Fisioterapia Neurológica: conheça mais sobre essa área

Dentro da Fisioterapia, assim como a Medicina, existem diversas áreas que é possível seguir como: Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Fisioterapia Pediátrica Motora, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Fisioterapia Pediátrica Respiratória, Fisioterapia Reumatológica e a Fisioterapia Neurológica, que é a que vamos abordar nesse texto! 

Fisioterapia Neurológica

A Fisioterapia Neurológica é uma das áreas mais importantes da saúde para pacientes que tiveram algum problema neurológico, pois ela abraça tanto o bem-estar físico, quanto o neurológico e emocional.

Os principais sintomas que são tratados nessa área são: alterações sensoriais, dificuldade ou perda de movimentação; falta de equilíbrio; fraqueza muscular e perda de funções motoras de membros.

Neste texto você vai poder entender sobre como funciona a fisioterapia neurológica, as doenças que ela auxilia no tratamento, a importância dela e entender como é possível se tornar um fisioterapeuta neurológico. 

 

Como funciona a Fisioterapia Neurológica, afinal?

A Fisioterapia Neurológica trabalha com todos os pacientes que tiveram algum distúrbio do sistema nervoso central ou periférico e também com lesões na medula espinhal, sendo reconhecido pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) desde 1988.

Um fisioterapeuta neurológico atende pacientes adultos e crianças, além de poder atuar em hospitais na parte de UTI, prontos socorros, enfermarias tratando mais os pacientes com casos agudos que acabaram de ter uma lesão no sistema nervoso. 

Os atendimentos também podem ser feitos em ambulatórios e clínicas, com pacientes que já estejam com o problema crônico, além do atendimento home care, onde o fisioterapeuta vai até a casa do paciente e faz todo o trabalho na mesma. 

A Fisioterapia Neurológica é um campo que é necessário muito estudo, afinal, um paciente que teve o mesmo tipo de problema neurológico que outro, pode reagir diferente ao tratamento, é sempre individualizado. 

A sensibilidade desse profissional é muito importante, assim como a sua empatia com o paciente. O desafio do fisioterapeuta neurológico começa em saber avaliar e selecionar, a partir do diagnóstico de cada doente, o melhor tratamento dentre as inúmeras técnicas e exercícios.

 

Condições e problemas de saúde tratados pela Fisioterapia Neurológica 

Dentre os problemas de saúde neurológicos temos diversos tipos de tratamento e exercícios específicos, por isso, o profissional deve elaborar um plano, a ser seguido tanto na clínica quanto em casa. 

Além disso, é importante, também, acompanhar a evolução de cada paciente, que pode ser diferente, adequando e alterando o plano, indicando novas ações ou não. 

As principais e mais comuns condições genéticas e problemas de saúde tratados pela fisioterapia neurológica hoje em dia são: 

  • Alzheimer
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral)
  • Parkinson
  • Hidrocefalia
  • Derrame cerebral
  • Esclerose múltipla
  • Traumatismo cranioencefálico
  • Síndrome de Down
  • Paraplegia
  • Tetraplegia.

Entre outras. 

 

A importância da Fisioterapia Neurológica

Está mais que claro que a fisioterapia neurológica é uma área extremamente importante para a saúde dos pacientes com problemas neurológicos. 

Afinal, ela proporciona melhora na qualidade de vida, melhora em algumas deficientes avançando sempre a cada sessão e auxilia no emocional, de maneira que o paciente sinta-se mais acolhido. Alguns dos benefícios que a fisioterapia neurológica proporciona: 

  • Adaptação a equipamentos como cadeiras de roda e andadores
  • Melhora do controle motor
  • Melhora ou retomada da movimentação
  • Equilíbrio e aumento de força
  • Correção de postura
  • Treinamento de ações como andar ou escrever.

 

Como se tornar um profissional de Fisioterapia Neurológica 

Para se tornar um profissional de fisioterapia neurológica o primeiro passo é uma graduação em Fisioterapia e depois uma especialização na área de fisioterapia neurológica. Estagiando em hospitais, clínicas e estudando bastante. 

A fisioterapia neurológica é uma área em ascensão, diferente de um outro tipo de fisioterapia a neurológica, é imprescindível para o paciente que tem o problema neurológico. Sem falar que é um trabalho gratificante, acompanhar o resultado de casos. Trabalhar como fisioterapeuta neurológico te faz crescer como profissional e ser humano.

 

Conheça a graduação em Fisioterapia da Unicep! 

O Curso de Bacharel em Fisioterapia do UNICEP tem uma perspectiva holística sólida na formação do futuro profissional, preparando-o para atuar em cenários diversos, onde há espaço para aplicações de técnicas e equipamentos de última geração, com utilização de tecnologias de ponta. 

Além disso, o curso procura iniciar seus alunos nas atividades de pesquisa científica, fornecendo-lhes oportunidades para realizar experimentações básicas e aplicadas que permitam uma maior compreensão das questões que envolvem o homem, a motricidade e o ambiente.

O profissional graduado em fisioterapia tem um amplo campo de atuação profissional. Na área da saúde, ele organiza e aplica programas de tratamento e trabalha na promoção, prevenção, cura, reabilitação e na diminuição do sofrimento de pessoas acometidas por problemas de diversas naturezas, relacionados principalmente com as áreas de Prevenção Fisioterapia Preventiva, Ortopedia, Traumatologia, Desportiva, Pneumologia, Neurologia, Pediatria, Cardiologia, Gerontologia e Geriatria, Reumatologia, Saúde da mulher e do Homem e Dermatologia. 

O fisioterapeuta analisa e intervém preventivamente em relação às doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e disfunções posturais, também atua em hospitais, clínicas, domicílios, centros de reabilitação, além de, como profissional da área de saúde, exercer o papel de agente de promoção do bem-estar físico, psíquico e social de sua comunidade.

O curso de Bacharel em Fisioterapia do UNICEP tem por objetivo. Portanto, formar profissionais capazes de intervir no processo da promoção, preservação e recuperação das disfunções do movimento; de trabalhar em equipes interprofissionais de saúde; e de produzir conhecimentos relativos à motricidade humana de forma científica e em equipes interdisciplinares de pesquisa.

 

Conclusão

A fisioterapia neurológica é uma profissão em ascensão e tem muita importância na área da saúde e para a vida dos pacientes com problemas neurológicos.  Os fisioterapeutas que saem da faculdade e já buscam a especialização tem grandes chances de encontrar uma vaga brevemente.

Para atuar nessa área é imprescindível a empatia e paciência, para que o profissional possa entender as dores e as necessidades de cada paciente, respeitando o processo de evolução de cada um. Lembrando que o profissional pode atuar em clínicas especializadas;

hospitais adultos e pediátricos; local próprio; atendimento em casa (home care); casas de repouso e asilos; escolas infantis de atendimento especializado.

Quer saber mais sobre as áreas da Fisioterapia ou de outras áreas da UNICEP? Temos outros conteúdos para você.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *