Grade curricular odontologia: conheça as principais matérias do curso

Você já pensou em odontologia para sua carreira? Então, se prepare para alguns anos de trabalho duro e dedicação, mas que valerão muito a pena!

Grade curricular odontologia

Estudar odontologia é uma experiência variada e dinâmica, que se desenvolve à medida que o curso de quatro ou cinco anos avança.

Este campo de saúde especializado oferece muito boas perspectivas de emprego com salários iniciais invejáveis. Aliado a isso está a natureza do campo orientada para o serviço, com a oportunidade de fazer uma diferença significativa na vida dos pacientes. 

Se isso parece atraente, siga lendo esse texto pois nele iremos explorar o que está envolvido no estudo da odontologia, ou seja, a grade curricular de odontologia. Assim, você poderá se certificar de que esse é o curso para você! Vamos lá?

Grade curricular Odontologia na Unicep

A odontologia é conhecida por ser uma qualificação desafiadora que exige o desenvolvimento e demonstração de conhecimento especializado, desde a terminologia até os procedimentos. Contudo, o currículo que você seguirá na faculdade não é idêntico para todas as instituições, mas existem algumas semelhanças importantes.

Os primeiros semestres são compostos principalmente pelo estudo de ciências biológicas básicas, como farmacologia, fisiologia geral, bioquímica geral, bem como pelo aprendizado de anatomia humana, sobretudo as estruturas da cabeça e pescoço.

Conforme o curso avança, o aprendizado se torna mais prático, com o trabalho clínico em pacientes reais. Assim, do primeiro ao último semestre decresce o número de disciplinas básicas e comuns e, aumenta o de específicas.

Na organização curricular do Curso de Bacharelado em Odontologia do UNICEP, visamos possibilitar que os conhecimentos teóricos básicos estejam entrelaçados e encadeados com os conhecimentos específicos de Odontologia, seguindo um modelo pedagógico que prioriza a ação-reflexão-ação e a gestão participativa entre estudantes e docentes.

Competências e habilidades dos profissionais da Odontologia

A Unicep listou algumas das competências e habilidades importantes para a atuação de profissionais da Odontologia, e construiu a grade curricular do curso baseando-se nessa lista. São elas:

Atenção à saúde

A atenção à saúde e o  domínio clínico, como seria de esperar, é a maior parte de qualquer currículo de graduação em odontologia. Você aprenderá:

  • Ciências subjacentes, como fisiologia humana geral, anatomia, doenças e como elas se relacionam com a boca. Isso também incluirá a ciência por trás dos diferentes materiais usados ​​pelos dentistas e a física envolvida na criação de raios-x dentários.
  • Diagnosticar e tratar diferentes doenças dos dentes, ossos da mandíbula e revestimento da boca.
  • A prevenção de doenças dentárias e outros problemas de saúde pública. O controle de infecções é uma parte vital do treinamento odontológico, incluindo as diferentes maneiras pelas quais a infecção pode ser transmitida e como pode ser interrompida, incluindo a descontaminação do equipamento odontológico.
  • Administrar injeções de anestésico local dentário e como ‘restaurar’ dentes com cárie dentária (cárie); quando e como remover os dentes e como eles podem ser substituídos pro próteses. 
  • Habilidades para ler e avaliar artigos científicos de forma crítica, para que você possa decidir qual é a melhor maneira de lidar com seus pacientes no futuro.

Tomada de decisões

O trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. 

Para este fim, os mesmos devem possuir habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

Comunicação

Você será apresentado às ciências comportamentais e como se comunicar com os pacientes e a equipe odontológica. Os pacientes tendem a ficar nervosos ao ir ao dentista e você aprenderá como lidar com a ansiedade odontológica. 

Uma grande parte de ser um dentista é motivar seus pacientes sobre sua higiene bucal e hábitos alimentares e essas habilidades serão abordadas. O consentimento trata de explicar as opções, geralmente de tratamento, incluindo os benefícios, riscos e alternativas disponíveis para os pacientes. 

Esta é uma habilidade muito importante para aprender, bem como explicar claramente as informações aos pacientes que terão vários graus de compreensão.

Liderança e gestão

Como dentista, você terá um papel de liderança, seja como líder em sua própria sala de cirurgia, como diretor de consultório ou como consultor. Você estudará liderança e o que faz um bom líder. 

De vez em quando, os pacientes reclamam de seus cuidados, então você também descobrirá como lidar com reclamações e estudará os vários requisitos regulamentares e legais de sua prática. 

Você aprenderá sobre a importância da melhoria dos cuidados de saúde, particularmente como monitoramos a nossa prática e a dos outros e como podemos melhorar os cuidados que prestamos aos nossos pacientes – isso é chamado de melhoria da qualidade.

Para saber mais sobre Odontologia, leia o conteúdo: Odontologia: conheça as principais áreas de atuação

Infraestrutura do curso de Odontologia na Unicep

Além de uma grade curricular bem fundamentada e pautada no desenvolvimento das habilidades mais valorizadas no mercado, o curso de Odontologia na Unicep oferece infraestrutura completa para a formação do profissional dentista:

  • Laboratórios de Informática 
  • Laboratório de Anatomia 
  • Laboratório de Microscopia 
  • Laboratório de Microbiologia 
  • Laboratório/Clínica de Radiologia e Imagenologia 
  • Laboratório Pré-Clínico 
  • Clínicas Odontológicas 
  • Biblioteca

Conheça mais sobre o curso de Odontologia da Unicep

A faculdade de odontologia é um curso de educação rigoroso e aqueles que o concluem têm conhecimento especializado em saúde bucal, higiene dental, efeitos da saúde bucal no corpo, como usar a tecnologia para cuidados reparadores e muito mais.

Além disso, se você abrir seu próprio consultório, poderá empreender nesse sentido. Os dentistas são essenciais no sistema de saúde, por isso sempre há necessidade de dentistas, o que significa que você tem um emprego garantido e um bom salário. 

O curso de Odontologia da Unicep conta com corpo docente especializado e grade curricular sempre atualizada. Quer saber mais sobre o Curso de Odontologia da Unicep? Explore nosso site para conhecer mais sobre essa graduação. Sentiu que odonto não é para você? Não esquenta, aqui no nosso blog você encontra valiosos conteúdos para te ajudar na fase pré-vestibular e na vida universitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *