Manutenção de Aeronaves: Como se tornar um profissional na área?

Com o setor aeronáutico e, franca expansão, profissionais em manutenção de aeronaves são cada vez mais procurados. Saiba mais sobre esse tema no nosso artigo de hoje!

Manutenção de Aeronaves
Manutenção de Aeronaves

A demanda global por manutenção de aeronaves continua a crescer. A razão é simples: o mercado de transporte aéreo está em recuperação após as dificuldades enfrentadas no auge da pandemia da Covid-19. 

Segundo relatório emitido pela IATA (International Air Transport Association), a receita internacional de passageiros pagantes por quilômetro voado (RPKs) impulsiona a recuperação da indústria em todo o mundo. Além disso, várias rotas aéreas superam os níveis pré-pandemia, indicando um crescimento de 331,9% ao ano. 

Com o setor aquecido, a demanda por mão de obra especializada também aumenta, sobretudo pelos profissionais responsáveis pela manutenção de aeronaves. Portanto, se você tem interesse na aviação, essa pode ser uma carreira promissora para você! Quer saber como entrar nesse mercado? Então, este artigo é para você! Boa leitura!

 

Como é a carreira em Manutenção de Aeronaves?

Um avião é composto por milhares de peças que devem necessariamente ser mantidas e/ou reparadas para garantir a segurança durante os voos. A pessoa que se especializa em  manutenção de aeronaves é responsável por verificar e consertar os diversos elementos estruturais do avião: motores, fuselagens, pneus, sistemas mecânicos, peças elétricas, etc. 

Desempenha, portanto, um papel essencial na segurança e regularidade do transporte aéreo. É sua atribuição realizar todas as operações para que a aeronave funcione perfeitamente e cumpra seu programa de voo. Outra de suas tarefas é inspecionar se as condições das aeronaves concordam com as normas legais.

Nesse sentido, também são de sua responsabilidade o planejamento operacional do transporte aéreo e a organização da documentação técnica para que as aeronaves estejam operacionais. Entre suas atribuições está a garantia da segurança do voo. 

Assim, o perfil desse profissional é generalista, versátil e, portanto, capaz de realizar a maioria dos reparos, também podendo se especializar na supervisão de partes específicas, como o trem de pouso. A seguir, falaremos sobre as opções de especialização para quem deseja trabalhar com a manutenção de aeronaves.

 

Especialidades da Manutenção de Aeronaves

Para atuar nas empresas do setor de manutenção aeronáutica, a pessoa deve concluir um curso homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e, a seguir, deverá prestar provas/bancas nas habilitações previstas por este órgão.  

Ao ser aprovado, o profissional estará habilitado a trabalhar como mecânico de manutenção aeronáutica em um dos seguintes Grupos: Célula, Motopropulsor e Aviônicos. Confira mais detalhes sobre essas habilitações nos próximos tópicos.

GMP (Grupo motopropulsor)

Permite que o profissional trabalhe com os principais tipos de motores de avião: convencional ou a reação e com os sistemas de hélices e rotores, que completam os principais sistemas do grupo. 

CEL (Célula)

Permite que o profissional trabalhe com seguintes sistemas: pressurização, ar condicionado, pneumáticos e hidráulicos, além da parte estrutural de aviões e helicópteros (fuselagem). 

AVI (Aviônicos

Permite que o profissional trabalhe com os componentes elétricos e eletrônicos das aeronaves, tais como os instrumentos de navegação, de comunicação, sistemas elétricos e eletrônicos embarcados.

 

O que é preciso para ingressar em um curso de Manutenção de Aeronaves? 

Se você está interessado em ingressar em um curso de manutenção de aeronaves, saiba que deve cumprir os requintes pré-requisitos:

  • Ter, no mínimo, 18 anos, a serem completos até o final do curso.
  • Possuir Certificado de Conclusão do 2º grau (ensino médio).

Já para obter a sua licença da ANAC você precisará:

  • Ter concluído, com aproveitamento, curso homologado pela ANAC.
  • Ter aprovação em exame teórico da ANAC.

Com a habilitação em mãos, é chegada a hora de entrar pro mercado de trabalho!

 

Onde um profissional de Manutenção de Aeronaves pode trabalhar?

O tipo de aeronave pelo qual um técnico de manutenção de aeronaves é responsável dependerá do seu local de trabalho. Alguns operam aviões comerciais ou de carga, ou mesmo jatos corporativos, enquanto outros podem trabalhar principalmente com helicópteros. 

Em alguns casos, no entanto, um técnico de manutenção de aeronaves se concentrará em uma variedade de tipos de aeronaves para seu empregador, em vez de apenas um tipo. Mas de forma geral, os profissionais habilitados pela ANAC podem trabalhar em:

  • Centros de Manutenção Aeronáutica (MRO)
  • Indústria aeronáutica
  • Oficinas de itens aeronáuticos
  • Operações e manutenção de trânsito de aeronaves em aeroportos e aeroclubes.

Logo, o trabalho do mecânico de aeronaves é, principalmente, a oficina, hangar ou pista para companhias aéreas.  Após alguns anos de experiência, este profissional pode evoluir para outras funções administrativas, como o “suporte ao cliente”. 

Nesse caso, ele auxilia o cliente (companhia aérea, por exemplo) no uso, manutenção ou modificação de seu equipamento aeronáutico. Ele analisa sua solicitação e a encaminha para o departamento competente. Por fim, negocia com ele as propostas da empresa e elabora o orçamento comercial das operações solicitadas. 

Ele também pode ocupar uma posição na área de logística. Nesse caso, ele deve garantir a disponibilidade de peças, materiais, equipamentos em condições ótimas de quantidade, custos, prazos e qualidade (gerenciamento de estoque e pedidos).

 

Conheça o curso de Manutenção de Aeronaves da Unicep!

Durante o curso de manutenção aeronáutica são explicadas todas as operações necessárias para a manutenção da aeronave que devem ser realizadas para verificar e manter os requisitos de aeronavegabilidade.

Na UNICEP,  a grade curricular do curso tecnólogo em manutenção de aeronaves é composta de disciplinas altamente tecnológicas para a formação de um profissional competente. Assim, você irá aprender a:

  • Cuidar da manutenção dos componentes da aeronave.
  • Reconhecer as características gerais das aeronaves e seus subconjuntos.
  • Verificar e avaliar a evolução dos dados sobre o estado operacional da aeronave e a eficácia das intervenções, adotando as medidas cabíveis.
  • Avaliar situações de risco e indicar as medidas de primeiros socorros para a sua contenção.
  • Conhecer todas as ferramentas tecnológicas para manutenção.
  • Compreender e aplicar os regulamentos nacionais, comunitários e internacionais da aviação no exercício da sua função.

O currículo também prevê atividades práticas, que podem ser realizadas por meio de estágio ou de atividades complementares. Muito importante reforçar que o curso tecnólogo em manutenção de aeronaves da UNICEP é homologado pela ANAC, e atende às legislações sobre o tempo de integralização (2400 horas, em pelo menos seis semestres).

*

Pronto, agora você conhece o que é o trabalho de manutenção de aeronaves e como fazer para se inserir nesse mercado que está super aquecido! Você é um entusiasta da inovação no campo tecnológico? Então o curso tecnólogo da UNICEP é perfeito para você! Saiba mais aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *