O que devo saber ANTES de entrar na faculdade?

Já parou pra pensar um pouquinho que seja sobre todas as diferenças que você vai encontrar quando entrar na faculdade?

Para cada pessoa é diferente, afinal, há os que chegaram do ensino médio, ou dos cursinhos preparatórios, como também há aqueles que optaram por voltar a estudar, depois de certo tempo.

Seja qual for o seu caso, não há motivo para ansiedade. Vamos passar aqui os principais pontos que vocês devem se atentar, para chegar na faculdade por dentro de tudo.

Trote

Um evento extremamente comum entre os acadêmicos, que sempre deveria ser realizado com consciência, de modo que a experiência seja válida para todos. Quando o trote é realizado de forma saudável, sempre resulta em boa interação entre veteranos e calouros.

Portanto não se sinta envergonhado de participar das brincadeiras, desde que você não se sinta desrespeitado.

Afinal, esse é um ótimo momento para você se divertir, interagir e já começar o ano letivo com um ciclo de amigos.

Cada faculdade e cada curso possui um trote diferente, costuma até ser tradição. Procure se informar a respeito do seu, antes de resolver participar. É importante que esteja confortável, e a partir daí, basta aproveitar.

Veteranos

Eles até podem parecer durões, mas acredite, eles já passaram por tudo isso e entendem como é ser um calouro. Então sem receio, aproxime-se para conversar, tirar dúvidas, se apresentar. É sempre bom ter amigos de outros períodos letivos.

Você vai perceber que a troca de informações é muito rica, é uma forma de conhecer um pouco mais de seu curso, sobre os conteúdos e professores, antes mesmo de chegar aos períodos mais avançados.

Além de tudo isso, os veteranos podem ser de grande ajuda, nas épocas de prova, realização de trabalho, uma vez que já possuem uma visão mais consistente sobre certo tema ou aplicação de conteúdo.

É uma relação extremamente positiva, em que ambas as partes só tem a ganhar.

Professores e Palestras

Essas serão suas duas maiores fontes de conhecimento na faculdade. É claro, você sempre terá acesso a internet ou outros recursos externos.

Porém, na faculdade os assuntos específicos passados em sala de aula e os conteúdos trazidos em forma de palestras são extremamente selecionados. O objetivo é sempre compor uma gama de matérias que fará com que no futuro você obtenha 100% de aproveitamento do curso.

Portanto aproveite ao máximo o que seus professores falam em sala de aula, anote tudo o que for possível! Lembre-se que muito do que é escrito nos quadros, ou falado no decorrer de uma aula, podem não ser mostrados novamente em slides ou materiais impressos.

É que os professores possuem um tempo limitado, muitas alterações de cronograma ao longo do ano, por causa dos eventos ou feriados e sendo assim, as universidades acabam complementando essas lacunas, ofertando palestras imperdíveis. Geralmente comparecem grandes nomes do mercado, de grandes influências na área, com muito à acrescentar.

Sendo assim, participe de todas as palestras e se possível, anote ou grave! Todo conteúdo assimilado nesses momentos será um extra a mais para você se garantir no futuro.

Economizar para o material didático

Esse é um fator importante para quem começa uma faculdade pela primeira vez. Afinal, aumentam os gastos durante o curso, com os materiais didáticos, aulas práticas, livros, xerox, alimentação, transporte e muito mais.

Para que você passe por essa fase sem maiores transtornos, procure livros digitais, ou em sebos, onde geralmente os preços dos livros são bem mais acessíveis. Busque utilizar-se também da biblioteca da sua faculdade.

Economize na alimentação, preparando em casa o seu lanche natural, suas frutas, ou qualquer outro tipo de alimento que seja normal para você, e não esqueça a sua garrafa de água. Nada de desperdiçar dinheiro nas lanchonetes, assim voce economiza e ainda mantem uma alimentação mais saudável.

Também dá para economizar com transporte, a dica é procurar por pessoas que morem na mesma região que você para dividirem o preço da locomoção.

Transporte público com passe para estudante é uma boa pedida ou, quem sabe, fazer uso da sua bicicleta, o que seria bem divertido e barato.

Valorize e guarde todas as moedas que receber dos trocos, elas sempre ajudam demais no material a ser xerocado. Abasteça sempre o seu cofrinho com novas moedas sempre que possível.

Faculdade

Agora chegamos no ponto mais importante de todo este papo. Você terá que saber se a faculdade que escolheu possui todos os pontos positivos, ou seja, a qualidade necessária para te oferecer uma graduação bem feita, que irá te destacar no mercado de trabalho.

É importante saber se o corpo docente é qualificado, ou seja, se possuem professores com titulação de mestrado ou doutorado. Se a instituição tem uma boa estrutura para os alunos, com laboratórios, computadores, estúdios, ou o que for necessário para cada área.

É importante analisar se a instituição possui um projeto pedagógico eficiente, que acompanhe as tendências profissionais de cada uma das disciplinas. Portanto, confira se sua universidade tem o costume de realizar boas palestras, com pessoas renomadas e influentes do mercado.

Outro ponto que caracteriza uma boa faculdade é flexibilidade de horário. Ou seja, que você possa optar entre o período matutino ou noturno, de acordo com a sua necessidade do momento.

A faculdade é uma fase diferente de tudo o que já se tenha vivenciado, vai exigir muito de você, mas tenha a mais absoluta certeza, que será uma das melhores fases da sua vida.

Então se você tem a chance de aprender todas as peculiaridades dela não seria inteligente aproveitar?

Entre de cabeça neste mundo de conhecimento que te abrirá as portas do sucesso! Ainda ta com um friozinho na barriga? Então confira algumas das dicas que uns veteranos separaram pra vocês!