Conheça o curso de Farmácia e sua área de atuação!

Conheça o curso de Farmácia e sua área de atuação!

Aqui neste post, vamos conversar sobre o que se aprende no curso de Farmácia e sua área de atuação! Vamos lá?

Você tem afinidade com ciências biológicas e gosta de pesquisa, desenvolvimento, tecnologias? Além disso, possui uma predileção para assuntos que envolvam a evolução da humanidade? Então, a graduação de farmácia pode ser uma boa opção.

A pessoa graduada em Farmácia atua na área da saúde e as suas principais atividades envolvem produzir, manipular, selecionar, desenvolver e pesquisar medicamentos.

Para desenvolver essas atividades, quem possui formação em farmácia atua em ambientes como hospitais e laboratórios, distribuidoras, farmácias e drogarias. Outras formas de aplicar os conhecimentos práticos da graduação é analisar tecnicamente e emitir laudos na indústria alimentícia.

Algumas pessoas ainda caminham para a área de ensino ou pesquisa em universidades. E então? Acha que tem compatibilidade com suas características? Aqui neste post, vamos conversar sobre o curso de Farmácia e sua área de atuação! Vamos lá?

O que se aprende em Farmácia?

Nessa altura do campeonato, você já deve ter uma noção de quais tópicos se aprende na graduação de Farmácia. Citamos na introdução apenas alguns segmentos de atuação, mas é interessante ter em mente que são mais de 70 áreas diferentes.

Esse leque é uma oportunidade e tanto para quem pretende investir nessa carreira. Na graduação de farmácia, existem atividades que vão desde a assistência terapêutica integral, passando por ações e serviços com o objetivo de promover, proteger e recuperar a saúde das pessoas.

A graduação em farmácia envolve atividades práticas e teóricas, normalmente, envolvendo disciplinas relacionadas aos fármacos e aos medicamentos. Também são ensinadas outras habilidades como implantar e controlar exames toxicológicos, por exemplo, ou manipular substâncias químicas.

Como é o mercado de trabalho para o curso de farmácia?

No final da graduação, o profissional possui uma bagagem humanista, crítica e reflexiva, com base no rigor científico e intelectual, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento da área da Farmácia.

Assim, consegue atuar em todos os níveis de atenção à saúde, durante o desenvolvimento do curso. Além disso, estará capacitado para:

  • planejar;
  • desenvolver;
  • produzir e,
  • controlar a qualidade de medicamentos oficinais, magistrais, homeopáticos, especialidades farmacêuticas, etc.

Com essa abrangência de atividades, podemos afirmar que o mercado de trabalho em Farmácia está aquecido. Foi a terceira profissão com mais contratações formais nos primeiros quatro meses de 2018.

Hoje em dia, a pessoa responsável pelo departamento farmacêutico nas empresas pode ser um dos protagonistas da área da saúde. Podemos ainda afirmar que a tendência é que haja crescimento nesse setor.

A graduação em Farmácia possui alta empregabilidade, mercado de trabalho aquecido, quantidade enorme de opções de áreas de atuação, oferece a possibilidade de especializar-se em algo que realmente te interessa. Ainda oferece uma média salarial compatível.

Todos esses fatores agregados fazem com que seja uma das áreas mais promissoras do momento!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *