O que é o ENADE e qual a sua importância na hora de escolher uma faculdade?

Todos os universitários conhecem o Enade, uma prova que tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de formação superior.

O que algumas pessoas não sabem é que essa prova se tornou obrigatória para alguns desses cursos, como por exemplo, Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, entre outros.

Portanto, se você faz algum desses cursos é provável que você fará essa prova.

A penalidade por perder ela é não conseguir se formar, mantendo o seu diploma suspenso até que você realize a próxima edição do exame.

Então se atente a essa avaliação, procure se informar a respeito dela com a sua faculdade.

Geralmente aulas especiais são organizadas para orientar os alunos da melhores maneira possível, desde o cadastro no site até o dia da realização da prova, afinal o seu sucesso na prova é o que determina a qualidade do seu curso.

O que é o Enade?

Esse exame é responsável pela avaliação do rendimento dos alunos de cursos de Graduação de todo o Brasil.

Pontuando tudo que é ensinado dentro de sala de aula. Como o conteúdo programático, as habilidades desenvolvidas por trabalhos práticos e a competência adquirida pelos alunos ao longo dos anos estudados são avaliados nessa prova.

Todos esses pontos compõe um indicador que determina a qualidade do curso. Evidenciando o Conceito de Curso e o Índice Geral de cursos, essas informações são muito importantes quando avaliado de modo geral o ensino superior no Brasil.

Dessa forma, caso você ainda nem esteja em uma faculdade, pode realizar sua pesquisa através do Enade, descobrindo onde o seu curso possui a melhor nota.

Logo, você poderá escolher uma faculdade que te ofereça melhores conteúdos, corpo docente e etc.

Como funciona o Enade?

Você já sabe que o Enade tem como finalidade avaliar alguns cursos de graduação. Mas como as notas são determinadas?

Tanto os estudantes como os coordenadores realizam essa prova. Porém os estudantes podem ser tanto concluintes, com 75% da grade cursada, como também pode ser calouros, com 25%.

Mesmo que essa prova aconteça todos os anos, os cursos são avaliados apenas de 3 em 3 anos. Logo, se o curso de Jornalismo foi avaliado em 2017, ele só realizará esse exame novamente em 2020.

Devido ao fato das graduações serem divididas em 3 grupos que realizam o exame alternadamente.

O resultado dessa prova é utilizado pelo MEC para fornecer o CPC, Conceito Preliminar de Curso, nota que cada graduação recebe após a turma ter finalizado o exame, que determinará a qualidade desse curso perante todos os outros avaliados também.

O CPC é definido a partir da nota dos educandos somada a infraestrutura oferecida pela faculdade. A organização de conteúdo programático mais corpo docente qualificado. Todos esses fatores unidos determina o Conceito Preliminar de Curso.

No caso da nota de uma instituição ser baixa, entre 1 e 2, o curso é avaliado não por um exame dessa vez, mas por avaliadores enviados pelo MEC.

Lá esses avaliadores fazem uma vistoria na Instituição para aplicar ou não algumas medidas administrativas, a fim de alertar que algumas mudanças internas precisam ser feitas.

Se uma Instituição, após receber uma vistoria do MEC, não acatar essa mudanças, a faculdade pode ser penalizada com cancelamento de vagas para o curso como também em casos mais extremos resultar em um fechamento do curso.

Qual a importância do Enade para sua carreira profissional?

A nota do Enade também é importante para a seleção de trainees. Como a lei define como discriminação as empresas exigirem candidatos de instituições específicas, muitas delas passaram a requisitar seus trainees usando a nota do Enade como uma forma de selecioná-los.

Dessa maneira eles limitam suas vagas apenas para candidatos que venham de instituições com nota superior a 3 no Enade.

Portanto não falhe durante sua pesquisa por instituições, você deve sim procurar pela melhor, a mais bem pontuada e que atenda suas necessidades.

Vimos então que o Enade significa muito para a faculdade e para o universitário.

É de interesse de ambos que a nota seja boa. Afinal a instituição fica marcada com essa nota e o universitário carrega esse resultado no seu currículo.

Trabalhe, se informe e se esforce. Pois o que foi conquistado através do exame pode servir para te ajudar em momentos de contratação.

Se dois candidatos com perfis parecidos estão concorrendo à uma vaga, certamente a nota da instituição irá fazer com que um deles se destaque mais.

Ir bem no exame significa bons resultados em um futuro profissional para o aluno. Significa salas cheias de estudantes para a faculdade, ou seja, ninguém perde, todo mundo ganha!

Pronto para fazer a prova do Enade? Agora descubra “qual área é a sua cara: humanas, biológicas ou exatas”.