Liderança 4.0: o que você precisa saber?

Liderança 4.0: o que você precisa saber?

A liderança 4.0 adicionou novas cobranças e mais complexidade ao trabalho de quem trabalha como líder ou almeja esse cargo. Sabe quais são as habilidades de um líder 4.0? Confira neste post tudo o que você precisa saber a respeito!

Você pode até não se lembrar, mas você já estudou sobre o surgimento da máquina à vapor e como ela transformou as relações de trabalho, estendendo-se à toda a estrutura social.

Esse marco histórico foi denominado “Primeira Revolução Industrial”.  

Contudo, não demorou muito e surgiram invenções que também exerceram seu papel em mudar profundamente a forma de produzir, trabalhar e conviver em sociedade. Afinal de contas, você consegue imaginar um mundo sem eletricidade?

Fases mais avançadas da indústria foram surgindo ao longo dos séculos até hoje, quando estamos presenciando a transição para a “4.ª Revolução Industrial”!  É nesse contexto que surge a liderança 4.0. Um modelo novo de racionalidade organizacional que transformou totalmente as relações entre líderes e liderados.

E devo dizer: nessa nova fase as transformações estão ocorrendo com uma velocidade impressionante. Tanto as empresas quanto os profissionais devem encarar o desafio de acompanhar as inovações para se manterem competitivos no mercado! Você está preparado? Continue a leitura e descubra!

Por que a liderança 4.0 nasceu? 

A Revolução implica em uma mudança radical e estrutural da sociedade. Por um lado, nossa vida cotidiana – a forma como vivemos e nos relacionamos uns com os outros e com meio no qual estamos inseridos mudou. 

De outro, nossa vida material, as relações de trabalho, a produção e organização do mercado também sofreram profundas transformações. 

Essa nova visão de mundo, onde inovação, tecnologia e conectividade tem papel central exigiu que as empresas reformulassem seus modelos de gestão. 

Nasce, então, a liderança 4.0! Nesse contexto, lucro e rentabilidade não são mais os únicos fatores considerados no gerenciamento e no planejamento.

Agora, as lideranças concentram esforços no avanço tecnológico, mas sem preterir as pessoas, a sociedade e o meio ambiente. Afinal, o valor da empresa é gerado pelas pessoas que nela trabalham e no retorno que oferece a comunidade. 

Logo, reconhecer a importância dessa nova cultura institucional será decisivo! 

Qual a importância da liderança 4.0?

A liderança 4.0 é um novo modelo de racionalidade que transformou as boas práticas de liderança.

 Com a 4.ª Revolução Industrial, o formato autocrático e verticalizado de liderar tornou-se ultrapassado. O líder 4.0 é ativo nesse processo, tem visão de longo prazo e valoriza a inventividade e o coletivo.

Portanto, as empresas e profissionais precisam identificar a importância de adotar a liderança 4.0 se quiserem continuar bem posicionadas em um mercado cada vez mais competitivo. 

Hoje, a preocupação com seus colaboradores, clientes, fornecedores, o ambiente e a comunidade agrega valor ao negócio.

Estamos experimentando uma revolução, então nossa postura também deve ser disruptiva. Não tenha medo de quebrar paradigmas e assumir posturas inovadoras no papel de líder. 

Se você quer ser um líder 4.0, descubra as competências necessárias a seguir!

Quais os atributos de uma liderança 4.0?

É comum a todo período de transição características do modelo antigo e do novo coexistirem. Ainda observamos obstáculos burocráticos e padrões retrógrados de gerenciamento. Contudo, não se acomode, busque aproveitar a oportunidade e desenvolva os atributos de um líder 4.0 desde já.

Liderar pelo exemplo

O líder 4.0 deve ser a referência e a inspiração da equipe. Ele se preocupa em tornar o ambiente de trabalho agradável, proporcionando as condições adequadas para manter a produtividade alta sem comprometer a saúde física e mental dos colaboradores.

Isso porque a racionalidade 4.0 valoriza muito o capital humano e entende que para entregar resultados os funcionários precisam estar motivados e inspirados por uma liderança que não seja autoritária, mas sim receptiva, e aberta à colaboração.

Autoconhecimento

O modelo de liderança 4.0 será tão eficiente quanto a percepção do líder sobre suas potencialidades e fragilidades. Para interagir com sua equipe de forma funcional, o líder precisa, antes de tudo, conhecer a forma como ele próprio reage diante de determinadas circunstâncias. 

Afinal, lidar com pessoas, ajudá-las a se desenvolverem e darem o melhor de si, não é uma tarefa simples. É necessário inteligência emocional, saúde física e mental. Se o seu desejo é ocupar um cargo de liderança em breve, busque o autoconhecimento e esteja atento às suas próprias demandas pessoais.

Empatia

Tão importante quanto o autoconhecimento, é a forma como o líder se relaciona com aqueles a quem lidera. A liderança 4.0 requer exercitar a empatia e procurar entender a complexidade dos relacionamentos interpessoais.

Assim, além de se colocar no lugar do outro e assumir uma nova perspectiva, é imprescindível exercitar a escuta ativa e estar aberto a delegar. Cada colaborador tem as suas individualidades e pode contribuir para o sucesso da equipe, mas cabe ao líder estabelecer uma comunicação transparente e assertiva.

Sempre buscar desenvolver com a equipe

Com o exercício da empatia, o líder também terá uma maior percepção das necessidades de seus liderados. Liderança 4.0 exige que a equipe esteja alinhada aos mesmo propósitos e, nesse sentido, o líder deve contribuir para o aprendizado e crescimento de todos.

Logo, ao obter novas informações e conhecimentos, o líder deve estar disposto a compartilhá-las com a equipe. Ao dividir as novidades, ele multiplica o potencial de cada um e os estimula a avançar profissionalmente. O feedback pode ser um excelente instrumento para oferecer orientações e apresentar melhorias.

Resiliência

Desenvolvendo sua inteligência emocional através do autoconhecimento e empatia, você já terá percorrido grande parte do caminho para se tornar uma pessoa resiliente. Essa é a  capacidade de superar adversidades, adaptando-se às situações desafiadoras, sem perder o autocontrole.

Assim, a resiliência é muito valorizada em uma liderança 4.0. Isso porque o indivíduo dotado com essa habilidade tem facilidade para trabalhar em equipe e sabe explorar as potencialidades de todos. Ao desenvolver resiliência, o líder consegue acolher melhor as críticas, aprender com seus erros e se manter otimista.

Inteligência contextual

Em um mundo que muda com velocidade impressionante e se torna cada vez mais complexo e imprevisível, ter a habilidade de se adaptar às circunstâncias é essencial. Principalmente, se você deseja se destacar e ocupar cargos de liderança.

O líder 4.0 pode reconhecer os limites do próprio conhecimento e está apto a recalcular sua trajetória, se necessário. Ou seja, a liderança 4.0 exige inteligência contextual. 

Não é um conceito novo, mas talvez você tenha ouvido falar nele com mais destaque diante da pandemia do novo coronavírus.

Isso porque o impacto da pandemia alterou completamente as rotinas de trabalho e o ambiente organizacional. Os líderes passaram a enfrentar o desafio de gerir suas equipes a distância, mantendo todos motivados e produtivos. Se antes essa competência já era importante, agora ela é um pré-requisito!

Nosso conselho: procure fomentar ou desenvolver essa habilidade! Amplie seus horizontes e mantenha a cabeça aberta às diferenças. A inteligência contextual pode ser intuitiva, baseada em suas experiências pessoais, mas também é possível arquitetá-la com o apoio de capacidades analíticas. Pense sobre isso!

Conhecimento técnico

Neste ponto você já deve ter percebido que a indústria 4.0 e a liderança 4.0 são intrinsecamente dinâmicas. Diariamente nos deparamos com novas tecnologias, novos modelos de gerenciamento, novas ferramentas digitais e, claro, novos desafios!

Neste cenário, os líderes, além de criativos, ágeis e transparentes, devem estar focados em aprender e permanecer atualizado com as tendências. A racionalidade que alicerça essa visão é orientada pela capacitação e desenvolvimento técnico constante.

E, como dissemos anteriormente, esse conhecimento não pode ficar centralizado. O líder 4.0 dissemina o que aprende e estimula a sua equipe a se desenvolverem e também compartilharem suas habilidades e experiências.

Portanto, busque adquirir conhecimento técnico sobre os todos os processos da empresa, faça cursos sobre gestão, acompanhe as implementações tecnológicas que estão ocorrendo ao seu redor. Olhe tanto para dentro, quanto para fora da organização e fortaleça sua competitividade no mercado.

Acima de tudo, se organize e separe um tempo para dedicar aos estudos. Os cursos de ensino à distância são grandes aliados nesse sentido, pois oferecem a flexibilidade que todo profissional deseja, sem comprometer a qualidade.

*

Que tal se desenvolver ainda mais para acompanhar as rápidas transformações da era 4.0? 

Pesquise sobre cursos que possam te ajudar adquirir novos conhecimentos técnicos e que também te incentivam a ampliar suas habilidades de liderança. Os cursos da Unicep te proporcionam isso e muito mais! Explore!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas sobre liderança, empreendedorismo dentre outros temas atuais. Explore nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *