O que colocar no currículo de enfermeiro? Confira dicas!

O que colocar no currículo de enfermeiro? Confira dicas!

Quer saber como elaborar um currículo para uma vaga de enfermagem? Neste post você descobre!

Escrever um currículo para a área de enfermagem pode ser mais complicado do que parece. Para começar, esta profissão abrange centenas de habilidades e detalhes específicos de carreira. Portanto, é difícil determinar o que colocar no seu currículo. 

Além disso, para aumentar as chances de ser contratado, é preciso que seu currículo se diferencie de todos os outros profissionais que possuem as mesmas habilidades!

Neste artigo, selecionamos as dicas que você precisa para elaborar um currículo de enfermagem excepcional. Acompanhe o passo-a-passo e fiquei mais próximo do emprego dos seus sonhos. Boa leitura!

O que colocar no currículo de enfermeiro

Independente da profissão, um bom currículo deve ser conciso e fácil de ler. Afinal, os recrutadores passam poucos segundos avaliando suas informações. E, na maioria dos casos, os dados dos candidatos são rastreados por softwares antes de chegar ao humano responsável.

Montamos aqui um passo-a-passo para te ajudar a elaborar um currículo de enfermeiro adequado. Basta seguir com a leitura para descobrir!

1º Passo: Informações pessoais 

De nada adianta criar o currículo perfeito, com um conteúdo incrível sobre suas habilidades e experiência, mas não colocar suas informações pessoais da forma correta. Afinal, um erro de digitação pode impedir um empregador de realizar contato. 

Por isso, atente-se aos seguintes pontos essenciais sobre informações pessoais que você precisa ter no seu currículo de enfermeiro:

  • Nome: coloque seu nome completo com uma fonte grande (tamanho 18 a 22) no topo, centralizado e em negrito;  
  • Cidade/Estado: certifique-se de adicionar informações sobre a cidade e estado em que vive. O nome da rua é opcional. 
  • Número de telefone: Muita atenção nesse item, ele é um dos mais importantes: por onde o empregador irá entrar em contato com você. Por  isso, certifique-se de que todos os dígitos estão corretos e não se esqueça do DDD ou DDI. Vale a pena indicar se o número do telefone é um celular ou um telefone residencial; 
  • Endereço de e-mail: Use um endereço de e-mail profissional,  onde você tem certeza que conseguirá checar todos os e-mails com regularidade. 
  • Estado civil: informe o seu estado civil quando que na vaga é solicitado.

2º Passo: Objetivo profissional para enfermagem

Objetivo profissional enfermagem

Essa seção deve ser curta e direta, indicando com clareza o cargo ou área que você deseja ocupar na empresa. Seja o mais específico possível, evite palavras vazias ou genéricas. Veja exemplos de como fazer abaixo:

Exemplo 1 – Objetivo profissional para enfermeiro de emergência hospitalar

Obter uma posição como enfermeiro(a) na área de emergência hospitalar, onde eu possa aproveitar ao máximo minha formação e treinamento, além de minhas habilidades interpessoais para fornecer ao paciente atendimento de alto nível. 

Exemplo 2 – Objetivo profissional para enfermeiro especialista em obstetrícia

Busco uma posição que me dê a oportunidade de expandir minha experiência como enfermeiro(a) especialista em obstetrícia e, simultaneamente, contribuir para o bem-estar físico, emocional e mental das gestantes.

Exemplo 3 – Objetivo profissional para enfermeiro em pediatria

Como recém-formado(a) em enfermagem, gostaria de aplicar meus conhecimentos teóricos e práticos na área de enfermagem pediátrica, auxiliando profissionais da saúde experientes a executarem suas funções.

3º Passo: Formação Acadêmica

Esse é o espaço ideal para mostrar que você possui a qualificação necessária para ocupar a vaga em questão. Ou seja, se o seu desejo é atuar na área de emergência é interessante indicar alguma formação específica para o segmento, como especializações.

Ao listar a sua formação acadêmica no currículo, siga as seguintes informações:

  1. Inclua o diploma que você recebeu, o seu curso, o nome da instituição e o ano da formatura;
  2. Comece com seu nível educacional mais alto;
  3. Liste todos os outros graus em ordem cronológica inversa;
  4. Exclua o ensino médio se você tem ensino superior completo;
  5. Remova a data da formatura caso tenha concluído a graduação há mais de cinco anos.

4º Passo: Experiência profissional

É importante que seu histórico profissional transmita sua experiência de trabalho através do quão competente você é em certas atividades, em vez de apenas listar suas funções. Por exemplo, indique trabalhos que geraram feedback positivo de pacientes. 

Confira mais orientações importantes: 

  • Liste suas experiências em ordem cronológica inversa e inclua apenas as mais recentes. Isso simplificará seu currículo, deixando enxuto;
  • Liste o cargo primeiro, seguido pela sua especialidade; 
  • Indique o nome da empresa/organização;
  • Acrescente o período nos cargos – você pode simplesmente listar os meses e anos (mês/ano – presente).

5º Passo: Habilidades

Certifique-se de combinar suas habilidades com a descrição do cargo. Inclua detalhes como quais equipamentos você sabe utilizar, em quais quadros médicos tem maior experiência, que tipos de tratamentos já auxiliou, etc. Não se esqueça das habilidades sociais, como comunicação, gentileza, ética de trabalho.

6º Passo: Idiomas

Um ou dois idiomas extras sempre podem ser úteis, mesmo que não tenham nada a ver com a posição para a qual você está se candidatando. Se você domina algum idioma estrangeiro e tem espaço extra em seu currículo, sinta-se à vontade para adicionar uma seção de idiomas. 

Agora você já sabe como montar um currículo de enfermeiro bem-sucedido! 

Caso você não tenha muita experiência profissional, considere incluir referências de alguém que pode atestar suas habilidades, como um professor ou antigo empregador.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e orientações!

Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *