Gestão de TI: o que é, possibilidades de trabalho e onde estudar

A área de tecnologia da informação (TI) vai muito além da criação de diversos tipos de bancos de dados. Por demandar estrutura tecnológica grande e diversos processos, a gestão de TI é uma profissional bastante requisitada no mundo corporativo. Sem o suporte dessa área, a eficiência de toda a estrutura tecnológica fica comprometida, refletindo nos resultados e metas organizacionais.

Gestão de TI

Neste artigo, explicaremos o que é e como funciona essa profissão. Mostraremos também quais são as responsabilidades e áreas de atuação de um gestor de tecnologia da informação. Por fim, apontaremos uma instituição de ensino renomada que oferece graduação em Gestão de TI. Confira os próximos tópicos!

O que é a Gestão de TI?

Na prática, o processo de Gestão de TI engloba a supervisão de todas as atividades relacionadas com as operações e recursos tecnológicos de uma empresa. Dessa forma, é possível garantir que a estrutura de TI entregue todo o seu potencial, seja utilizada de maneira efetiva e gere valor para o negócio.

Devido à transformação digital, o desenvolvimento de ferramentas digitais voltadas para os processos internos das empresas e o gerenciamento baseado em dados, a Gestão de TI tem sido fundamental para as organizações modernas. Assim, com a ajuda dessa área, as instituições armazenam dados, realizam transações financeiras, gerenciam sistemas e integram todos os canais internos de comunicação.

O que faz o Gestor de TI?

A carreira de Gestor de TI é pautada em alguns princípios básicos. São eles:

• Alinhamento da tecnologia da informação com as metas globais da organização;
  • Certificação de que os projetos e investimentos em TI entreguem valor para a empresa;
  • Gerenciamento inteligente de recursos virtuais e físicos;
  • Administração de riscos;
  • Acompanhamento e mensuração dos resultados.

Cada um desses princípios permeia todas as responsabilidades atribuídos ao Gestor de TI. Dessa forma, quais são as principais atividades exercidas? Entre elas, podemos destacar:

• Planejamento e implementação de sistemas eficientes que escalem e otimizem o gerenciamento das informações;
  • Pesquisa e busca das ferramentas e procedimentos que potencializem os resultados da empresa;
  • Conhecimento profundo das rotinas e necessidades dos processos administrativos, fornecendo o suporte tecnológico adequado;
  • Gerenciar e liderar toda a equipe de TI;
  • Elaborar e aplicar estratégias de utilização de TI para garantir o melhor desempenho interno;
  • Fomentar a cultura da inovação, ou seja, uma atmosfera interna que estimule os profissionais de TI a se atualizarem, gerarem boas ideias e buscarem novas soluções para a estrutura tecnológica da empresa.

Áreas de atuação do Gestor de TI

O mercado de trabalho está repleto de boas oportunidades para o Gestor de TI. Além disso, uma das razões para tantas vagas de trabalho é o leque de áreas de atuação. São elas:

• Consultor de gestão de tecnologia da informação;
  • Empreendedor autônomo;
  • Gerenciamento de recursos tecnológicos, humanos e patrimoniais;
  • Coordenação de sistemas de informação.

De acordo com a Glassdoor, a média salarial de um Gestor de TI no Brasil é de R$ 7.605,00. Entre as habilidades e competências necessárias para atuar na profissão, destacamos:

• Colaboração – facilidade em se relacionar e trabalhar com os profissionais que compõem a equipe;
  • Comunicação – dialogar com franqueza e transparência com o time sobre projetos, metas e demandas;
  • Liderança – tomar a frente da área, ao mesmo tempo em que educa e orienta os profissionais da equipe;
  • Planejamento e execução – desenhar e implantar técnicas, processos e ferramentas junto ao time;
  • Inteligência emocional – habilidade de lidar bem com as emoções internas e pressões externas.

Diferença entre Gestor de TI e Governança de TI

A diferença entre o que é governança de TI e gestão de TI, está no objetivo das atividades: a primeira é focada na proteção e transparência dos processos e atividades de T.I (como a coleta e gestão de dados) e a segunda tem por fim a otimização e eficiência da estrutura e processos da área.

Estude Gestão de TI na Unicep

O Centro Universitário Central Paulista (Unicep) é uma instituição que preza pela disseminação do conhecimento e a entrega de ensinamentos que formam profissionais que agregam valor à sociedade e às empresas. Por isso, estudar Gestão de TI na Unicep é se preparar para ser um gestor diferenciado.

Ao ingressar nesse curso, o aluno será estimulado a:

• Desenvolver a capacidade empreendedora;
  • Compreender o processo tecnológico, bem como suas causas e efeitos;
  • Produzir e inovar a prática científica-tecnológica;
  • Gerenciar sistemas implantados nas organizações;
  • Projetar e definir parâmetros de utilização de sistemas;
  • Controlar níveis de uso de sistemas operacionais, redes e banco de dados;
  • Documentar e implantar processos e rotinas;
  • Gerenciar os recursos humanos inseridos no time.

Todo esse acervo de conhecimentos especializados é repassado por uma equipe de professores renomados. Quanto às habilidades e competências que podem ser desenvolvidas durante o curso de Gestão de TI, apontamos:

• Aplicação do conhecimento de forma inovadora;
  • Análise e planejamento das ferramentas que compõem a estrutura de tecnologia da informação;
  • Gerenciamento efetivo da governança de TI;
  • Tomada de decisões alinhada com as necessidades internas;
  • Interação com diversos setores organizacionais, visando a integração e o aprimoramento dos sistemas de informação.

Aproveite para conhecer todas as informações sobre o curso de Gestão de TI. Acesse a área dedicada a esse objetivo!

O que achou do nosso artigo? Entendeu o que é, as áreas de atuação e onde estudar Gestão de TI? Não pare de aprender! Confira agora mesmo outros conteúdos valiosos publicados no blog da Unicep.