Lista de material de enfermagem: saiba como se preparar para ingressar no curso

Lista de material de enfermagem

Constatou-se, nos últimos dois anos, com a pandemia da Covid-19, a importância inquestionável de uma profissão na área da saúde: a enfermagem, e, se você deseja seguir essa carreira, ingressar na faculdade será o principal caminho para se tornar um grande profissional, e a lista de material de enfermagem é um assunto importante a se considerar.

Vamos lá, já se decidiu? Se sua resposta for sim, vamos em frente, pois aqui iremos falar sobre coisas mais práticas que será imprescindível ao longo de toda sua formação e que você precisa conhecer.

O que se aprende no curso de enfermagem?

Para ser enfermeiro ou enfermeira é preciso formação superior, pois é uma profissão de amplo conhecimento técnico e científico, indo muito além da “arte de cuidar de pessoas”.

Sendo assim, é importante que ao decidir entrar para a faculdade de enfermagem você já conheça a grade curricular do curso e tenha noção de quais conhecimentos irá adquirir.

Quais são as disciplinas curriculares do curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem possui uma vasta grade curricular, principalmente, na área de Ciências Biológicas. 

Dessa forma, entre as principais disciplinas que você irá cursar, estão:

  •     Anatomia
  •     Fundamentos Técnicos da Enfermagem
  •     Atendimento Pré-hospitalar
  •     Histologia
  •     Biossegurança
  •     Psicologia
  •     Farmacologia
  •     Enfermagem Clínica
  •     Enfermagem Cirúrgica
  •     Enfermagem Ginecológica e Obstétrica
  •     Práticas de Enfermagem na Saúde Coletiva
  •     Gestão em Saúde

Além dessas disciplinas, você precisará passar, também, por estágios supervisionados, em que poderá pôr em prática todo o conhecimento adquirido.

Qual é a lista de material de enfermagem necessária para o curso?

Ser enfermeiro ou enfermeira é uma profissão que irá exigir muita dedicação ao longo de toda sua vida.

Mesmo durante a faculdade, será preciso dedicar horas intermináveis ao estudo, além do investimento financeiro que será necessário para aquisição da lista de material de enfermagem, imprescindível para sua formação.

Ao ingressar no curso, será preciso aprender a lidar com alguns equipamentos essenciais para o atendimento dos pacientes, como o estetoscópio, o oxímetro e o aparelho medidor de pressão, entre outros.

Para quem ainda está se decidindo por ingressar, ou não, na faculdade de Enfermagem, é importante conhecer quais são esses materiais, não acha?

Caso você não faça nem ideia quais são esses equipamentos, nós iremos te ajudar, mostrando quais são eles e a função de cada um.

Vem com a gente!

Medidor de Pressão

O Esfigmomanômetro ou, simplesmente, aparelho medidor de pressão é um dos equipamentos que compõem a lista de materiais necessários para a formação de um profissional de enfermagem. 

Verificar a pressão arterial é um dos primeiros atendimentos que um enfermeiro ou enfermeira presta a um paciente, com o objetivo de aferir a pressão sanguínea e detectar possíveis alterações, além de direcionar o atendimento hospitalar.

Oxímetro

Outro equipamento muito comum no dia a dia de um profissional de enfermagem, e que durante o curso de formação ele aprende a usar, é o oxímetro. 

Esse aparelho é utilizado para medir a oxigenação do sangue. Para isso, ele é inserido em um dos dedos do paciente.

Estetoscópio

Esse aparelho é considerado um símbolo para os profissionais da saúde.

Sendo assim, para os profissionais da enfermagem não poderia ser diferente, já que ele é um dos materiais necessários para o trabalho desse profissional.

O estetoscópio é usado para verificar as funções cardíacas e pulmonares.

Esse procedimento é chamado de “auscultar”, ou seja, ouvir o coração ou pulmões do paciente e descobrir se estão funcionando normalmente ou se há alguma anormalidade.

Garrote

Garrote, ou torniquete, é um laço de borracha usado para comprimir um determinado membro, com o objetivo de conter uma hemorragia.

O equipamento só deve ser utilizado por um profissional, no caso um enfermeiro ou enfermeira, treinados para o seu manuseio correto.

Termômetro Clínico

O uso do termômetro clínico é uma das práticas diárias mais comuns em um atendimento hospitalar.

Isso porque, será através dele que poderá ser detectado possíveis alterações na temperatura corporal de um paciente, já que valores acima de 37 °C já podem indicar problemas mais sérios.

Como funciona a faculdade de enfermagem?

O mercado de trabalho para profissionais de enfermagem passou por uma grande expansão nos últimos anos, é o que mostra uma pesquisa realizada em 2020 pelo Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, em parceria com a FIOCRUZ.

Ainda, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, metade dos profissionais da Saúde estão na enfermagem, sendo que 80% são técnicos e auxiliares, e 20% enfermeiros.

Diante desse cenário promissor para a carreira de enfermagem, as faculdades públicas e privadas atraem um número crescente de candidatos a uma vaga em um curso superior.

Com duração de 4 a 5 anos, o curso de Bacharelado em Enfermagem é o que vai formar o profissional para atuar atendendo pacientes em hospitais e clínicas, considerada a formação mais completa dessa área.

Quer uma dica extra?

Ao optar pelo curso de Enfermagem, o candidato deve ficar bastante atento à faculdade escolhida, pois isso pode influenciar muito na sua formação.

A UNICEP – Centro Universitário Central Paulista é uma faculdade que oferece para seus alunos toda a segurança necessária para sua graduação.

Credenciada pelo MEC – Ministério da Educação desde 2001, a UNICEP possui um dos cursos mais bem conceituados e completos de Enfermagem.

A formação atende às Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem, definidos pela legislação que regulamenta a profissão.

Conclusão

Por fim, se você ficou com a gente até agora, já conhece o cenário atual do mercado de trabalho de enfermagem, além de já ter uma ideia do que será preciso para se tornar um profissional dessa área. 

Lembre-se de que a instituição escolhida para sua graduação será um dos passos mais importantes nesse momento.

Nós da UNICEP estamos aqui para dar todas as orientações necessárias para você tomar a melhor decisão.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *