Mapa mental: entenda o que é e como fazer!

Mapa mental: entenda o que é e como fazer!

O mapa mental é uma ferramenta de organização que favorece a compreensão e memorização. Neste post você descobre o que é, suas vantagens e como fazer um mapa mental para estudar e revisar!

Você já passou por essa situação: passar horas lendo livros e apostilas, sentir que está entendendo tudo, porém, no dia seguinte não se lembrar de nenhuma das novas informações estudadas? É frustrante, não é? Mas não se preocupe, não há nada errado contigo! 

Esse é um problema tão comum  que existem pesquisadores que se dedicam a entender como funciona nosso cérebro e como aprendemos. Um desses estudiosos é o psicólogo Tony Buzan, que desenvolveu um método de aprendizagem muito interessante: o mapa mental.

Criar um mapa mental é uma ótima maneira de organizar seus pensamentos e ideias. Eles são fáceis de elaborar e permitem apresentar informações e conceitos em um formato que favorece a compreensão e memorização. 

Isso porque os mapas mentais usam uma série de gatilhos que tornam seu conteúdo mais fácil de lembrar do que no texto simples. Além disso, possibilitam conectar e enriquecer o conhecimento existente com novas informações.

Neste post, vamos te mostrar o que é e como fazer um mapa mental excelente para melhorar sua performance nos estudos! Acompanhe! 

O que é um mapa mental?

Com base nos avanços no campo da neurociência, o mapa mental foi desenvolvido por Tony Buzan na década de 1970. Ele partiu de uma ideia simples: como otimizar o funcionamento dos dois hemisférios do nosso cérebro e aproveitar nosso potencial de aprendizado ao máximo.

Portanto, o método foi desenvolvido com base nos seguintes pressupostos:

  • O hemisfério direito do cérebro é responsável para o pensamento lógico, números e processos cronológicos;
  • O hemisfério esquerdo é responsável pela rede visual, criativa, emocional e holística.

Assim, o mapa mental é uma ferramenta criativa e lógica de fazer anotações e registrar ideias, o que envolve literalmente “mapear” seu pensamento sobre um tópico. Eles têm uma estrutura hierárquica e associativa, o que é essencial para classificar eventos e conceitos-chave. 

Essa estrutura pode ser criada com duas categorias de conexões: hierárquicas (ramificações) – que conectam cada elemento com o que o precede, ou associativas, que conectam elementos que estão hierarquicamente próximos, mas dispostos em pontos diferentes do mapa.

Em suma, um mapa mental ajuda a estimular a criatividade e a estruturar projetos, ideias, pensamentos e até mesmo sentimentos. Agora, vamos entender mais sobre os benefícios de utilizar esse método nos nossos estudos!

Vantagens de usar mapa mental para estudar

Um mapa mental tem muitas vantagens que podem ajudá-lo a aprender. Isso porque essa ferramenta envolve simultaneamente muitos sentidos. Ao criar um mapa mental, você se tornará ativo durante o estudo. Apenas isso já tem um efeito positivo na aprendizagem. 

Porém, o mapa mental oferece ainda muitas outras vantagens:

  • Memorização: nosso cérebro assimila imagens visuais muito melhor do que listas de palavras. Portanto, um mapa mental organizado pode ajudá-lo a memorizar informações. Isso porque fornece contexto visual e conecta temas e ideias em torno de um tópico central. Ao adicionar dicas visuais como cores ou formas, você fortalece sua capacidade de lembrar informações impor
  • Pensar fora da caixa: o mapa mental ajuda a pensar fora da caixa, exercitar a criatividade e a ativar seu conhecimento existente sobre novos tópicos. Isso torna o aprendizado muito mais eficiente. Note também que, nas provas do ENEM, são muito frequentes questões interdisciplinares. Nesse sentido, o mapa pode ser bastante útil;
  • Assimilar conceitos complexos: ao dividir visualmente um conceito complexo em ideias mais fáceis de digerir, o mapa mental oferece a estrutura perfeita para sintetizar e esclarecer o conhecimento a ser absorvido;
  • Flexibilidade: você pode aperfeiçoar seus mapas mentais. Caso identifique um subtópico mais complexo durante seus estudos, você pode criar um mapa mental específico para compreendê-lo melhor. Depois basta anexá-lo ao mapa original;
  • Formato: você não precisa elaborar seus mapas mentais em papel. Hoje, você pode encontrar diversas plataformas digitais e aplicativos  que permitem criar um mapa mental eletronicamente e até deixá-los salvos na nuvem. Detalharemos essas opções em um tópico mais a frente.

Com tantas vantagens, a criação de um mapa mental torna-se um método de aprendizagem poderoso! Então, vamos aprender como fazer um mapa mental?

Como fazer um mapa mental?

Para fazer um mapa mental, trabalhamos em torno da definição de um conceito central ao qual adicionamos ramificações. Assim, conectamos as ideias principais ao conceito básico. Em seguida, adicionamos sub-ramificações contendo as ideias secundárias, depois terciárias, e assim por diante.

O mapa mental pode ser simplesmente desenhado em papel ou pode ser feito em plataformas digitais. Para ser ainda mais eficiente no seu aprendizado, você pode adicionar imagens, símbolos e desenhos. Veja a seguir 4 passos para criar o seu primeiro mapa mental:

Passo 1 – Selecionar a ideia ou conceito principal

Determine qual o tema principal do mapa mental. Depois, coloque-o no centro da página. Esse é o ponto de maior destaque do seu mapa, portanto, use cores fortes, marcadores neon e escreva com letras maiores. 

Além disso, para enfatizar  ainda mais o tema central, você pode enquadrá-lo como desejar – em um círculo, quadrado, nuvem, etc. Use a criatividade, mas deixe livre espaço suficiente para adicionar ramificações e outros elementos. 

Passo 2 – Adicionar ramificações ao tópico principal

Crie ramificações que representarão subtópicos e abrirão caminhos para você organizar e conectar as informações estudadas. Atribua a cada ramo, uma ou duas palavras-chave para mantê-lo simples.

Aqui você pode usar cores e linhas de diferentes formatos. Contudo, procure usar apenas verbos, substantivos, adjetivos ou pequenos caracteres para os ramos principais. Excesso de informação pode atrapalhar o processo. 

Passo 3 –  Desenvolver ramificações adicionais

Após identificar os sub tópicos principais e associá-los ao tema central, acrescente ramificações adicionais. Lembre-se de organizá-los conforme a hierarquia ou relevância em relação ao tema central. 

Ou seja, coloque as informações mais importantes em letras maiores e cores mais chamativas. Seja sucinto e sinta necessidade de colocar mais informações, considere elaborar um mapa para subtópico em questão.

Passo 4 – Adicione recursos visuais

Os mapas mentais são eficazes, pois permitem comunicar e organizar as informações visualmente. Para obter mais estímulo visual, adicione desenhos e imagens para diferenciar melhor os temas e criar mais associações.

Uma boa ideia é criar um sistema de cores para cada nível de hierarquia. Se você tiver habilidade, ao escrever você pode usar fontes mais elaboradas ou lettering. Assim, seu mapa se torna mais inspirador e cativante!

Ferramentas online para te ajudar a criar mapas

Se você gosta de utilizar ferramentas digitais para estudar, vai gostar de saber que existem plataformas que te ajudam a criar mapas mentais elaborados. Alguns exemplos são:

  • Mindmeister: plataforma totalmente online que permite que você crie seus próprios mapas mentais. Você pode criar um número limitado de mapas gratuitamente ou optar pela versão paga. Por ser integrado ao seu navegador da web, não há necessidade de downloads e atualizações.
  • Canva: plataforma bastante popular e intuitiva. Permite elaborar mapas mentais bem completos. O Canva disponibiliza um grande acervo de mapas personalizáveis e você não precisa pagar nada para editá-los. Além disso, a maioria dos templates e imagens prontos para usar também é gratuita. 

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre o que é e como fazer um mapa mental para otimizar seus estudos. Experimente fazer seu mapa a mão e depois teste o formato digital. Não existe uma opção melhor que outra, mas sim aquela que funciona para as suas necessidades e preferências! 

Esperamos que tenha gostado deste artigo e das nossas dicas! Aqui no blog da Unicep, reunimos os melhores métodos de estudo para você arrasar no ENEM e realizar seu sonho de entrar na Universidade!

Conhece alguém que gostaria de conhecer essas dicas de como fazer um mapa mental? Compartilhe com seus colegas e fique de olho no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *