O que é pensamento crítico e como aprimorar essa importante habilidade

O que é pensamento crítico e como aprimorar essa importante habilidade

Você sabe o que é pensamento crítico, porque é importante e como desenvolver? Se não, entra aqui neste post que a gente te explica.

O pensamento crítico é uma habilidade aplicada ao analisar situações, informações ou atitudes de maneira racional. Como fazer isso? Começa com entender o contexto avaliando todas as suas vertentes, como motivações, razões, objetivos, origens, causas, dados e objetivos.

Depois de exercitar essa visão integral dos fatos, o pensamento crítico ajuda a construir pensamentos e validar argumentos. Em pleno século 21, essa habilidade tornou-se fundamental para observar a situação de modo amplo e conjectural.

Se você está aqui neste conteúdo, deve ter notado que pessoas que possuem essa habilidade estão aptas para tornarem-se líderes mais eficientes, colaboradores produtivos, destacarem-se dos outros concorrentes nas provas e aumentar as chances de conseguir aquela vaga de emprego.

Você está no lugar certo! Aqui neste post, vai entender mais sobre:

  • O que é pensamento crítico?
  • Por que é importante utilizarmos o pensamento crítico?
  • Como construir uma linha de raciocínio lógica;
  • Como ter um bom pensamento crítico ajuda no vestibular.

Vamos lá.

O que é pensamento crítico?

Pensamento crítico consiste na avaliação de um comentário, experiência, conteúdo, fato ou ainda de argumentos para, depois, construir um racional e uma linha argumentativa coerente.

Ou seja, é composto de três partes: a primeira envolve uma observação inicial, a segunda, um levantamento das informações que permeiam o assunto para, depois, em um terceiro momento, definir uma opinião.

Assim, com referências, motivos e argumentos é possível defender sua posição, autonomia, interesses, comportamentos sem julgamentos descabidos e desinformação.

Apenas uma pessoa com pensamento crítico bem desenvolvido consegue pensar nas possibilidades, projetar soluções, e munida de outra importante habilidade, a criatividade, conseguir tomar uma escolha ponderada, balizada em uma linha de raciocínio lógica.

Sobre isso conversaremos no próximo item.

Por que é importante utilizarmos o pensamento crítico?

Considerando a realidade que estamos vivendo, o esta é uma habilidade essencial para questionar a replicação de falas e conhecimentos com um viés analítico. Evitando repetir informações falsas ou sem fundamento.

Em um mundo cada dia mais complexo, conectado e globalizado, com grande facilidade de acesso e disseminação de teorias, opiniões e fatos, a competência de pensamento crítico torna-se ainda mais importante.

É fundamental para conseguirmos navegar por essa gama de informações, um dos pilares fundamentais para uma sociedade demográfica e equitativa. É essencial para tomar algumas decisões importantes, como cidadão e indivíduo.

Ainda é importante para criar sua autonomia e seu protagonismo. Quando você possui pensamento crítico, torna-se capaz de buscar novos conhecimentos, planejar soluções e aplicá-las para alcançar suas metas.

Como desenvolver o pensamento crítico? É o que falaremos no próximo item.

O que é pensamento crítico? A construção do conhecimento

Como mencionamos anteriormente, o pensamento crítico é um processo racional e consciente, onde a pessoa adquire conhecimento sobre um assunto, pensa de forma crítica e toma ações embasadas na reflexão.

A construção dessa habilidade inicia na avaliação e julgamento de um tema, seja um fato, experiência ou conteúdo. Essa primeira parte envolve capacidade de análise, comparação, empatia, etc.

Depois, segue uma etapa chamada por especialistas de “espírito crítico”, devido a inclinações e comportamentos que levam alguém a elaborar ideias.

Então, em resumo, o pensamento crítico depois de uma observação, em seguida ocorre um questionamento (capacidade cognitiva), depois um julgamento (espírito crítico).

Dessa maneira, o pensamento crítico é uma habilidade essencial para formação de indivíduos bem-sucedidos porque:

Ajuda no desenvolvimento do lado pessoal e profissional

Faz parte do desenvolvimento de pessoas empoderadas, proativas e inovadoras. Isso porque incentiva uma postura curiosa, criativa e investigativa. Também ajuda a romper pensamentos enraizados que nos impedem de evoluir em qualquer âmbito da vida, profissional ou pessoal.

O pensamento fortalece competências de liderança porque agrega flexibilidade e empatia. Auxilia na solução de conflitos, oferecendo condições para que os gestores e pessoas à frente de equipes consigam enxergar a motivação de cada um.

Além disso, promove a autonomia, aumenta a produtividade e tornar as equipes, departamentos e empresas mais competitivos. Em suma, aumenta a sua empregabilidade e te torna um profissional capaz de alcançar as melhores posições na carreira.

Evita fake news e notícias não confiáveis

Além disso, o pensamento crítico ajuda os indivíduos a estruturar suas próprias opiniões, diminuindo a influência das notícias falsas e outras informações não confiáveis.

O século 21 é um mundo digital com grande facilidade de acesso e disseminação de teorias, opiniões e fatos. O pensamento crítico é uma peça essencial para preparar o estudante para os desafios do mundo do trabalho no futuro.

Algumas profissões tornarão obsoletas com o passar dos anos, no entanto, um indivíduo com domínio no pensamento crítico sempre será uma peça essencial dentro de uma atuação social autônoma, responsável e solidária. Principalmente porque será capaz de adaptar-se aos desafios da vida.

Como ter um bom pensamento crítico me ajudará no vestibular?

Partindo dessas premissas, fica evidente que desenvolver o pensamento crítico pode impactar diretamente no seu desempenho no vestibular. Por um lado, é uma habilidade aplicada na interpretação de texto ao separar dados, informações e interpretar as referências da redação e dos enunciados.

Depois, colabora na construção de um racional rápido com aplicabilidade prática nas questões e exercícios complexos. Desenvolver essa habilidade é imprescindível para quem gostaria de preparar-se para as questões de interpretação de texto e sair-se bem nas provas.

Como desenvolver seu pensamento crítico?

Revise todos os conceitos explicados ao longo deste post:

  • Pensamento crítico consiste na avaliação de um comentário, experiência, conteúdo, fato ou ainda de argumentos para, depois, construir um racional e construir uma linha argumentativa.
  • A construção dessa habilidade inicia na avaliação e julgamento de um tema, seja um fato, experiência ou conteúdo. Essa primeira parte envolve capacidade de análise, comparação, empatia, etc.

Assim, se você quiser desenvolvê-lo, é interessante:

1) Questionar sempre

Tenha curiosidade sobre os temas e sempre questione. O primeiro passo do pensamento crítico envolve inconformismo e questionamento constante da realidade. Em momentos como esses surgem soluções inovadoras.

2) Avalie objetivamente

Elimine o viés sobre os fatos e observe com objetividade os fatos e as informações. Drible as emoções, perspectivas e os filtros, principalmente, moldados a partir de experiências pessoais.

3) Habilidade analítica

Depois de questionar e entender o contexto, é importante estabelecer conexões e tirar suas conclusões. Lembre-se que você tem em suas mãos o repertório prévio de todas as informações.

Conclusão

O pensamento crítico é uma habilidade aplicada ao analisar situações, informações ou atitudes de maneira racional. Em pleno século 21, essa habilidade tornou-se fundamental para observar a situação de modo amplo e conjectural.

É fundamental para conseguirmos navegar por essa multitude de informações, um dos pilares fundamentais para uma sociedade demográfica e equitativa. É essencial para tomar algumas decisões importantes, como cidadão e indivíduo.

Desenvolver o pensamento crítico pode impactar diretamente no seu desempenho no vestibular. Desenvolver essa habilidade é imprescindível para quem gostaria de preparar-se para as questões de interpretação de texto e sair-se bem nas provas.

Como desenvolvê-lo? A construção dessa habilidade se inicia na avaliação e capacidade de análise. Elimine o viés sobre os fatos e observe com objetividade os fatos e as informações.

Depois de questionar e entender o contexto, é importante estabelecer conexões e tirar suas conclusões. Como todas as habilidades, desenvolver o pensamento crítico significa treino. Leia, informe-se, pense, converse, debate, delibere… é uma construção para toda uma vida.

Mas invista: um indivíduo pensante é uma pessoa autônoma, emancipada e consciente das suas escolhas. O ganho é alto se comparado com o esforço.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *