O que é autoconhecimento e por que ele é importante?

O que é autoconhecimento e por que ele é importante?

Entenda aqui neste post o que é o autoconhecimento e porque é importante para a sua vida pessoal e profissional

O Oráculo de Delfos, dedicado ao Deus da luz e do Sol, da verdade e da profecia, Apolo, tinha uma inscrição na entrada: “Conhece-te a ti mesmo”. Posteriormente, essa frase foi atribuída ao filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.) e tornou-se referência na busca em compreender as sabedorias do mundo.

Dentro da filosofia socrática, esta citação significa que o autoconhecimento é a única maneira de se obter uma vida equilibrada, autêntica e pacífica. Por quê? Bom, ao conhecer suas fraquezas e suas virtudes, alcançamos crescimento pessoal, despertamos a autoconfiança, identificamos o que nos prende e o que nos puxa para baixo.

Ter conhecimento pleno das suas capacidades, o que te motiva ou o que te guia acarreta controle e inteligência emocional. Por isso, quem investe em autoconhecimento, aumenta as possibilidades de ser um bom líder, uma pessoa mais sensata, coerente, empática e bem sucedida.

Possui curiosidade sobre o assunto? Continue a leitura.

O que é autoconhecimento?

Desta maneira, o autoconhecimento significa entrar em contato com a sua própria essência, desenvolvendo domínio de si mesmo. Isso requer conhecer a fundo sobre seus pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças.

Ao identificar as luzes e as sombras da nossa personalidade, é possível interpretar melhor quem somos e, principalmente, onde queremos chegar.

Isso proporciona uma certeza do real motivo da nossa existência e nos ajuda a ter foco para onde seguir. Como, por exemplo, na hora de decidir qual a faculdade mais adequada para você ou em qual momento do dia apresenta maior produtividade.

Uma pessoa dotada de autoconhecimento consegue desenvolver inteligência emocional, ou seja, tornar-se capaz de coordenar as emoções e alcançar objetivos. Apresenta domínio sobre seus medos, inseguranças, insatisfações e êxito nas suas atividades.

Por essa razão, hoje em dia, essa é uma habilidade extremamente requisitada no ambiente profissional. O autoconhecimento permite contribuir para um ambiente harmonioso, agindo com inteligência emocional em diversas situações e adversidades da vida. Quer conhecer mais benefícios? Conversamos sobre isso abaixo.

Conheça quais são os principais benefícios de investir no autoconhecimento

Descobrir forças e pontos a melhorar

O autoconhecimento aumenta seu potencial pessoal, acrescenta segurança nas suas ações e traz clareza aos pensamentos. Isso porque joga luz às suas sombras, despertando a consciência de si mesmo, por meio da análise das suas histórias, dos seus traumas e comportamentos.

Os seres humanos possuem uma tendência natural a focar apenas no lado ruim das coisas, assim como nos seus erros e falhas. Se algo não está bem, os alimentamos como se fosse a única realidade.

O autoconhecimento nos mostra que temos mais potenciais que fraquezas além de que somos mais capazes e mais fortes do que imaginamos.

Nos permite perceber que falhar faz parte do crescimento e que ao longo da nossa vida, levantamos mais vezes que caímos. Nos ajuda a descobrir quais são nossas forças e como fortalecê-las.

O autoconhecimento te ajuda a abrir sua mente e mais portas em sua vida

Ao conhecer nossas fraquezas e nossas forças, podemos trabalhar as crenças limitantes, características e valores que funcionam como obstáculos invisíveis que nos impedem de avançar. Olhando para dentro de nós mesmos, conseguimos abrir as nossas mentes e, mais portas, nas nossas vidas.

Por exemplo, o autoconhecimento permite-nos descobrir a razão pela qual insistimos em uma empresa ou trabalho. Porque afinal queremos ou não mudar. Além disso, serve como um guia para decidir perante dilemas e escolher diante dos momentos difíceis. Aumenta nossa resiliência e nos estimula a sermos persistentes ou saber quando desistir e viver em paz com a nossa decisão.

Buscando o autoconhecimento você se torna mais empático

O autoconhecimento permite conhecer as próprias características, traços de personalidade e comportamento. Além disso, nos ajuda na avaliação de como isso colabora para a boa gestão do grupo e quando desestimula e afasta as pessoas.

Por outro lado, estimula a empatia já que nos permite reconhecer e respeitar as características das outras pessoas, como entender que nem todos funcionam da mesma forma. Mais que isso, desperta a sua compaixão e aponta maneiras para transformar a realidade vigente.

O autoconhecimento aumenta sua inteligência emocional

Conhecer seus traumas, suas crenças, o que te inspira, suas virtudes, quais são os caminhos que fazem sentido não apenas ajuda a escolher a sua carreira ou sua profissão.

Como mencionamos, descobrir seus gatilhos internos, as sensações despertadas diante de uma situação ou por uma pessoa em específico contribui para o controle das suas emoções.

Não estamos dizendo que sentir é errado. Pelo contrário, entender suas necessidades e sentimentos é o caminho para expandir a sua inteligência emocional, importante em diversos âmbitos da vida.

Na vida pessoal, ajuda a compreender melhor o próximo, respeitando os sentimentos alheios e tornando a existência mais plena e pacífica. Já no âmbito profissional, a gestão das emoções aliada ao autoconhecimento, ajuda na comunicação, nos relacionamentos interpessoais e no trabalho em equipe.

Quem se conhece melhor tende a ter mais sucesso na vida

Investir em autoconhecimento significa esforçar-se para entender a si mesmo em todos os âmbitos do seu ser. Quer dizer compreender quem você é, associando as suas qualidades assim como as suas capacidades que precisam ser melhoradas.

Lidando com tudo isso, é possível encontrar as oportunidades de desenvolvimento pessoal, compreendendo as pessoas ao redor, praticando uma comunicação não violenta e uma ação compassiva. Estimulando a sua humanidade compartilhada, você engaja os outros e abre-se a mais oportunidades.

Conclusão

O autoconhecimento é um assunto que desperta curiosidade desde os tempos da Grécia antiga. A humanidade, com o transcorrer dos anos, notou a importância de cada indivíduo entender a sua mais pura essência, assim como as experiências, vivências e traumas que constroem a sua personalidade e moldam os seus comportamentos.

Autoconhecer-se é descobrir suas forças e suas fraquezas e viver bem com isso. Estar em paz com quem você realmente implica em uma existência pacífica consigo mesmo e seus semelhantes. Consequentemente, possibilita entender os demais, estimula a empatia e expande a sua compaixão.

Além de melhorar a sua qualidade de vida pessoal, o autoconhecimento auxilia em decisões mais compatíveis com quem você é. Este fato é essencial para executar as suas atividades profissionais com propósito, significância e motivação, os pilares que sustentam o sucesso.

Esperamos que esse conteúdo tenha trazido boas dicas de como desenvolver o autoconhecimento, assim como sobre a importância de equilíbrio para uma vida plena e produtiva.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade, entre outras orientações. Explore!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *