O que é lato sensu e sua diferença com outras graduações

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), o Brasil tem 122.295 estudantes em cursos de pós-graduação. Desses, 76.323 estão no mestrado acadêmico, 4.008 no mestrado profissional e 41.964 no doutorado. Nesse contexto, existe uma grande variedade de especializações, como o lato sensu e o stricto sensu.

O que é lato sensu

Neste artigo, focaremos em conhecer melhor a especialização lato sensu. Por isso, explicaremos o que é, os tipos, razões para cursar e a diferença entre lato sensu e stricto sensu. Confira os próximos tópicos!

O que é lato sensu? 

O termo lato sensu tem origem no latim e significa “em sentido amplo”. No mundo acadêmico, esse termo se aplica a um tipo de especialização ou Master in Business Administration (MBA) referente a um tema específico de uma área. 

Essas especializações podem ser cursadas dentro da área de graduação do aluno ou em outras áreas de graduação. O objetivo do lato sensu é formar profissionais de alto desempenho para atuarem em diversos setores administrativos. Quanto a duração, é de 360 horas. 

Já as aulas podem ser feitas tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD). Uma vez finalizada a graduação, o aluno recebe um certificado de conclusão. Vale ressaltar que o principal requisito para ingressar no alto senso é ter o diploma universitário. Dependendo da instituição de ensino superior, outras exigências podem ser acrescentadas.  

Qual a diferença entre lato sensu e stricto sensu? 

É comum confundir a pós-graduação lato sensu com a stricto sensu. Alguns até pensam ser o mesmo tipo de especialização. No entanto, são cursos diferentes. Vamos explicar. No caso do lato sensu, a finalidade é fornecer um conteúdo e formação mais abrangente. Sendo assim, os alunos têm a possibilidade de atuarem em diversas áreas administrativas do mundo acadêmico ou corporativo.

Por outro lado, a pós-graduação stricto sensu oferece um conteúdo e formação mais restrito e direcionado. Por isso, é uma modalidade indicada para quem deseja seguir uma determinada vocação ou área (seja na carreira acadêmica, campo de pesquisa ou área corporativa). Existem dois tipos de pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado. 

O primeiro tipo forma professores universitários. Para receberem a certificação, os estudantes precisam elaborar e apresentar uma dissertação (trabalho de conclusão de curso – TCC) com argumentos que defendam o tema proposto. Já a segunda modalidade forma doutores que podem atuar no campo de pesquisa de diversas áreas.

Para concluírem o curso, os estudantes precisam criar e defender uma tese (TCC). Diferente da lato sensu (que, como dito, entrega uma certificação), a stricto sensu entrega um diploma para os formados. 

Tipos de curso lato sensu

Aprofundando na pós-graduação lato sensu, descobriremos duas categorias. A seguir, explicamos com maiores detalhes sobre cada uma delas.

Especialização

Normalmente, a especialização é a pós-graduação lato sensu mais procurada no mundo universitário. Uma das razões é que prepara o profissional para o mercado de trabalho, ajuda no desenvolvimento de competências, habilidades e técnicas específicas. 

Para muitos, a especialização é também uma maneira de ampliar os horizontes profissionais, atualizar-se na área de atuação e fazer networking (rede de contatos profissionais). Além disso, alguns fazem esse tipo de pós-graduação visando uma transição de carreira.

MBA

O MBA é voltado para profissionais com o objetivo de adquirir conhecimentos na área de gestão e administração. Dessa forma, é possível “subir os degraus” na carreira profissional ou se especializar na área de atuação. 

Diferente do que alguns imaginam, o MBA não se restringe a profissionais que se formaram em administração de empresas ou que já atuam em cargos administrativos. Pelo contrário, é uma modalidade acessível para profissionais de outras graduações e áreas corporativas.

O que acha de aprofundar os seus conhecimentos sobre MBA? Aproveite e leia também o artigo: “O que é MBA, quem pode fazer, suas vantagens e outras informações!”

Por que fazer um curso lato sensu?

Diante de tamanha importância, muitos profissionais decidem realizar um curso lato sensu. Mas quais são as vantagens reais dessa especialização? A seguir, apontamos as principais.

Adquirir conhecimentos amplos

Os ensinamentos, metodologias e técnicas aprendidas na pós-graduação ajuda os profissionais a ampliarem a visão de mercado. Além disso, impulsiona a geração de novas ideias e a atualização de conhecimentos. Outro benefício é se aprofundar em assuntos tratados de forma superficial durante a graduação. 

Ter redes de contato

Podemos dizer que a lato sensu reuniu vários profissionais em torno de um só objetivo: crescer na carreira empresarial. Essa união promove um ambiente que estimula projetos, ideias, parcerias de negócios, elaboração de estratégias e inovações. Alguns conseguem até boas oportunidades de emprego por meio de contatos feitos durante o curso.

Reconhecimento profissional no mercado de trabalho

Quem obtêm uma certificação lato sensu se posiciona como um profissional diferenciado. Dessa maneira, fica mais fácil se destacar nos processos seletivos das empresas ou valorizar os serviços empresariais que realiza. Dentro das organizações, o profissional pode alcançar promoções e cargos de liderança.

Maior chance de empreender efetivamente

Com todo o conhecimento obtido, o profissional pode realizar o sonho de ter o próprio negócio. Assim, no decorrer das aulas, os que têm o desejo de empreender devem focar nas áreas de liderança, marketing e gestão.

Conheça os cursos de pós-graduação da Unicep!

Os melhores cursos de pós-graduação estão no Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Essa instituição é comprometida com a disseminação de conhecimentos especializados para a formação de profissionais que entreguem o melhor do seu potencial para as empresas e a sociedade.

Dentre as pós-graduações oferecidas, citamos:

  • Gestão de negócios, finanças e controladoria – MBA;
  • Gestão de negócios e gerenciamento de projetos – MBA;
  • Gestão de negócios e estratégia empresarial – MBA;
  • Gestão de negócios e pessoas – MBA;
  • Psicopedagogia clínica – especialização;
  • Psicopedagogia institucional – especialização;
  • Farmácia clínica – especialização;
  • Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais – especialização;
  • Engenharia de Segurança do Trabalho – especialização;
  • Nutrição Materno-Infantil: Da Gestação à Adolescência – especialização;
  • Nutrição Esportiva – especialização;
  • Gestão em Manutenção de Aeronaves – especialização;
  • Enfermagem em Terapia Intensiva – especialização;
  • Medicina Veterinária – programa de aprimoramento.

Com certeza, o conhecimento é o melhor caminho para um futuro melhor para a nossa sociedade. Investindo em pós-graduação, o profissional pode esperar uma posteridade de muitas realizações do mundo corporativo.

Gostou do nosso artigo? Entendeu o que é lato sensu, tipos e a sua diferença com outras graduações? Então, aprofunde os seus conhecimentos! Confira outros conteúdos valiosos publicados no blog da Unicep.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *