Música para foco: aposte nessa dica para se concentrar

Música para foco: aposte nessa dica para se concentrar

Ouvir música enquanto estuda ajuda na memorização, aumenta o foco e treina sua concentração para a hora da prova. Entenda o porquê!

Desde os primórdios, a música envolve e acompanha a humanidade. Já nos últimos anos, pesquisas e estudos científicos mostraram que melodias sonoras nos afetam mais do que achávamos. Além do efeito emocional, também auxiliam na assimilação de conteúdos como raciocínio lógico e concentração.

A região do cérebro ativada quando escutamos música é a mesma que atua no entendimento de matérias como matemática e línguas. Segundo especialistas, a escuta ativa influencia o desenvolvimento da concentração, aguça os sentidos e a sensibilidade – promovendo a criatividade.

Por isso, escutar música para foco ajuda a  se concentrar nos estudos e serve como uma dica e tanto. Se você ainda não experimentou, vai encontrar motivos para investir nessa ideia nesse texto. Aqui nesse post, falaremos sobre:

  • Razões para ouvir música enquanto estuda;
  • Como escolher o estilo musical adequado;
  • Maneiras de acrescentar música na sua rotina de estudos.

Vamos lá?

Por que ouvir música enquanto estuda?

1) Ajuda na memorização

Como mencionado acima, ouvir música estimula a memorização e a assimilação do conteúdo e isso pode ser comprovado por meio de diversos estudos científicos, como da Universidade de Caen, França.

Essa pesquisa mostrou 12% a mais de retenção do conteúdo matemático em alunos que escutaram música clássica durante os estudos. Também houve indícios de aumento na capacidade de concentração.

2) Controla a ansiedade

Você já sentiu euforia, entusiasmo ou tristeza ao escutar uma canção? Ninguém subestima o poder da música de produzir sentimentos. No entanto, os efeitos no combate da ansiedade é novidade.

Estudos conduzidos pela organização britânica Mindlab apontaram para redução de 60% no nível de ansiedade entre os participantes. E ainda separaram uma lista com as 10 melhores canções para esse fim.

3) Acostuma com os ruídos

O silêncio pode ser uma armadilha. Essa frase pode soar estranha, porém é a mais pura verdade: quem vai encarar uma prova concorrida pode ter o desempenho afetado com os ruídos do ambiente.

Dessa maneira, ouvir música para foco enquanto estuda estimula a concentração mesmo em situações adversas. É uma tática e tanto para manter o foco em locais barulhentos.

Use a música para se concentrar e estudar melhor!

Escutar música enquanto estuda aumenta a concentração, a retenção, a assimilação do conteúdo e ainda ajuda a enfrentar os ruídos no dia da prova. Convencidos de que é uma boa investir na ideia? Então está na hora de pensar em como utilizá-la na sua rotina de estudos.

O gênero musical é uma questão individual. A dica é testar diferentes instrumentos e estilos já que os gostos e reações aos estímulos sonoros variam entre as pessoas.

A maioria adapta-se aos sons da natureza, música clássica ou instrumental. Existem diversas playlists no Spotify e no Youtube nessa linha. Existe uma plataforma chamada Noisli que pode ser uma boa.Vale tentar até com aquelas que, além dos instrumentos, tem voz.

A única recomendação é evitar músicas com o ritmo acelerado porque gera ansiedade. Ainda escolher letras em português para não distrair-se tentando decifrar o que está sendo dito em outra língua.

Ouvir músicas durante a leitura é relaxante e melhora o foco. Além disso, escutar canções ao estudar pode aumentar o estímulo do cérebro e do raciocínio. No entanto, cuidado na escolha das músicas! As mais agitadas podem provocar excitação e ansiedade, o que é perigoso para o rendimento. Vamos montar a sua playlist?

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra orientações para tornar seus estudos mais eficazes, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *