Gerente comercial: o que faz e suas principais atribuições

O que faz um gerente comercial? Acompanhe esse conteúdo, pois vamos contar um pouco para você. 

gerente comercial

Gerenciar pessoas sempre foi um trabalho extremamente importante e difícil. Assim, hoje em dia, tem sido ainda mais desafiador, quando o modelo de trabalho vem se adaptando. Líderes autoritários, cheio de cobranças e grosseria não são mais requisitados pelo mercado de trabalho, dando espaço a novos gerentes com perfil mais empático e inspirador. 

Na área de vendas isso é essencial! Ter um gerente comercial engajado na empresa, com bom diálogo, sabendo técnicas que podem fortalecer o time de vendas é algo extremamente necessário em uma empresa. Planejar o negócio é um dos ítens que fazem tudo prosperar, vender mais e crescer de forma densa e equilibrada. 

O que é o cargo de Gerente Comercial? 

O gerente comercial, também conhecido como gerente de vendas, é o profissional responsável pela gestão da equipe de vendas.

Dentro desse processo, cabe a ele selecionar, capacitar e motivar seu time. No entanto, não é só isso, um gerente de vendas precisa encontrar maneiras diferentes e soluções inovadoras para alcance de metas de uma forma que também atenda a satisfação do cliente final. 

Ou seja, além do papel de liderança que faz parte das funções de um gerente comercial, orientações sobre aplicação de técnicas de vendas, pesquisa de mercado, garantir um bom relacionamento com o cliente no pré e no pós-venda também são responsabilidades desse profissional.

Além disso, outro papel importante de um gerente comercial é ter um bom relacionamento entre as áreas da empresa, se relacionando com o diretor comercial, contribuindo com um planejamento estratégico e com a área de marketing para que eles possam traçar um planejamento para lançamentos, manutenção de produtos, promoções e ofertas. 

Funções do Gerente Comercial 

Saiba quais são algumas das principais funções de um gerente comercial:

  • Gestão de negócios e gestão financeira. 

Cuidar da parte de negócio como estratégia de vendas, metas e garantir que isso seja rentável para a empresa e que estimule os funcionários. 

  • Gestão de pessoas e equipes

Gerenciar as pessoas e garantir que a equipe esteja alinhada, motivada e engajada.

  • Relacionamento com clientes e fornecedores

Garantir um bom relacionamento com clientes e fornecedores para que sempre haja essa visão de liderança e que o problema sempre seja resolvido. 

  • Planejamento estratégico da empresa

Garantir que o planejamento de vendas, lançamento, marketing estejam alinhados e oferecendo o melhor para o negócio. 

  • Estudo sobre o produto, a marca e o mercado

Estar sempre em dia com o produto que você oferece, a marca que você vende e como estão seus concorrentes é uma tarefa praticamente diária. 

  • Posicionamento da marca no mercado

Entender com seus superiores qual o posicionamento que a marca quer atingir, seu tom de voz, maneira de se relacionar. 

  • Análise de concorrência

Administrar o tempo para sempre analisar o mercado, o que estão divulgando, como estão abordando o cliente, entre outros itens. 

Principais atribuições do Gerente Comercial 

Agora, sabendo tudo que é necessário realizar e estar atento no dia a dia a pergunta que fica, quais atribuições essenciais para ser um gerente comercial diferenciado. 

Organização e planejamento

Com tantas tarefas a serem realizadas, o gerente comercial precisa estar atento sem deixar passar nenhum detalhe, para isso, uma das atribuições desejadas é a organização. 

Se planejar é outro detalhe muito importante, afinal, um bom planejamento pode prever um trabalho de qualidade e evitar qualquer dano no futuro. 

Liderança e direcionamento

Para garantir que o trabalho do gerente comercial seja executado com sucesso, é importante o espírito de liderança com um direcionamento bem claro.  

Autoridade 

Garantir que a equipe tenha admiração pelo seu trabalho, assim, garantindo uma autoridade sobre as tarefas, sobre os conselhos e direcionamentos. 

Proatividade 

Proatividade é a competência que impulsiona uma busca por mudanças de maneira espontânea, sem precisar de estímulos externos. Geralmente, as pessoas proativas têm uma boa visão de futuro, identificando necessidades e antecipando problemas, o que confere vantagens para sua equipe e empresa.

Profissionalismo e ética

Um cargo de gerência requer um nível de profissionalismo e ética. Afinal, além de gerenciar pessoas, vai lidar com problemas pessoais e financeiros da empresa. 

Paciência e responsabilidade 

Para gerir pessoas sempre é necessário um pouco de paciência e muita responsabilidade, são profissionais que estão no começo de suas carreiras ou já experientes em seus cargos, por isso é importante dar visibilidade e voz a cada um. Agindo com paciência e responsabilidade. 

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