Nutricionista: o que faz, salário e dia a dia da profissão

Nutricionista: o que faz, como funciona seu dia a dia, quais as áreas de atuação ele pode trabalhar e qual o salário desse profissional?

Nutricionista: o que faz

A alimentação saudável e uma vida mais ativa nunca esteve tão em alta. O que era claro, ficou ainda mais na pandemia, manter uma alimentação saudável pode te trazer muitos benefícios e evitar vários tipos de doenças. Dessa forma, os profissionais da área de nutrição nunca estiveram tão requisitados e fazendo um papel importante na sociedade. 

Assim, neste conteúdo vamos te contar tudo sobre esta profissão que só vem crescendo ao longo dos anos. 

Nutricionista: o que faz no dia a dia? 

Primeiramente, o que é a Nutrição? A Nutrição é o ato de fornecer componentes fundamentais para organismos e células em pleno funcionamento. Portanto, a Nutrição é uma área que domina os nutrientes que os seres precisam consumir, além de otimizar o consumo com as melhores combinações para o máximo aproveitamento possível destes alimentos.

O nutricionista é o profissional da saúde que estuda os alimentos e seus efeitos no organismo humano. Ou seja, ele tem como principal objetivo garantir a qualidade da alimentação das pessoas, individualmente ou em grupo, indicando quais alimentos podem ser consumidos para garantir uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada.

Assim, para isso, ele estuda a composição de todos os tipos de alimentos, conseguindo elaborar um planejamento alimentar aos pacientes e equilibrando os nutrientes necessários em cada tipo de plano alimentar.  Um nutricionista está sempre preocupado com a segurança alimentar.

Principais funções do dia a dia do nutricionista

  • Atuar articulando os conhecimentos biológicos, políticos, econômicos e sociais em todas as áreas em que a alimentação e a nutrição são fundamentais para preservar, promover e recuperar a saúde de indivíduos e grupos populacionais
  • Desenvolver atividades técnico-científicas específicas no campo da nutrição e alimentação humana, com percepção crítica da realidade social, econômica, cultural e política, em nível individual e coletivo;
  • Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
  • Contribuir para promover, manter e ou então recuperar o estado nutricional do indivíduo e de grupos populacionais;
  • Exercer a prática da nutrição clínica, em caráter preventivo e terapêutico;
  • Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em suas áreas de atuação;
  • Atuar em políticas e em programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
  • Avaliar e diagnosticar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
  • Planejar, organizar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando, assim, a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;
  • Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação;
  • Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;
  • Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana;
  • Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição;
  • Direcionar a prática profissional do interesse social, à cidadania e à ética.

Áreas de atuação na nutrição

Juntamente com a expansão do mercado, acontece, também, a expansão de áreas em que um nutricionista pode atuar. Vamos conhecer as principais. 

Nutrição Clínica 

Nutrição Clínica é a área da nutrição pela qual são tratadas as diversas enfermidades (doenças) que acometem o ser humano, através da alimentação.

A Nutrição clínica atua também prevenindo e tratando doenças através de uma alimentação equilibrada e de suplementos nutricionais de forma terapêutica no controle de patologias.

O atendimento de nutrição clínica é realizado em consultórios particulares ou públicos, clínicas, asilos, spas ou hospitais como enfermarias ou Unidades de Terapia Intensiva.

No atendimento clínico o paciente é examinado individualmente onde são observados sua situação fisiopatológica, história clínica pregressa, atual e familiar (anamnese), estado nutricional, físico e bioquímico podendo assim ser formulado o diagnóstico nutricional e conduta nutricional.

Nutrição Coletiva

A nutrição coletiva é uma área de atuação do nutricionista que abrange o atendimento alimentar e nutricional de coletividade ocasional ou definida, sadia ou enferma, em sistema de prestador de serviço ou contratado pela empresa. 

Assim, essas empresas trabalham com almoços e jantares, coffee breaks, brunchs, ceias, lanches, entre outros.

Nutrição Esportiva

Existe a área também focada em nutrição esportiva. Indicado para atletas e amadores que tem como objetivo a prática de um esporte, o nutricionista que trabalha nessa área tem como objetivo adequar uma dieta de acordo com a atividade do paciente. 

Assim, existem dietas hipercalóricas para atletas de alta performance, dietas mais restritivas para perda de peso e ganho de massa muscular e muitas outras. 

Indústria de alimentos 

Outra área bastante procurada é a nutrição na indústria de alimentos. Dessa maneira, compete ao Nutricionista, no exercício de suas atribuições na área de indústria de alimentos, elaborar informes técnico científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios, atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição, proceder análises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados. 

Marketing Nutricional

O marketing nutricional trata-se de um conjunto de ações que tem como objetivo final entregar ao consumidor informações nutricionais sobre os alimentos que consome. Então o profissional de nutrição tem como função eleger possíveis diferenciais do produto para serem destacados na publicidade ou até em sua embalagem. 

Pesquisa Científica 

Dentro do universo da nutrição, o profissional pode entrar também na área de pesquisa. Pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de processos metódicos de investigação utilizados por um pesquisador para o desenvolvimento de um estudo. Então, no mundo da nutrição existem milhares de temas para serem pesquisados e estudados. 

Salário do nutricionista 

Com esse universo de possibilidades dentro da nutrição o salário pode ser bastante variável. Mas, o que mais importa é sempre procurar a melhor formação e estudar bastante para se tornar um profissional diferenciado. 

No entanto, vale lembrar que o salário do profissional de Nutrição inicial é em média R$ 2.954,53, segundo dados do CAGED. Podendo chegar a grandes salários tanto dentro de empresas como autônomos. 

Conheça o curso de graduação em Nutrição da Unicep 

Por fim, fica evidente que uma profissão com várias áreas de atuação com um mercado crescente não pode deixar de ser uma opção de curso por vários estudantes. O curso de Nutrição do UNICEP, em acordo com o disposto nas Diretrizes Curriculares, tem como objetivos:

  • Formar um profissional capaz de atuar, pautado em princípios éticos, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
  • Oferecer condições para atuação do nutricionista no planejamento, organização, gerenciamento e avaliação de Unidades de Alimentação e Nutrição.
  • Desenvolver adequada formação profissional do futuro nutricionista deixando-o apto a planejar, prescrever, elaborar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.
  • Formar um profissional apto a atuar em comunidades agindo em políticas e em programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.

E aí? Quer saber mais sobre o universo da nutrição ou até de outras profissões que estão em alta? Acompanhe outros conteúdos exclusivos do nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *