Geografia no Enem: descubra os 7 assuntos que mais caem na prova!

Geografia no Enem: descubra os 7 assuntos que mais caem na prova!

Descubra neste artigo os assuntos da área de Geografia que mais caíram nas últimas edições do Enem!

Quando você pensa em Geografia, você pensa em memorizar capitais, rios, montanhas e estados ou colorir mapas? Infelizmente, é assim que a Geografia é ensinada na maioria das escolas. 

Mas, você precisa se aprofundar mais no estudo da disciplina para resolver as questões que mais caem no Enem!

A Geografia é o estudo científico do planeta Terra, seus fenômenos, recursos e habitantes. O seu principal objetivo é compreender os fenômenos naturais que ocorrem no planeta, o comportamento e a organização dos grupos humanos, e a interação entre o homem com seu meio ambiente.

Neste post, você vai descobrir quais são os sete assuntos da Geografia que mais caem na prova do Enem de acordo com edições anteriores da prova. Assim, você poderá planejar e priorizar os assuntos mais recorrentes no momento da revisão final! Vamos lá?

O que é a matéria de Geografia no Enem? 

Como você sabe, o Enem é estruturado em torno de quatro provas de diferentes áreas do conhecimento. No primeiro dia do exame, são realizadas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias, onde você irá encontrar as questões sobre Geografia.

Nesta prova, é esperado que os alunos dominem o conhecimento de disciplina estudada ao longo do Ensino Médio. Contudo, é preciso ir um pouco além, e conseguir relacionar o conteúdo aprendido com fatos atuais.

Por isso, é indispensável que você trabalhe associações e interdisciplinaridade enquanto estuda. 

Nesse sentido, alguns assuntos recorrentes requerem que o aluno tenha capacidade analítica para compreender acontecimentos ao redor do mundo. Portanto, você poderá encontrar questões que envolvam movimentos sociais, cidadania, democracia e conflitos políticos, econômicos, sociais e ambientais.

É muita coisa para dar conta? Não se preocupe, vamos te ajudar a montar uma estratégia para focar nas matérias que mais caem na prova de Geografia do Enem! Basta prosseguir com a leitura!

Os 7 assuntos de Geografia que mais caem no Enem

O estudo da Geografia é dividido em dois ramos essenciais:

  • A Geografia Física – estudo das atividades que ocorrem na litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera da Terra. Estuda a natureza, as características físicas do planeta, o meio ambiente e os perigos naturais.
  • A Geografia Humana ou Cultural – estudo das sociedades humanas, seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos, e como se relacionam com os espaços da Terra.

Vale reforçar que o principal objetivo da Geografia é combinar as descobertas em ambos os ramos, para compreender as interações entre os seres humanos e o planeta em que vivem.

 Então, vamos aos assuntos que mais caem no Enem? 

1 – Questões Ambientais

Incidência em edições anteriores do Enem: 15,5%

A Geografia dedica-se a estudar como o ser humano interage com o seu meio. Logo, a forma que a natureza é afetada pela ação humana (atividades antrópicas) é um de seus principais temas de estudo – e também um dos mais recorrentes na prova do Enem.

Com o avanço do capitalismo e da industrialização, a humanidade passou a utilizar exacerbadamente os recursos naturais. O resultado é o esgotamento das reservas mundiais e enormes quantidades de resíduos que demoram séculos para se decomporem. 

Assim, temos observado impactos ambientais cada vez mais preocupantes. 

Geralmente, na prova do Enem, o candidato deve estar apto a responder questões sobre conceitos ligados aos problemas ambientais e relacioná-los com as atividades humanas que os causaram. 

Portanto, procure compreender os impactos, as origens e as possíveis soluções  dos principais problemas ambientais contemporâneos, como:

  • Aquecimento global;
  • Chuva ácida;
  • Efeito estufa;
  • Desmatamento;
  • Poluição de rios e mares;
  • Esgotamento do solo.

2 – Urbanização

geografia no enem: urbanizição

Incidência em edições anteriores do Enem: 10,4%

Assim como a industrialização, a urbanização é um dos fenômenos que mais transformam o meio ambiente. Este processo engloba o aumento da população urbana comparativamente a rural, as consequências demográficas e territoriais do crescimento das cidades. 

Para se dar bem nas questões que envolvem este assunto, procure se aprofundar nos acontecimentos envolvidos na formação do espaço urbano. Procure fazer uma boa análise da urbanização brasileira e mundial, identificando semelhanças e diferenças. 

Aqui é interessante focar nas características particulares do fenômeno da urbanização em países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento. Trata-se de um conteúdo extenso, portanto procure focar nos seguintes temas:

  • Êxodo rural; 
  • Avanço e consolidação do sistema capitalista;
  • Disseminação dos processos de industrialização e a mecanização produtiva;
  • Subdivisões do processo de urbanização (hierarquia urbana, redes urbanas, macrocefalia urbana e conurbação);
  • Problemas comuns das metrópoles (mobilidade, desigualdade social, falta de segurança, violência).

3 – Globalização

Incidência em edições anteriores do Enem: 9,1%

A globalização é um tema que merece muita atenção! Além de ser muito recorrente nas provas de Geografia do Enem, também é frequente que os temas da redação envolvem diversos aspectos desse fenômeno. A explicação para isso é simples: a globalização é o contexto que estamos vivendo agora!

Nesse sentido, a globalização emerge como um dos temas mais explorados pela banca examinadora, haja vista seus conceitos e consequências podem ser visualizados (direta ou indiretamente) no mundo contemporâneo. 

No entanto, tais assuntos podem aparecer mesclados em questões de outras disciplinas, como História. Logo, procure estudar os efeitos principais da Globalização, sejam eles positivos ou negativos. 

Se munindo com essas informações ficará mais fácil ter uma visão crítica dos temas cobrados, como:

  • Modernização técnica;
  • Comunicação mais rápida e eficiente;
  • Aumento das trocas comerciais e financeiras entre nações;
  • Maior circulação de mercadorias;
  • Aprofundamento das desigualdades;
  • Desigualdade e distribuição de renda;
  • Empobrecimento;
  • Altos índices de desemprego.

4 – Geografia Agrária

Incidência em edições anteriores do Enem: 6,5%

Embora muitos estudantes subestimem a importância do estudo da Geografia Agrária para a prova do Enem, este é um assunto muito cobrado nas provas. E não poderia diferir, visto que nosso país tem dimensões territoriais impressionantes, somada a grande concentração de terras.

Na Geografia Agrária, o foco é justamente o estudo da terra e a sua exploração para cultivo. Deste modo, identificamos que a agricultura é a base para o desenvolvimento da humanidade na totalidade. 

Entendendo esse processo, podemos compreender questões amplas de economia, sistemas políticos, divisão internacional do trabalho, dentre outras. Portanto, a Geografia Agrária gera boas reflexões para o estudo do nosso mundo hoje. 

Assim, inclua no seu cronograma de estudos e revisão temas como:

  • Categorias de sistemas agrícolas
  • Revolução Verde;
  • Diferentes usos do solo;
  • Conflitos pela terra;
  • Formas de exploração e cultivo;
  • Estrutura fundiária brasileira.

5- Industrialização

geografia no enem: industrialização

Incidência em edições anteriores do Enem: 6,5%

Se você leu até aqui, já percebeu que a industrialização é um assunto que permeia os demais tópicos, como as questões sobre o meio ambiente, urbanização, globalização, dentre outros. Logo, você já deve estar convencido da importância de estudar esse tema!

Em linhas gerais, a industrialização é um processo socioeconômico a partir do qual surgiram as indústrias e tecnologias modernas. Neste fenômeno, algumas funções, antes realizadas pela mão de obra humana, passam a ser mecanizadas e padronizadas. 

Para a prova do Enem, é preciso compreender como ocorreu o desenvolvimento industrial no mundo, as fases da Revolução Industrial e como esta chega ao Brasil. Alguns temas que merecem atenção na hora do estudo, são:

  • Fases das revoluções industriais e categorias de indústrias;
  • Modelos de produção;
  • Expansão do comércio internacional devido à Industrialização;
  • Impacto ambiental da Industrialização;
  • Processo de industrialização brasileiro;
  • Industrialização tardia em países em desenvolvimento.

6 – Climatologia

Incidência em edições anteriores do Enem: 10,4%

Os estudos dos fenômenos climáticos são bastantes relevantes para a existência humana e para a estrutura social. Afinal, o clima interfere diretamente na agricultura, no turismo, no trabalho e em diversas esferas da vida – já deu para perceber que todos os assuntos são realmente interligados, não é mesmo?

Portanto, compreender as questões que envolvem conhecimentos em climatologia é imprescindível para a geografia no Enem. Trata-se de um conteúdo recorrente que envolve muitos conceitos elementares. Assim, vale a pena revisá-los sempre que possível, para mantê-los frescos na memória.

Procure focar temas como:

  • Fenômenos climáticos;
  • Características das diversas camadas da atmosfera – troposfera, mesosfera, exosfera, etc.
  • Elementos do clima  – temperatura, umidade (relativa e absoluta), pressão, atmosférica;
  • Fatores do clima – natureza da superfície, continentalidade, maritimidade, relevo, altitude, latitude.

7 – Cartografia

Incidência em edições anteriores do Enem: 6,5%

Esse tópico costuma aparecer em diferentes categorias de exercícios no Enem — em textos para perguntas específicas ou em imagens ilustrativas de determinados assuntos. Em geral, as questões que envolvem conhecimentos cartográficos têm uma abordagem focada em escala, cartas geográficas e projeções. 

Logo, é preciso estudar como interpretar mapas e sua linguagem – símbolos/dados que acompanham essas representações. É comum que usemos mapas em situações cotidianas, como quando precisamos localizar ruas, bairros e cidades.

Assim, a banca pode explorar aplicações práticas da cartografia ou questões mais aprofundadas, que envolvam a tecnologia de satélites, softwares, computadores, celulares e outros. Além disso, na sua prova podem aparecer assuntos como:

  • Monitoramento de áreas remotas por satélite;
  • Fiscalização e controle de desmatamento em florestas, como a amazônica;
  • Demarcação de territórios;
  • projeções – cilíndrica, cônica e azimutal;
  • Escala – gráfica e numérica.

*

Pronto, agora você tem as informações necessárias para estudar e montar uma revisão estratégica para a prova de Geografia do Enem! Organize-se para rever os principais conceitos e procure por questões de provas anteriores que versem sobre esses assuntos. Seguindo nossas dicas, você irá arrasar no Exame!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra muitas estratégias de estudo para as provas. Conheça nossos cursos e use sua nota do Enem para entrar na faculdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *