Método de ensino Waldorf: o que é, como surgiu e como funciona

Aqui estão as principais características do método Waldorf de ensino, seus objetivos educacionais e sua abordagem na educação. Descubra!

Método de ensino Waldorf

O método de ensino Waldorf surgiu na primeira metade do século XX, em um momento no qual a alfabetização deixou de ser privilégio de poucos e a instituição escolar assumiu um valor-chave de instrumento de democracia e recuperação após a Primeira Guerra Mundial.

No centro dessa abordagem, está a criança e o desenvolvimento integral de suas habilidades e processos cognitivos. Embora seja menos conhecida que outras linhas pedagógicas, o método também chamado Steiner-Waldorf, desperta o interesse de muitos estudiosos.

As Escolas Waldorf formam hoje a rede independente que mais cresce no mundo e só no Brasil existem mais 88 unidades escolares afiliadas, e muitas outras em processo de filiação.

Portanto, se você se interessa por educação, confira este artigo e descubra tudo sobre o método de ensino Waldorf! 

 

O que são métodos pedagógicos?

Metodologia é derivada do latim methodus, que significa um método de alcançar algo. Assim, as metodologias de ensino incluem todos os métodos utilizados pelos educadores para que os alunos possam desenvolver e ampliar seus conhecimentos.

Cada instituição de ensino elege seu principal método para atingir esse objetivo e cada professor se esforça para orientar os alunos a aprender da melhor forma, seguindo as diretrizes de sua escola.

Atualmente, os métodos de ensino que mais se destacam são:

  • Tradicional – no qual o professor tem um papel protagonista na transmissão do conhecimento, enquanto o aluno assume uma postura passiva.
  • Construtivista – teoria da educação desenvolvida pelo filósofo suíço Jean Piaget. O construtivismo defende que conhecimento é uma construção, e preconiza que as crianças tenham um papel ativo na produção de seu próprio conhecimento.
  • Montessoriano – desenvolvido pela educadora italiana Maria Montessori. O método estimula as crianças a aprender autonomamente e desenvolver seus conhecimentos por meio da curiosidade.
  • Freireano – desenvolvido por Paulo Freire, um dos mais proeminentes intelectuais brasileiros. Baseia-se na ideia de que a educação não se resume à transferência de conhecimento, mas um processo ativo de transformação. 
  • Sócio-interacionista – proposto pelo psicólogo Lev Vygotsky. Essa metodologia pressupõe que o processo de aprendizagem ocorre por meio da interação entre o aluno e a sociedade, que se influenciam mutuamente.

Por último, temos o método de ensino Waldorf, tema central desse post, e que você poderá conhecer em detalhes nos próximos tópicos!

 

O que é o método de ensino Waldorf?

O método Waldorf foi desenvolvido por Rudolf Steiner, filósofo austríaco que acreditava na importância de combinar a razão e a espiritualidade do indivíduo.

Steiner também foi um dos fundadores da Antroposofia. O método Waldorf baseia-se em um processo de ensino-aprendizagem lúdico e inclusivo, onde os alunos têm a oportunidade de aprender por meio de experiências individuais ou de pares.

Além disso, o método tem um foco claro nas manifestações artísticas.

Ao contrário dos métodos tradicionais de ensino, o método Waldorf não se concentra em memorizar conceitos ou ser constantemente testado.

Em vez disso, explora diferentes formas de aprendizagem, como arte ou teatro, por exemplo, que muitas vezes são ignoradas pelos métodos convencionais.

Portanto, no referido método de ensino, a educação é interdisciplinar e estimula a imaginação, trazendo resultados positivos para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

 

Como surgiu o método de ensino Waldorf?

Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o continente europeu, em especial a Alemanha, passava por sérios problemas socioeconômicos. Foi nesse contexto que surgiram esforços para reestruturar e redirecionar o país rumo à recuperação.

Nesse ponto, o filósofo austríaco Rudolf von Steiner (1861-1925) começou a desenvolver um método de autogestão, que respeitasse a autonomia do indivíduo para melhor formação intelectual.

Assim, no início de 1919, Steiner organizou uma série de palestras para os trabalhadores de uma fábrica de cigarros, chamada Waldorf-Astorien, em Stuttgart.

O sucesso dessa iniciativa fez com que os operários solicitassem que o método de Steiner fosse aplicado no ensino de seus filhos.

 Dessa forma, o diretor da fábrica, Emile Molt, pediu ao famoso filósofo que organizasse uma escola com esse propósito.

Após consultar profissionais de outras áreas, como a pedagogia, Steiner desenvolveu a própria proposta pedagógica, que daria origem, em setembro de 1919, à primeira escola Waldorf.

 

Quais são as principais características do método Waldorf?

O principal alicerce da metodologia de ensino Waldorf é a Antroposofia (“antrop(o)”, “homem” + “sof(o)”, “sábio” + “ia”, “qualidade, estado, profissão”). Essa doutrina filosófica estuda o ser humano em seus aspectos físico, espiritual e mental.

Nesse sentido, o método de Waldorf tem como objetivo desenvolver os alunos de forma holística, equilibrada e integrada.

Segundo Steiner, o caminho do aprendizado deve considerar as características intrínsecas do ser humano: o pensar, o sentir e o querer.

Assim, o papel da escola e do professor seria fornecer os instrumentos necessários para que o aprendiz descubra seu potencial, autonomamente e, com isso, supere os desafios que lhe serão impostos ao longo de sua vida.

A pedagogia Waldorf, preconiza, portanto, a formação de pessoas livres, sensíveis, criativas e responsáveis, pautando-se na consciência coletiva, na alimentação saudável e na relação harmoniosa com a natureza.

Como veremos a seguir, Steiner entendia, ainda, que os seres humanos possuem um ritmo próprio de compreensão e aprendizado, o qual ele organizou em ciclos de sete anos, ou setênios. A educação deve, portanto, respeitar as prioridades e demandas de cada fase em todos os âmbitos, da ciência à espiritualidade.

 

Ciclos de aprendizagem divididos em setênios

Segundo a filosofia antroposófica, o ser humano é composto de três partes: corpo, alma e espírito. Essas três partes estão relacionadas, respectivamente, às faculdades de fazer, pensar e sentir. 

Em estado de latência desde o nascimento, cada uma dessas constituintes desperta, progressivamente, em ciclos de sete anos, denominados “setênios”. Assim, todo o currículo Waldorf se pauta nas atitudes e dispositivos didáticos diferenciados para cada etapa.

De acordo com Steiner, os setênios são:

De 0 a 7 anos: maturidade escolar

Nessa fase, as energias da criança estão voltadas no seu desenvolvimento físico. Assim, a educação infantil Waldorf se centra no movimento, na experiência corporal, no uso da motricidade e no estímulo da imaginação.

 

De 7 a 14 anos: maturidade sexual

O segundo setênio concentra-se no funcionamento psicoemocional da criança, mobilizando suas faculdades psíquicas e, em simultâneo, proporcionando uma intensa vivência emocional.

 

De 14 a 21 anos: maturidade social.

Desencadeia-se, então, o pensar lógico, abstrato e conceitual de cada indivíduo, que será a base para a formação da personalidade. Nesta fase, desperta-se a individualidade do educando, o que Steiner chamou “constituinte espiritual”.

 

Como funciona o método Waldorf

As escolas Waldorf, funcionam considerando os seguintes elementos:

 

Jogos, imaginação e brinquedos

Na pedagogia Waldorf, o poder da imaginação, tão vivo em cada criança, é parte integrante da forma como o professor trabalha com seus alunos. O professor integra a contação de histórias e a imaginação na aprendizagem. 

Além disso, quanto menos preciso ou acabado e mais sugestivo for um brinquedo, maior será o seu valor educativo, pois anima verdadeiramente o mundo interior da criança. 

 

Estrutura e ordem

Nas escolas Waldorf, a criança deve se desenvolver em um ambiente estruturado e previsível no dia a dia. Há momentos para se reunir e trabalhar juntos, momentos para brincar individualmente ou com amigos, momentos para atividades dirigidas, como artesanato,  panificação ou pintura, e momentos para brincadeiras criativas.

O professor orientado pela pedagogia Steiner-Waldorf trabalha com os ritmos e temas sazonais do ano, usando atividades artísticas, histórias e canções, por exemplo, para animar e capturar o interesse e a imaginação das crianças.

 

Desenvolvimento social

Na pedagogia de Steiner-Waldorf, a criança aprende gradualmente a se tornar um ser social e o desenvolvimento da criança pequena nessa área é tão importante quanto as tarefas que desempenha. 

O professor tem o papel de orquestrar a forma como essa abertura ao social ocorre, favorecendo o bom comportamento entre as crianças, mas também por meio de atividades de movimento, canto ou jogos para desenvolver a consciência de grupo.

 

Desenvolvimento Intelectual

Em vez de introduzir uma abordagem puramente intelectual, o professor Steiner-Waldorf procura nutrir e manter viva a imaginação da criança, capitalizando o poder do pensamento criativo. 

O potencial intelectual da criança permanece assim inalterado em seu ser e se desenvolve pouco a pouco, sem correr atrás da satisfação de resultados a curto prazo. 

Pelo contrário, as escolas Steiner-Waldorf se esforçam para preservar as características inerentes de cada criança a fim de prepará-las para uma vida adulta saudável e equilibrada.

*

Por fim, agora você sabe o que é o método de ensino Waldorf, entende seus fundamentos, princípios e funcionamento. Tendo em vista o crescimento do interesse de pedagogos e família nessa metodologia educacional, é importante entendê-la para descobrir se você se identifica com seus valores. 

Sobretudo, se você é um estudante da área e pensa em se especializar em alguma metodologia específica para explorar oportunidades no mercado de trabalho. 

Esperamos que tenha gostado da leitura e continue acompanhando o blog da Unicep!

O que achou do método de ensino Waldorf? Que tal se manter atualizado sobre os principais temas da Pedagogia? Então, explore nossos conteúdos pensados especialmente para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *