O que e quais são os cursos tecnólogos? Saiba mais!

Conheça quais são os cursos tecnólogos que possibilitam uma formação mais rápida e faça a melhor escolha para o seu futuro profissional!

Cursos tecnólogos

Quer saber quais são os cursos tecnólogos? Então você está no lugar certo! Esse artigo foi escrito especialmente para apresentar a você as muitas opções dessa modalidade de ensino superior disponíveis hoje.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a possibilidade de se tornar um profissional de destaque com um curso de menor duração do que uma graduação convencional é bastante atraente! Dessa forma, vale a pena entender melhor e aprender sobre esses cursos. Venha com a gente!

O que são cursos tecnólogos?

Esses são cursos onde as pessoas podem se especializar em um período menor do que nas graduações convencionais. Assim, os cursos que formam tecnólogos se tornam mais populares a cada ano, por serem mais práticos e trazerem diversas vantagens, como veremos ao longo desse texto.

O primeiro ponto a esclarecer é qual a diferença entre um curso técnico e um curso tecnólogo. Atenção! Embora essas duas formações tenham duração similar (dois a três anos), cada uma tem suas particularidades. Então, a diferença entre um tecnólogo e um técnico reside essencialmente na formação e no grau de responsabilidade a assumir.

A designação “técnico” aplica-se a pessoas que possuem formação especial, concomitantemente ou após o ensino médio, enfatizando o conhecimento prático. Os técnicos realizam tarefas específicas, como solução de problemas, inspeções, manutenção, fabricação, teste, amostragem, reparo, instalação e manutenção.

Já os “tecnólogos” possuem treinamento em tecnologia de nível universitário. Ou seja, eles fizeram cursos mais avançados em matemática, engenharia e fundamentos da ciência.

Além das tarefas mencionadas acima, seu amplo conhecimento permite que eles façam design, resolução de problemas, interpretação de dados, solução de problemas complexos, preparação de especificações, agendamento, planejamento, análise, gerenciamento de trabalho e tomada de decisão.

Portanto, após se formar, você terá um diploma de curso superior aumentando muito a competitividade do profissional no mercado de trabalho e suas chances de conquistar um melhor salário.

Quais são os cursos tecnólogos?

As opções de áreas de especialização são abundantes para quem decide fazer um curso superior tecnólogo. Igualmente amplo é o mercado de trabalho, cuja demanda é alta para esse tipo de profissional.

Algumas dessas possibilidades são:

• Apoio escolar;
  • Produção Alimentícia;
  • Segurança;
  • Banco de Dados;
  • Jogos Digitais;
  • Telemática;
  • Estética e Cosmética.

E essa lista não se esgota aqui, esses são apenas alguns exemplos do que você pode escolher e nós iremos apresentar muitas outras ao longo deste artigo! Vamos começar com as opções mais procuradas. Prossiga a leitura!

Cursos tecnólogos mais procurados

O Censo da Educação Superior 2019, divulgado pelo Inep. Os dados levantados indicam quais são os cursos tecnólogo mais procurados no Brasil, além de apresentar o crescimento de matrículas na modalidade.

De acordo com as informações coletadas pelo Inep, apenas em 2019, o número de alunos matriculados em cursos tecnólogos no Brasil aumentou 11,5%. Ao todo, foram 1.223.851 ingressantes no ensino superior na modalidade.

Com o mercado aquecido, antes de tomar qualquer decisão, é interessante verificar as formações mais procuradas. Assim, é possível descobrir quais são as áreas em alta no momento e escolher aquelas que abrem mais portas no mercado de trabalho. Então, confira a lista a seguir:

• Gestão de Recursos Humanos
  • Sistemas de Informação
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Gestão Logística
  • Design
  • Estética e Cosmética
  • Empreendedorismo
  • Gastronomia
  • Marketing
  • Radiologia

Essas são as áreas mais aquecidas do mercado. O diploma para essas e outras alternativas de cursos são válidos em todo território nacional. Portanto, contanto que seja reconhecido pelo MEC, é possível atuar por todo o Brasil.

Conheça os cursos tecnológicos da Unicep!

Na página da Unicep é possível saber mais sobre os seus cursos. Então, para saber quais são os cursos tecnólogos dessas unidades, é bem fácil, basta conferir o links a seguir. No modo presencial e a distância, é possível encontrar essas opções:

1. Gestão de TI;

2. Manutenção de aeronaves;

3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

4. Logística;

5. Marketing;

6. Processos Gerenciais;

7. Gestão da Produção Industrial;

8. Gestão Pública;

9. Gestão Comercial;

10. Gestão da Qualidade;

11. Gestão Financeira

12. Gestão de RH;

Esses cursos têm duração de dois a três anos e oferece grade curricular completa e corpo docente qualificado.

Quais as vantagens?

Atualmente, o profissional tecnólogo é um profissional bastante valorizado no mercado de trabalho. Além disso, vivemos na era digital, onde as transformações tecnológicas criam oportunidades profissionais o tempo todo. Por isso, a tendência é que as ofertas de cursos aumentem nos próximos anos.

Com o curso concluído é possível atuar na área escolhida em pouco tempo após se formar. Dessa forma, você se insere mais rapidamente na disputa por vagas de emprego com salários competitivos. Por fim, é uma maneira de turbinar a carreira para obter mais sucesso!

Pronto, agora você conhece quais são os cursos tecnólogos e as opções que existem na UNICEP. Está preparado para fazer a sua escolha e ver sua carreira decolar? Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que você tenha a respeito de todas as modalidades de ensino superior da UNICEP!

Gostou deste texto? Então, aproveite e explore nosso blog! Nele você encontra dicas e informações sobre o ingresso na universidade e o ensino superior. Venha para a UNICEP e  dê os primeiros passos rumo ao sucesso!