundamental vivenciar essa aplicabilidade na prática.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra orientações de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *