O que é MBA, quem pode fazer, suas vantagens e outras informações!

Concluir uma graduação já é um grande trunfo nas mãos de profissionais que desejam ter sucesso no mundo corporativo. Melhor ainda é quando os estudos não param por aí. Para muitos, o desejo de fazer uma pós-graduação MBA se confunde com o sonho de conseguir boas oportunidades no mundo corporativo. Mas o que é MBA?

O que é MBA

Neste artigo, responderemos a esse questionamento. Mostraremos também quais são as vantagens e quem pode fazer essa pós-graduação. Por fim, apresentaremos a diferença entre MBA e mestrado. Confira os próximos tópicos!

 

O que é MBA?

A sigla MBA significa Master of Business Administration (Mestre em Administração e Negócios). No contexto acadêmico, é considerada uma pós-graduação lato sensu — termo utilizado para pós-graduações voltadas para alguma especialização. Sendo assim, para cursar um MBA, é obrigatória a conclusão de uma graduação.

No Brasil, a pós-graduação lato sensu não oferece uma nomenclatura (mestrado ou doutorado) para o aluno como acontece, por exemplo, nos Estados Unidos. Para receber esses títulos, é preciso fazer uma pós-graduação stricto sensu.

Geralmente, o MBA forma executivos para funções de liderança ou alta gestão, como: diretoria, gerência e presidência. Quanto ao nível salarial, de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, os profissionais com MBA ganham 47,2% a mais do que os sem essa especialização.

 

Quem pode fazer MBA?

Um dos pré-requisitos para cursar um MBA é ter um diploma de graduação (tecnólogo, bacharel ou licenciatura) emitido por uma instituição de ensino superior credenciada e autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). Entre o perfil adequado para fazer esse tipo de especialização, podemos destacar:

  • Profissionais graduados que buscam especialização — os que desejam adquirir novos conhecimentos, trabalhar em uma área específica ou abrir o próprio negócio;
  • Pessoas que buscam mais conhecimento em sua área de atuação — estudar novas técnicas, metodologias, ferramentas e conceitos;
  • Quem busca investir no próprio estudo e negócio — aqueles que destinam parte da renda, ou estão se planejando para isso, na ampliação dos estudos e aplicação dos aprendizados na própria empresa.

Quais são as vantagens do MBA?

De acordo com o MEC, para ser encarado como um curso de pós-graduação, o aluno precisa de, no mínimo 360 horas-aula. Durante esse período, os que cursam MBA impulsionam o seu desenvolvimento profissional. A seguir, apontamos as principais vantagens proporcionadas pelo MBA.

Ampliar suas opções no mercado de trabalho

Para os profissionais formados em MBA, as chances de conseguir um bom emprego aumentam consideravelmente. Afinal, a especialização indica que o profissional tem um alto nível de conhecimento e está preparado até mesmo para assumir cargos de liderança.

Essas informações registradas no currículo, chamam atenção de recrutadores. Além disso, diferencia o profissional dos outros candidatos do processo seletivo – elevando as chances de contratação.

Network mais qualificado

De acordo com uma pesquisa apresentada pelo portal Terra, os líderes entrevistados disseram investir em cursos de especialização. Ao entrar em um MBA, o profissional tem contato com esse perfil de executivo, além de pessoas com experiência de carreira e professores altamente qualificados.

Essa rede de contatos (networking) otimiza e atualiza os conhecimentos. Sem falar que abre muitas portas, como: oportunidades de emprego, participação em eventos profissionais e obtenção de visibilidade no mercado de atuação.

Vantagem competitiva

Hoje em dia, as empresas prezam muito pelas power skills (união das soft skills — habilidades inatas — com as hard skills — habilidades acadêmicas). Enquanto as soft skills, no geral, fazem parte da personalidade do profissional, as hard são vindas por meio de graduações e especializações.

Ao uni-las nas power skills, o profissional se torna um talento disputado pelas organizações. Quem o contrata, faz de tudo para retê-lo. Por outro lado, outros empregadores oferecem benefícios para atraí-lo. Esse movimento é chamado no mundo corporativo de guerra de talentos.

Com certeza, os que motivam essas disputas podem contar com excelentes oportunidades de trabalho. Outro tema muito recorrente no mundo empresarial é o apagão de talentos, ou seja, a falta de profissionais qualificados para assumirem cargos nas empresas.

De acordo com um artigo da IstoÉ Dinheiro, todos os setores corporativos têm esse problema. Nesse cenário, os que fazem um MBA saem na frente, pois são aptos para ocuparem posições vagas que as organizações têm dificuldades em preencher.

Diferença entre MBA e mestrado

A principal diferença entre o MBA e o mestrado é em relação ao objetivo de cada um deles. No primeiro, os formados atuam na área de gestão empresarial e negócios. E, como dito, é indicado para aqueles que têm certa experiência de carreira e pretendem assumir cargos de liderança.

Por outro lado, o mestrado é focado na formação de pesquisadores e professores universitários. Sendo assim, tem objetivo científico. Existem duas categorias de mestrado: o acadêmico e o profissional.

Dizem que o conhecimento nunca é demais, e essa é uma grande verdade. Afinal, o ser humano foi feito para aprender e isso torna a vida muito mais interessante. Fazendo um MBA, o profissional pode ter certeza de que aumentará seu acervo de conhecimentos importantes para a sua carreira.

O que achou do nosso artigo? Entendeu o que é MBA e suas vantagens? Quer continuar bem informado? Então, confira outros artigos valiosos publicados no blog da Unicep!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *