Fisioterapia e Pilates: descubra a relação entre os dois

Fisioterapia e Pilates: descubra a relação entre os dois

Está um pouco confuso sobre como Pilates e Fisioterapia se relacionam? Neste post vamos explicar tudo para você! 

O fisioterapeuta é o profissional da saúde procurado quando passamos por eventos que geram traumas físicos, como cirurgias ou acidentes. Durante as sessões de fisioterapia, desenvolve-se um tratamento para restaurar, manter e aproveitar ao máximo a mobilidade, a função e o bem-estar do paciente.

Além disso, esta área também pode abranger a prevenção de lesões, manutenção da saúde e preparo físico. Já o Pilates, é uma forma de exercício de baixo impacto que visa fortalecer os músculos e, ao mesmo tempo, melhorar o alinhamento postural e a flexibilidade

Porém, é bastante comum encontrar fisioterapeutas que atuam como instrutores de Pilates. Mas qual será a relação entre a fisioterapia e o Pilates? Para dar aulas de Pilates, é necessário ser graduado em fisioterapia? Este é o assunto do nosso post de hoje! Continue com a gente para descobrir! 

O que é Pilates?

Pilates é uma modalidade de exercício desenvolvida na década de 1920, por Joseph Pilates. Mas sua popularidade cresceu nos últimos anos. Uma das muitas vantagens do Pilates é que ele é um sistema de exercícios de baixo impacto.

Este método se concentra na ativação e controle muscular, por meio de movimentos precisos que permitem um maior nível de consciência corporal. O resultado deste trabalho torna as tarefas diárias, como sentar, andar, agachar e curvar-se, muito mais fáceis.

Quando o Pilates é usado na fisioterapia?

As técnicas de Pilates podem ser utilizadas por fisioterapeutas na prevenção de lesões, recuperação e bem-estar do paciente em diversas condições, tais como:

  • Dor lombar, incluindo entorses, distensões, artrite, alterações degenerativas;
  • Deficiências posturais, incluindo cifose, escoliose e dores relacionadas à atividade repetitiva;
  • Dor no pescoço, incluindo lesões, tensão, artrite, alterações degenerativas; 
  • Osteoartrite;
  • Síndrome da Dor Patelofemoral (comum em corredores, ciclistas, jogadores de tênis e pessoas fisicamente ativas);
  • Saúde da Mulher e Pós-parto, incluindo diástase do reto, fraqueza abdominal e do assoalho pélvico;
  • A maioria das lesões ortopédicas, incluindo lesões no ombro, quadril, joelho e pé/tornozelo.

Por que o Pilates é importante para um fisioterapeuta?

Fisioterapeuta pode ser instrutor de pilates

Embora Pilates e fisioterapia não sejam iguais ou intercambiáveis, existe uma relação interessante entre os dois. É importante reforçar que o escopo do trabalho de um profissional de Pilates exclui o diagnóstico, prescrição, tratamento ou a reabilitação de qualquer lesão, ou doença.

Porém, caso o fisioterapeuta tenha formação adicional nas técnicas de Pilates poderá aplicá-las no tratamento contínuo de seus pacientes. Isso porque limitações físicas podem resultar no desenvolvimento de padrões de compensação que levam ao desalinhamento ou deformação postural.

Assim, a abordagem da fisioterapia pode ser empregada para diagnosticar uma patologia e propor tratamento. A partir disso, o fisioterapeuta poderá acelerar a reabilitação do paciente através de exercícios do Pilates voltados ao equilíbrio muscular, mobilidade, força e alinhamento corporal.

Como ser um fisioterapeuta que atua com Pilates

A profissão de fisioterapeuta é regulada pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). O Pilates, por sua vez, não é considerado especialidade exclusiva de uma profissão. Portanto, profissionais de fisioterapia, bem como habilitados em Educação Física podem exercer a atividade.

Se for do seu interesse em trabalhar com as técnicas de Pilates após concluir sua graduação em Fisioterapia, saiba que será necessário realizar um curso de especialização em Pilates. Certamente, o domínio dessas técnicas contribuirá para o tratamento mais efetivo de seus futuros pacientes.

E então, gostou de saber mais sobre o assunto? Pesquise mais sobre as áreas do conhecimento que interseccionam a fisioterapia e explore as opções desta carreira! 

Aqui no blog da Unicep sempre disponibilizamos materiais para esclarecer todas as suas dúvidas sobre seu futuro curso de graduação e carreira profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *