Formação pedagógica: o que é, quem deve fazer e sua importância!

Gostaria de ser professor, mas já está cursando um bacharelado? Descubra sobre Formação Pedagógica: o que é e como pode ser a solução que você procura!

o que é formação pedagógica

A Formação pedagógica é voltada para bacharéis e tecnólogos que queiram trabalhar com a docência. Trata-se, portanto, de uma oportunidade para quem se formou, mas deseja trabalhar com licenciatura, sem precisar fazer outra faculdade.

Caso você ainda não saiba qual graduação fazer, mas, gosta de ensinar e lidar com pessoas, optar por essa formação é uma excelente opção para você. Pois, além de habilitar o profissional a dar aulas, também abre portas para atuar na coordenação, supervisão ou desenvolvimento de projetos educacionais.

Neste post, você entenderá o que é a formação pedagógica, quem pode cursá-la e quais são os seus objetivos. Ao final, esperamos que você descubra se é uma opção com a qual você se identifica! Boa leitura.

O que é formação pedagógica e quais são seus objetivos?

A formação pedagógica habilita o profissional à docência, de qualquer modalidade, para estudantes a partir do Ensino Fundamental I, até a Educação Profissionalizante e de Jovens Adultos, incluindo o Ensino à Distância.

Para além de dar aulas, a formação pedagógica também permite que o profissional atue na área de coordenação, supervisão ou desenvolvimento de projetos educacionais nas instituições de ensino, públicas e privadas.

Por tratar-se de um curso generalista na área de educação, diferentes perfis profissionais são compatíveis com a formação. Isso é bastante útil para suprir a demanda por professores qualificados para atuar nos níveis fundamental e médio.

Assim, o processo para obter o diploma de licenciatura se tornou mais simples e rápido para alguns profissionais, como veremos a seguir.

Quem deve fazer?

A Formação Pedagógica deve ser cursada por quem deseja trabalhar na área da educação. Porém, o diferencial dessa opção é que profissionais já formados em outras especialidades podem complementar o seu currículo com esse tipo de diploma de licenciatura. Sejam eles:

• Bacharéis e tecnólogos, que queiram trabalhar com a docência;
  • Professores já licenciados, com objetivo de obter uma segunda licenciatura;
  • Professores não licenciados, procurando agregar essa formação ao currículo.

Outro grande atrativo da Formação Pedagógica é sua duração. Seja na modalidade presencial ou remota, é possível concluir o curso dentro de um ano. Isso é possível, pois, o candidato ao título deve escolher a área específica na qual deseja lecionar.

Logo, há Formação Pedagógica em letras, física, matemática, biologia, e assim por diante. Ou seja, você pode selecionar o campo do conhecimento que já tenha domínio.

Por exemplo: um bacharel em biologia pode cursar a Formação Pedagógica em Biologia, conquistando assim a licenciatura para dar aulas do ensino fundamental ao médio. A seguir ficará mais claro como esse curso é estruturado.

O que é estudado em um curso de Formação Pedagógica?

Durante o curso, o estudante aprende sobre metodologias de ensino, didática, psicologia, supervisão e orientação pedagógica, libras, políticas públicas de ensino, dentre outras matérias importantes à formação do pedagogo.

A grade curricular do curso possibilita que o (futuro) professor desenvolva habilidades e estratégias psicopedagógicas, bem como a sua didática em sala de aula.

Para colocar a teoria em prática, ainda é necessário fazer um, ou, mais estágios supervisionados em instituições de ensino, que podem acontecer dentro e fora da sala de aula.

Esses estágios são excelentes oportunidades de se preparar para o mercado de trabalho, vivenciar a docência e ganhar experiência. Todos esses bons motivos para que aqueles que desejam atuar como professores, optarem pela Formação Pedagógica!

*

Você já conhecia a Formação Pedagógica? Uma opção muito interessante para quem já esta cursando um bacharelado ou tecnólogo, mas deseja, futuramente, estar habilitado a dar aulas também.

Portanto, se você deseja trabalhar com ensino voltado para crianças, adolescentes e jovens adultos, mas ainda está em dúvida entre fazer o curso de Pedagogia ou outra modalidade, a Formação Pedagógica pode ser a opção ideal para você — mesmo que você já esteja formado!

Gostou de saber mais sobre o universo da pedagogia? A UNICEP oferece a formação em pedagogia nas modalidades presencial e à distância, e você pode escolher o que melhor se encaixa na sua realidade. Clique aqui para saber mais.