Me formei e agora? O que fazer depois da faculdade?

Me formei e agora? O que fazer depois da faculdade?

Terminou a faculdade e não sabe muito bem para onde ir? Calma, aqui neste post, vamos te dar alguns direcionamentos para você encontrar as respostas necessárias. Leia mais aqui! 

Finalmente a tão desejada formatura! Você está com o canudo e a carteira profissional nas mãos… Mas o que fazer agora? Qual o próximo passo para construir uma carreira de sucesso? Um programa de trainee? Fazer pós-graduação? Quem sabe abrir o próprio negócio? Com tantas questões é normal se sentir desnorteado.

Iniciar um novo ciclo é sempre um desafio permeado de dúvidas e angústia. A crise econômica foi agravada pela pandemia do CoviD-19 gerando demissões em massa. Sabemos que isso parece assustador, principalmente aos recém-formados, ansiosos em busca por um espaço no mercado de trabalho ou desejosos por uma promoção.

Mas fique tranquilo! Neste texto iremos mostrar os possíveis caminhos que um recém-formado pode seguir, para que você possa avaliar suas opções e planejar estratégias otimizadas para quando surgir uma oportunidade. Vamos juntos?

O que fazer depois da faculdade? Dicas de orientações

O cenário atual do mercado de trabalho para o recém-formado é, de fato, desafiador. 

Contudo, as empresas seguem contratando novos colaboradores. 

Então não desanime e mantenha o foco em seus objetivos pessoais e profissionais. Abaixo, citamos algumas dicas e orientações de como estruturar sua vida pós-universidade. Acompanhe! 

Planejamento de carreira

Diante de tantas incertezas e receios, estruturar um plano de carreira te proporcionará mais segurança e clareza para fazer escolhas coerentes com seus interesses e valores

Também vai te ajudar a responder os questionamentos que surgem após a formatura.

Para isso, escreva detalhadamente o que você quer fazer, em qual área focar e onde quer chegar em um período determinado. 

Um bom plano deve conter metas específicas, portanto, identifique o resultado desejado de cada uma delas e coloque-as no papel sem deixar espaço para ambiguidades. 

Acompanhe seu progresso e faça ajustes quando julgar necessário, pois as metas devem ser realizáveis e coerentes com o momento que você está vivendo. 

Se abra para diversas oportunidades

O momento é delicado e exige que você esteja atento às oportunidades que se apresentarão, pois, futuramente, recrutadores questionarão o que você fez durante o período de isolamento social. 

Portanto, aproveite para se aprimorar e se destacar entre os concorrentes. Como? Várias plataformas de ensino à distância disponibilizam, gratuitamente, conteúdos de qualidade em diversas áreas, tornando acessível o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos. Procure os temas de sua preferência e aproveite esse momento! 

Aprender um novo idioma também é uma boa pedida, além de aumentar sua empregabilidade e melhorar o seu posicionamento no mercado, abre muitas oportunidades interessantes e enriquecedoras. Imagine poder desenvolver uma carreira internacional? Utilize o isolamento à seu favor!

O que fazer depois da faculdade?

Conheça as opções

Mesmo que as dificuldades para os recém-formados tenham se ampliado nesta crise, resultados de sucesso perfeitamente atingíveis. Portanto, não se acomode e continue estudando suas opções. A seguir, mostraremos algumas delas para que você faça escolhas alinhadas ao seu plano de carreira.

Faça um processo de trainee

Um programa de Trainee é uma excelente opção para recém-formados adquirirem experiência trabalhando em uma grande empresa, enquanto são treinados por excelentes profissionais de diversas áreas. 

Se souber aproveitar essa oportunidade  poderá conquistar um cargo na organização!

Se o seu desejo é pleitear uma vaga, mantenha seu currículo atualizado e esteja preparado para participar de processos seletivos. 

Com o distanciamento social as entrevistas estão sendo feitas por videoconferência ou telefone, portanto, se certifique de ter condições adequadas para realizá-las. 

Abra sua própria empresa 

Um emprego com carteira assinada é o objetivo da maioria dos recém-formados, porém muitos também desejam empreender após a faculdade. 

Como no Brasil, os desafios para se tornar empresário são bastante complexos, é imprescindível ter coragem para assumir os riscos e persistência para alcançar resultados.

Contudo, se você tem essa veia empreendedora e está disposto a investir e trabalhar duro em uma ideia, tenha foco e busque as informações necessárias para desenvolver seu projeto e executá-lo com sucesso. O retorno poderá ser incrível!

Aposte em uma segunda graduação 

Considere uma segunda graduação caso você esteja insatisfeito com sua área de formação, porém, antes de tomar qualquer decisão analise o mercado de trabalho e as potenciais oportunidades disponíveis para você. 

Considere o tempo e o investimento financeiro necessário para concluir seus novos estudos e faça uma extensa pesquisa para compreender quais são as habilidades que você terá de desenvolver para ter destaque na sua nova área escolhida.

Faça uma pós-graduação 

Se está satisfeito na sua área de formação, mas, mesmo assim acredita que precisa se aperfeiçoar, a pós-graduação é a opção mais indicada para prosseguir seus estudos. 

Fazer uma pós possibilitará que você se destaque tanto em processos seletivos, como dentro do seu atual trabalho. É um investimento em sua carreira, e o retorno será melhores salários e posicionamento no mercado.

Com essas informações e dicas fica bem mais tranquilo escolher qual opção te conduzirá ao sucesso profissional, não é mesmo? Reflita sobre seus objetivos, trace um plano e continue otimista – certamente você terá excelentes resultados!

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *