Medicina veterinária: quantos anos dura o curso? Saiba tudo sobre!

O médico veterinário é extremamente importante para a saúde dos animais, assim como dos humanos. Você quer saber mais sobre a Medicina Veterinária: quantos anos dura o curso e outras informações? Acompanhe o artigo!

Medicina veterinária: quantos anos

O que é a Medicina veterinária?

A medicina veterinária é a área de conhecimento da saúde na qual se estuda, na prática e na teoria, assuntos relacionados à saúde-doença dos animais, assim como produção, bem-estar, sustentabilidade e outros diversos fatores.

Dentro da medicina veterinária existem diversas possibilidades de especialidades, como atuação em clínica médica de pequenos animais, acupuntura, dermatologia, patologia, medicina veterinária intensiva, cirurgia veterinária, anestesiologia e mais. 

Saiba mais sobre essa área do conhecimento!

Medicina veterinária: quantos anos dura o curso?

Sendo um curso com um currículo de matérias abrangentes, o curso de Medicina veterinária dura cerca de 4 anos, podendo chegar até a 5. Nesses anos de estudo, a graduação é dividida entre matérias específicas e generalistas. 

Além disso, o curso de veterinária exige outras atividades fora das matérias da grade de estudos, como o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), as horas de estágio e as disciplinas complementares, que, por sua vez, podem ou não serem obrigatórias de acordo com a instituição de ensino.

Como é o curso de medicina veterinária?

As principais matérias estudadas no curso de veterinária incluem anatomia, fisiologia, microbiologia, imunologia, farmacologia, patologia, clínica médica e cirúrgica, parasitologia, zootecnia, nutrição animal, entre outras. 

Além disso, os estudantes também são preparados para lidar com questões de gestão, legislação, ética e bem-estar animal.

Os estágios mencionados anteriormente são uma parte importante do curso de veterinária. Eles permitem que os estudantes ganhem experiência prática em diferentes áreas, como clínicas, hospitais veterinários, fazendas, zoológicos, entre outros. 

Durante os estágios, os estudantes geralmente trabalham sob a supervisão de veterinários experientes e aprendem a aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas.

Ao concluir o curso, o estudante pode atuar em diversas áreas, como clínica médica e cirúrgica, reprodução animal, nutrição animal, zootecnia, medicina preventiva, entre outras. 

Além disso, os formados em veterinária também podem trabalhar em instituições de pesquisa, empresas de alimentos para animais, indústrias farmacêuticas e empresas de consultoria em saúde animal. 

Medicina veterinária: quantos anos dura o curso na Unicep?

O curso de Bacharel em Medicina Veterinária da UNICEP tem seus conteúdos curriculares fundamentados na Resolução CNE/CES 01, de 18 de fevereiro de 2003, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina Veterinária. 

A graduação em veterinária pela Unicep tem duração de 10 semestres, podendo ser diurno ou noturno. 

Confira o conteúdo curricular do curso:

Conteúdos básicos Conteúdos específicos 
Bases moleculares e celulares Ciências da Medicina Veterinária
Ciências Humanas e Sociais Zootecnia e Produção Animal
Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal
Clínica Veterinária
Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública

As competências e habilidades que os estudantes adquirem no curso de veterinária na Unicep são:

  • Prática da clínica médica e cirúrgica em todas as suas modalidades e esferas de atuação;
  • Assistência técnica e sanitária aos animais;
  • Planejamento e a execução da defesa sanitária animal, atividades de extensão rural, atendendo às necessidades e interesses da comunidade e preservação de meio ambiente;
  • Fiscalização e inspeção higiênica e tecnológica dos produtos de origem animal;
  • Supervisão, e fiscalização de todos os projetos de pesquisa animal;
  • Defesa da fauna, especialmente o controle da exploração das espécies animais silvestres, bem como dos seus produtos;
  • Interpretar sinais clínicos, e alterações morfo-funcionais;
  • Interpretar e realizar exames laboratoriais;
  • Elaborar e interpretar laudos técnicos em todos os campos de atuação da Veterinária.

Como funciona a duração do curso de medicina veterinária?

Como dito no início no texto, ao longo do curso, os estudantes devem cumprir uma série de créditos obrigatórios, distribuídos em disciplinas teóricas e práticas. Na UNICEP, o curso de veterinária possui uma matriz curricular composta por disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Farmacologia, Nutrição Animal, Parasitologia, Clínica Médica e Cirúrgica, entre outras. 

A carga horária total de disciplinas é de 3.760 horas, sendo que as disciplinas práticas são realizadas em laboratórios e em estágios obrigatórios.

Os estágios são uma parte importante do curso de veterinária, pois permitem aos estudantes adquirirem experiência prática e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas. 

Na UNICEP, são obrigatórios 400 horas de estágio, que podem ser realizados em clínicas veterinárias, hospitais veterinários, zoológicos, fazendas, entre outros locais. Os estágios são supervisionados por professores e profissionais experientes, e os estudantes podem escolher a área em que desejam se especializar.

Estude medicina veterinária na Unicep

Entendeu melhor sobre o curso e a atuação em medicina veterinária? Gostaria de se tornar um médico veterinário? Estude medicina veterinária na Unicep!

Leia mais conteúdos do blog da Unicep feito especialmente para estudantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *