Mindset: como isso pode ajudá-lo?

O conceito de mindset está super em alta. Aqui você finalmente vai entender o que isso significa e como pode usá-lo a seu favor!

Vivemos na “Era do Conhecimento”, marcada pelo acesso rápido às informações e pela possibilidade de desenvolver habilidades em plataformas de ensino virtuais.

Essa acessibilidade é muito bem-vinda, mas, isso não significa que os desafios do processo de ensino aprendizagem, assim como as dificuldades da vida, deixaram de existir.

A forma como agimos nos momentos desafiantes é o que atesta nossas competências mais valiosas. Estamos sentindo isso na pele com a pandemia de Covid-19, a qual reestruturou diversos aspectos da nossa vida em sociedade.

Nesse contexto, destacaram-se aqueles cujo mindset e o autoconhecimento permitiram se adaptarem e cooperarem na busca de soluções inovadoras para superarmos momentos tão difíceis.

Você já ouviu falar em mindset, no entanto, não tem certeza do que esse conceito significa ou ainda da sua importância? Fique conosco, porque esse texto é para você!

O que é mindset e onde este conceito surgiu?

Mindset é um conceito surgido pela primeira vez no livro “Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso”, escrito pela psicóloga e professora de Stanford, Carol S. Dweck.

Nesta obra, Dweck desenvolve a seguinte tese: “a visão que você adota de si mesmo afeta profundamente a maneira como você conduz sua vida. Pode determinar se você se torna a pessoa que deseja ser e se realiza as coisas que valoriza”.

Com base nesta tese, ela argumenta que existem dois tipos de mindset, ou configuração mental:

• Mindset fixo: o indivíduo acredita que o talento e o sucesso são inerentes às pessoas, de forma que habilidades não podem ser desenvolvidas através do estudo e da prática. Geralmente, essas pessoas evitam desafios e desistem diante das dificuldades.
  • Mindset de crescimento: o indivíduo acredita que sucesso significa desenvolver-se continuamente. Assim, ele parte em busca de desafios, persiste apesar dos obstáculos e trabalha pesado por seus objetivos.

Portanto, o modo de pensar de cada um determina seus valores e crenças e, consequentemente, suas ações e resultados, inclusive nos estudos, como veremos a seguir.

Qual a importância do mindset nos estudos?

mindset nos estudos

Segundo Carol S. Dweck:

“Em uma mentalidade fixa, estudantes acreditam que suas habilidades básicas, inteligência, talentos, entre outros, são apenas traços fixos. Em uma mentalidade de crescimento, eles entendem que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos através do esforço, um bom ensino e persistência.”

Logo, manter uma mentalidade de crescimento, impacta a forma como você encara os desafios do aprendizado e o seu nível de empenho para superá-los.

Se você começa a resolver um exercício de Física sustentando a mentalidade de que você não é capaz, provavelmente, estará menos disposto a persistir.

A boa notícia, é que segundo Dweck seu mindset pode ser transformado!

No próximo tópico vamos te mostrar como você pode usar seus pensamentos a seu favor!

Mude seu mindset, conquiste o que deseja!

Como vimos, é possível reestruturar o nosso mindset para que ele seja favorável aos nossos objetivos. Você pode remodelar suas percepções e colocar o foco naquilo que realmente importa, rompendo as crenças e valores que te paralisam diante dos desafios.

Veja a seguir exemplo de como isso pode ser feito:

“Reprovei em uma disciplina, então…”

Mentalidade fixa: “… vou desistir, é impossível conseguir bons resultados, mesmo estudando eu não tenho capacidade, é muito difícil!”

Mentalidade de crescimento: “… embora não tenha sido aprovado, aprendi muito e usarei isso como uma oportunidade de crescer e no próximo semestre ser aprovado”

“Não consegui aquela vaga de estágio…”

Mentalidade fixa: “… eles tiveram sorte ou alguém os apadrinhou, nunca vou conseguir uma vaga”;

Mentalidade de crescimento: “… eu vou usar meus colegas como exemplo e, assim, da próxima vez estarei melhor preparado e vou conseguir também”.

Sabemos que não é fácil romper com pensamentos desencorajadores que alimentamos durante muito tempo, porém vale muito o esforço. Isso pode determinar o seu sucesso nos estudos e na sua futura profissão.

Faça esse exercício quando você tiver que lidar com alguma frustração e perceba seus resultados melhorarem.

Afinal, só consegue conquistar seus sonhos aquele que perseverar. Como disse Napoleon Hill, em seu aclamado texto A Filosofia do Sucesso: “Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente: Eu conseguirei!”

Faz sentido, não é mesmo? Uma forma de impulsionar o mindset positivo, é através da leitura de obras voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Que tal escolher um título desta lista que elaboramos?

Aqui no blog da Unicep você encontra muitas dicas para seu crescimento pessoal e profissional, dentre outros temas atuais. Explore nosso conteúdo!