Humanas, Biológicas ou Exatas? Descubra qual área combina mais com você!

Antes de decidir qual curso você deseja fazer, o primeiro passo é saber para qual área do conhecimento mais te interessa. Entre as principais classificações, temos três áreas básicas de conhecimento: as ciências humanas, as ciências exatas e as ciências biológicas.

Como toda profissão envolve, de alguma forma, um pouco de cada uma dessas áreas e você precisará no mínimo ter uma noção a respeito de todas elas. No entanto, você deve saber com qual delas tem mais afinidade, pois caso não goste de números, não tem porque cursar engenharia, que é da área de exatas, por exemplo.

Algumas pessoas são mais decididas e já sabem qual área mais lhe chamam a atenção, porém, é bastante normal que esse seja um momento de dúvida para muitas pessoas e, por isso, separamos algumas dicas e informações para que conheça melhor cada uma dessas áreas e saiba qual delas é a decisão ideal.

Exatas

Vamos começar por ela, que para alguns estudantes, é o terror das salas de aula. De acordo com o Guia da Carreira as ciências exatas são as ciências que têm a Matemática, a Química e a Física como peças fundamentais dos seus estudos.

Neste caso, a matemática não é um complemento, e sim, a base de todo o estudo. Mas isso não exclui a teoria neste campo de atuação.

Nascida na Europa Ocidental no início do século XVII, é um campo mais restrito ou previamente definido, são todas aquelas áreas direcionadas para a capacidade de expressões quantitativas, predições precisas e métodos rigorosos de testar hipóteses, principalmente quando envolve medições e predições quantitativas.

A principal característica das carreiras e dos profissionais da área de exatas é o Raciocínio Lógico. E foi com esse raciocínio, que os antigos egípcios construíram as pirâmides, que os gregos ergueram suas acrópoles e templos, além de permitir que o homem realizasse a viagem espacial até a lua no século 20.

Alunos de exatas costumam ser verdadeiros solucionadores de problemas e ter um raciocínio lógico muito apurado. Em geral, se empolgam bastante com assuntos relacionados a inovações tecnológicas.

Por isso, você pode se interessar por cursos como por exemplo, Engenharia Agronômica e Engenharia Civil, que oferecidos pela UNICEP.

Engenharia Agronômica

O engenheiro agrônomo é aquele que estuda, compreende e acompanha os processos produtivos, a partir da semente até o cálculo dos estoques de produtos. Esse profissional estuda as melhores maneiras de se preparar o solo, de combater as doenças e pragas e de armazenar a produção.

Essa formação o habilita a atuar nas diversas áreas da produção agrícola (pequenas e grandes plantações, produção familiar e não-familiar) e em várias outras atividades, como irrigação, topografia, beneficiamento e armazenamento de grãos, defesa sanitária vegetal, no processamento de produtos agrícolas, alimentos, nutrição animal, melhoramento genético e biotecnologia, e nas vertentes demandadas pelo espaço urbano.

Engenharia Civil

Engenharia de computação é uma das áreas das ciências exatas e tecnológicas que se dedica a estudar, desenvolver e implementar aplicações de hardware e software de computadores. Esta área é constituída de subáreas, tais como: programação de computadores, engenharia de software, software e sistemas, organização de computadores, controle e automação e processamento digital de imagens.

Humanas

Essa ciência trata das características do homem como indivíduo e como sociedade, sempre almejando um maior entendimento sobre o ser humano. Esses conhecimentos podem ser estudados em diversas matérias e áreas de ciências humanas.

De acordo com o Blog do QG, as matérias e áreas que envolvem a área de humanas são aquelas que possuem o homem como principal objeto a ser estudado e que procuram entender as relações sociais, o produto dessas relações e também da cultura.

Basicamente todo conhecimento que é produzido pelo homem pode ser considerado como ciência humana, mas na prática é válido apenas aquelas que, como dito antes, possuem o ser humano como foco de estudos.

Fazem parte de ciências humanas: a filosofia, letras, sociologia, ciência política, antropologia, história, linguística, pedagogia, economia, administração, contabilidade, geografia humana, direito, arqueologia, psicologia, ciência da religião entre tantas outras que tornam mais fácil o estudo em relação aos aspectos humanos.

Os alunos de ciências humanas costumam ler e escrever com bastante frequência. A grande maioria são atentos à atividades culturais, como festivais de cinema e exposições. Esses estudantes também são fascinados sobre assuntos da atualidade, principalmente se forem ligados à cultura, política ou economia.

Alguns cursos de humanas oferecidos pela Unicep podem te interessar, como:

Publicidade e Propaganda

O publicitário cuida da criação de campanhas e peças publicitárias. Trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promove sua venda ou garante a boa imagem da marca ou empresa junto ao público.

Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo. Desenvolve a arte de embalagens, cria logotipos para produtos e empresas e produz material promocional impresso, como cartazes, outdoors e folhetos.

Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio, Tv e cinema, ou banners e pop-ups em sites da internet. Cria os textos e as imagens para a publicidade impressa e roteiros de vídeos para campanhas de Tv e internet, sugere detalhes e coordena os trabalhos de produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor.

Administração

O principal papel do administrador é conceber, planejar e executar estratégias que visam o melhor desempenho da organização em qualquer mercado de atuação. Todas as organizações, com ou sem fins lucrativos, privadas ou públicas, grandes ou pequenas em todos os setores da economia necessitam de administradores.

Assim, o Curso de Administração do Centro Universitário Paulista – UNICEP visa a formar profissionais com perfil empreendedor, capacidade de liderança, competência técnica, iniciativa e criatividade, capaz de atuar com empresário ou colaborador em qualquer organização, garantindo assim o desenvolvimento das atividades e projetos organizacionais, exigidos pelo mercado de trabalho perante o panorama econômico e os desafios do mundo globalizado.

Biológicas

E por último, mas não menos importante, vamos falar um pouco sobre as ciências biológicas. Para o Professor Digital, ela é a ciência que estuda os seres vivos e engloba um aspecto amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas como disciplinas independentes, mas que juntas, estudam a vida em diversos níveis, seja atômico ou molecular.

Para o Blog do QG, as ciências biológicas buscam compreender como funciona o meio ambiente e como os seres vivos se comportam e se integram a este ambiente. Além disso, estudam o ser vivo como um todo, compreendendo cada parte do seu corpo e suas distintas funções.

Entre as áreas disponíveis dentro das ciências biológicas, se encontram zoologia, botânica, microbiologia, bacteriologia, citologia, biologia celular, genética, biologia molecular, sistemática, biologia evolutiva, fisiologia, biotecnologia entre outros.

O estudo da biologia sem dúvida alguma é aquele em que se precisa de uma boa predisposição a este tipo de carreira. Normalmente em ciências humanas ou até em exatas é possível encontrar aqueles que estão ali por acaso, mas aqui é diferente.

Estudantes de ciências biológicas são mais aventureiros, gostam de estar em plena sintonia com seu objeto de estudo, por isso, viagens de campo ou com espécimes de laboratório são sua preferência.

Eles também não têm medo de sangue, nem nojo dos animais. Os que optam por seguir carreira na área da saúde serão aqueles que sentem uma enorme vontade de ajudar e têm bastante empatia para entender e lidar da melhor forma com os pacientes, sejam eles humanos ou não.

Se o seu coração está na área de biológicas, a UNICEP tem alguns cursos que podem te interessar como por exemplo:

Enfermagem

O enfermeiro é hoje um dos principais protagonistas do sistema de saúde, pois cabe a ele assistir os pacientes, monitorar o progresso e os resultados desejados, desenvolver o plano de cuidados interdisciplinares e aprimorar a qualidade e a segurança, bem como educar pacientes e outros membros da equipe multidisciplinar de assistência. Essas responsabilidades não se restringem aos casos agudos, mas também abrangem a atenção primária, à longa permanência, a assistência domiciliar e os cuidados paliativos.

Educação Física

Em função da crescente demanda por um profissional capacitado para o desenvolvimento da melhoria da Qualidade de Vida e Saúde das pessoas de modo geral por meio do exercício físico, foi criado em 2008 o Curso de Bacharelado em Educação Física.

O curso de Educação Física visa formar profissionais que possam elaborar e conduzir programas de atividades físicas, participar de equipe multiprofissional, seja no âmbito da performance ou na promoção da saúde e melhoria de qualidade de vida.

Conclusão

Se você está preocupado em descobrir qual das opções é a mais fácil, a resposta é que nenhuma delas é fácil.

As dificuldades estão presentes em todas as 3 áreas do conhecimento e os desafios irão surgir. A ciência exata é o pesadelo para quem não tem afinidade com matemática. A biológica lida com vidas e complicações do corpo humano e isso não é para qualquer um. A de humanas que normalmente sofre de preconceitos por ser considerada “a mais fácil” pegou muita gente de surpresa com seus desafios.

Por isso, escolha com calma e pense bem nessa escolha, pois ela irá definir o ínicio de sua carreira e será um momento muito importante na sua vida.

Gostou das dicas mas ainda está em dúvida do que vai estudar? Confira como decidir com inteligência qual carreira irá seguir fazendo um teste vocacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *