Gestão financeira: o que se estuda? Saiba mais sobre esse curso

A Gestão Financeira é responsável por gerir todos os aspectos econômicos de uma empresa através de um conjunto de ações e procedimentos administrativos que analisam e controlam as atividades financeiras de um negócio.

Gestão Financeira

Fazemos o gerenciamento do nosso dinheiro no dia a dia, mesmo que seja em uma escala muito menor e menos complexa do que o setor administrativo de uma empresa. No entanto, somente acompanhando de perto as nossas contas e receitas é que podemos realizar sonhos e nos tornamos financeiramente estáveis.

Por isso, a Gestão Financeira, o que é estudado na teoria e na prática, não deve ser negligenciado – nem em nosso orçamento pessoal e, muito menos, no gerenciamento das finanças de um empreendimento. Para isso ficar bem claro para você, iremos elucidar os principais pontos dessa área no nosso artigo de hoje! 

Vem com a gente!

O que é gestão financeira?

Para uma pessoa física, a gestão financeira é bastante simples: consiste em equilibrar despesas e receitas, economizar (se possível) e monitorar sua conta bancária. 

Já a gestão financeira da empresa consiste no controle do fluxo de caixa, recebimentos e desembolsos, investimentos, empréstimos concedidos, prazos de pagamento dos empréstimos, dentre outras transações.

Para exercer seu controle, o gestor financeiro da empresa deve se munir das melhores ferramentas. Assim, a gestão financeira, o que estuda e analisa, fornece os recursos necessários no momento certo e permite a tomada de decisão mais eficiente possível.

Para que serve a gestão financeira?

O principal objetivo da gestão financeira é garantir a capacidade de uma empresa honrar todas as suas obrigações financeiras. Portanto, sua tarefa é criar um equilíbrio nos níveis financeiro e monetário. 

É neste quadro que devem ser inseridas as atividades de gestão financeira, que não se limitam à própria administração – entendida como a correta utilização dos recursos já disponíveis – mas que incluem também as operações de planejamento e análise, como veremos adiante.

Gestão Financeira: o que estuda

Primeiramente, podemos dizer que a gestão financeira inclui:

  • a previsão de necessidades financeiras;
  • planejamento de liquidez e recursos financeiros;
  • a elaboração de um plano de tesouraria;
  • busca de recursos e/ou recuperação de crédito;
  • atividades de otimização de fluxo;
  • relatórios de movimentos financeiros;
  • análise por meio de índices de demonstrações financeiras.

Atividades desse tipo – principalmente se realizadas corretamente – desempenham um papel fundamental na empresa e permitem que ela permaneça operante e estável mesmo quando fatores externos não são favoráveis.

Portanto, a gestão financeira abrange muitas funções, independentemente do tamanho da sua empresa. Então, vamos destrinchar suas principais etapas para melhorar o entendimento. Confira os próximos tópicos!

Planejamento

Uma empresa deve definir objetivos específicos se quiser atingir seus objetivos gerais. As finanças não fogem a esta regra. Dessa forma, principal objetivo do planejamento financeiro é dispor de capital suficiente e utilizá-lo de forma a maximizar a eficiência de outros fatores de produção. 

Assim, o planejamento financeiro também envolve a formulação de políticas que permitam que o negócio atinja seu objetivo principal. A maioria das empresas com fins lucrativos exige:

  • ter o capital necessário para atender às necessidades financeiras do negócio;
  • determinar as condições de controle por quem fornece o capital;
  • fornecer diretrizes para o uso de recursos externos e capital próprio;
  • dar diretrizes à gestão para a escolha das fontes de financiamento;
  • estabelecer a forma de apuração e destinação dos lucros; e
  • definir políticas de crédito e cobrança.

Controle

O controle ajuda na tomada de decisões pelos gestores. Assim, contribui para  otimizar o desempenho econômico e a operação dos negócios. Agiliza a gestão de caixa, análise de risco, custos ou margens. Intervém para um projeto de pesquisa de angariação de fundos ou investimento, por exemplo.

Como o controle envolve expectativas futuras sobre as tomadas de decisão no presente, um bom conhecimento de estatística e matemática ajuda o gestor a realizar previsões e estabelecer padrões mais realistas e adequados ao que o futuro reserva. 

Atualmente, graças aos computadores, os gerentes financeiros têm acesso quase imediato a leituras precisas e atualizadas. Assim, é possível comparar as atividades diárias da empresa com os padrões estabelecidos, perceber rapidamente os eventuais desvios e tomar as medidas corretivas necessárias antes que a situação se agrave.

Análise

A análise da situação financeira da empresa é uma atividade que é, possivelmente, o ponto de maior interesse para empresários e gestores financeiros.

Dessa forma, os índices financeiros representam uma ferramenta indispensável, fornecendo informações para avaliar o desempenho das atividades e desenvolver, quando necessário, novas estratégias.

Os índices financeiros são numerosos, embora alguns sejam mais utilizados do que outros. Aqui mencionaremos apenas alguns, para dar uma ideia do que inclui uma atividade de análise financeira correta. São eles:

  • a margem de tesouraria;
  • valor do capital de giro;
  • índices liquidez e de solvência;
  • a posição financeira líquida;
  • o índice de endividamento; e
  • o índice de autonomia financeira.

Sendo assim, para realizar uma boa análise ou um bom diagnóstico financeiro, é necessário conhecer os dados a serem estudados e interpretá-los corretamente.

Investimento

Na gestão financeira, o investimento é, essencialmente, estratégico. De todas as decisões de longo prazo tomadas pela empresa, investir é certamente a mais importante. 

Dessa maneira, para além de assegurar a renovação de equipamentos e máquinas, os gestores devem viabilizar o desenvolvimento das atividades da empresa através da execução  de projetos de expansão e criação de produtos ou serviços.

Uma decisão ruim pode condenar a sobrevivência da empresa. Isso reforça ainda mais a importância da gestão financeira de uma empresa ser bem executada, por profissionais capacitados e munidos de técnicas que permitem uma melhor avaliação da decisão de investimento. Veremos mais sobre esse aspecto a seguir.

 

A importância da Gestão Financeira

Conforme vimos ao longo do texto, os gestores financeiros devem considerar o possível impacto de suas decisões sobre os lucros da empresa, fluxo de caixa e a sobrevivência da organização.

Sabemos que grande parte dos negócios não operam sempre com lucro. A maioria das empresas experimenta perdas e fluxo de caixa negativo durante o período de inicialização. Contudo, é a gestão financeira bem executada que irá garantir a sobrevivência durante este período. 

Os gerentes devem garantir que tenham fluxo de caixa suficiente para pagar financiamentos, funcionários e fornecedores. Assim, isso significa que o proprietário deve fazer uma previsão financeira desses fluxos de caixa negativos para ter uma ideia do capital necessário para financiar o negócio até que ele se torne lucrativo.

À medida que uma empresa cresce e amadurece, ela se tornará mais necessitada de dinheiro para financiar seu crescimento. Novamente, o papel do gestor financeiro é crucial para essas decisões.

Além disso, a gestão financeira facilita o controle e a gestão de riscos. Uma vez executada, é necessário um acompanhamento contínuo da estratégia e do plano de ação, para garantir sua eficiência. 

O que é estudado no curso de gestão financeira?

O curso de Gestão Financeira EAD da UNICEP forma profissionais aptos a lidar com a área financeira de empresas e organizações e também na área de investimentos e negócios em bancos e corretoras.

Portanto, para isso, o curso oferece conhecimentos relacionados à contabilidade, e também sobre análise e captação de investimentos, análise de riscos e oportunidades, planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo e metodologias de pesquisa econômica e financeira.

Durante a graduação de Gestão Financeira EAD você terá todos os conhecimentos necessários para atuar de maneira ética e com visão estratégica, visando fornecer informações para a tomada de decisões, seja para seus clientes diretos ou para empresas e organizações.

Conclusão

Por fim, agora você sabe o quão importante é a gestão financeira empresarial. Consegue visualizar por que  é fundamental que o gestor financeiro seja um profissional extremamente capacitado? 

Ter as ferramentas e conhecimentos necessários para atuar nesta área é a diferença entre dar um tiro no escuro e trilhar um caminho confiável. Uma boa gestão das finanças corporativas pode ser o fator que diferencia uma empresa bem-sucedida das que não aguentam nem uma crise. Por isso, a formação desse profissional é a base!

Conheça aqui mais sobre a graduação em Gestão Financeira EAD da UNICEP e descubra como se tornar um profissional desejado pelo mercado! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *