Fisioterapia: como se tornar uma referência na profissão? Confira estas dicas!

A graduação em Fisioterapia é apenas o primeiro passo para uma carreira brilhante! Confira aqui as nossas dicas de como se tornar uma referência na profissão!

Fisioterapia

O fisioterapeuta estuda o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades. É o profissional responsável pela preservação, o desenvolvimento e a restauração de órgãos, sistemas e funções. 

O bacharel em fisioterapia atua no tratamento e prevenção de doenças e lesões, decorrentes de fraturas ou má-formação ou vícios de postura. Seus principais aliados são técnicas restaurativas como massagens e exercícios de acordo com a capacidade física e o funcionamento dos pacientes. 

Por isso, o fisioterapeuta possui um papel importante na sociedade ao assegurar a globalidade funcional e biopsicossocial dos indivíduos. Se você está interessado em seguir essa carreira e se tornar referência na profissão, você está no lugar certo!

Aqui nesse post, conversaremos mais sobre a profissão do fisioterapeuta, quais são as atribuições desse profissional e daremos dicas de como se tornar uma referência na área! Vamos lá? 

O que faz um fisioterapeuta

O fisioterapeuta trabalha com pessoas com deficiência física de natureza ortopédica, reumática, cardiorrespiratória ou neurológica, a fim de restaurar seu funcionamento físico ideal dos movimentos e atividades de órgãos e membros do corpo humano.

Para isso, avalia a natureza, causas e extensão dos distúrbios funcionais dos pacientes por meio de testes (mobilidade articular, força, resistência e tônus ​​muscular, postura, marcha, capacidade pulmonar, percepção, sensação, etc.). Ele estabelece metas de reabilitação, planeja um plano de tratamento e faz o acompanhamento para avaliar os progressos alcançados.

Este profissional da saúde também supervisiona a aplicação do tratamento utilizando, conforme o caso, exercícios de fortalecimento e flexibilidade, técnicas de terapia manual (massagem, tração, manipulação) e diversos agentes terapêuticos (calor, frio, eletricidade, água, ultra som, etc.). 

O seu campo de intervenção é muito amplo: doenças neurológicas, reumáticas, respiratórias e cardiovasculares; traumatologia, distúrbios do equilíbrio e deglutição, incontinência urinária e fecal, oncologia, reabilitação pediátrica. A seguir veremos com detalhes para que serve a fisioterapia.

Para o que serve a fisioterapia?

Em 1958, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a fisioterapia como “a arte e ciência do tratamento por exercícios terapêuticos, calor, frio, luz, água, massagem e eletricidade”.

Nesse sentido, a fisioterapia tem o papel de permitir que você recupere o máximo de suas habilidades físicas para poder realizar suas atividades diárias, trabalho, hobbies ou um esportes, de acordo com sua condição e sua recuperação potencial. Assim, promove a sua autonomia, permitindo-lhe se manter ativo na sua vida pessoal e social.

O que a fisioterapia trata?

Dores nas costas, entorses, tonturas, capsulite, problemas no desenvolvimento motor em crianças, incontinência urinária são alguns exemplos de problemas que a fisioterapia pode ajudar a tratar. Em geral, esta disciplina de saúde está envolvida no tratamento de deficiências físicas resultantes de lesões e doenças que podem afetar:

  • músculos;
  • articulações;
  • lesões;
  • sistema neurológico (cérebro, nervos, medula espinhal);
  • sistema respiratório (pulmões);
  • sistema circulatório (vasos sanguíneos);
  • sistema cardíaco (coração).

Quais são os diferentes tratamentos utilizados na fisioterapia?

Profissionais de fisioterapia podem utilizar diferentes abordagens de tratamento, por exemplo:

  • técnicas manuais;
  • exercícios;
  • eletroterapia (ultrassom, laser, etc.);
  • hidroterapia (tratamento na água) e
  • termoterapia (gelo ou calor).

É importante lembrar que os tratamentos de fisioterapia dependem da responsabilidade do paciente. Assim, a pessoa é a protagonista nas diferentes etapas do seu tratamento e tem um papel importante no seu progresso. O profissional de fisioterapia está lá para apoiá-lo e orientá-lo!

Como se tornar um fisioterapeuta de sucesso?

Como a prática da fisioterapia está sempre em evolução, esses profissionais devem manter constantemente seu alto nível de conhecimento e habilidades atualizadas por meio de educação continuada ou diversas atividades de pesquisa. Quer saber como se tornar um fisioterapeuta de sucesso? Então, confira nossas dicas!

Investir em sua qualificação

Essa dica vale para qualquer profissão na qual você deseje se destacar. A formação e qualificação de qualidade é o que validará a sua autoridade quanto especialista em fisioterapia. Por tanto, certamente, investir na graduação e em cursos de pós-graduação da área é fundamental!

Dedique-se a ir além da formação padrão, buscando sempre se atualizar por periódicos, bibliografias especializadas, journals de pesquisa. Congressos e conferências também são úteis para acompanhar o que há de mais recente na fisioterapia – e você terá o bônus de se conectar com outros profissionais da área.

Outro ponto importante é decidir qual será o seu foco de atuação e desenvolvimento de sua carreira. Sabendo onde você quer chegar, fica muito mais fácil traçar uma rota para chegar lá e ser bem-sucedido. 

Oferecer atendimento humanizado

No exercício de sua profissão, você receberá diariamente pessoas com dores, de todas as idades: crianças ansiosas, pais estressados, idosos cansados ​​pela dor… Seu trabalho, além de cuidar deles, será tranquilizá-los, encorajá-los e apoiá-los psicologicamente durante toda a sua recuperação.

Lembre-se que o trabalho do fisioterapeuta é, na maioria das vezes, de longo prazo. É muito raro ver um paciente em uma única sessão. Os pacientes, por outro lado, gostariam de se sentir melhor o mais rápido possível. Logo, cabe a você mostrar-lhes como é importante confiar no processo e manter o ânimo.

Entre os pacientes que você atenderá, alguns terão sofrido traumas devido a um acidente ou queda, outros vão se queixar de dores inexplicáveis.

Portanto, é essencial, como fisioterapeuta, ouvir essas pessoas, fazer-lhes as perguntas certas para identificar a origem de uma possível somatização: estresse no trabalho, relacionamentos, fadiga, luto, dentre outros.

Invista no marketing

Em princípio, os fisioterapeutas estão proibidos de fazer publicidade, da mesma forma que os médicos, demais profissionais de saúde e outras profissões liberais, como advogados.

No entanto, estão autorizados a criar sites, blogs, páginas em redes sociais e se registrar em fóruns dedicados à fisioterapia. Portanto, será necessário focar na sua visibilidade online para alcançar novos pacientes.

Para ter sucesso é crucial ter reconhecimento enquanto autoridade no assunto, e para isso investir em marketing de conteúdo pode ser uma excelente pedida. Ao compartilhar com o público-alvo informações de qualidade você se posiciona como especialista e se destaca entre os concorrentes.

Os melhores resultados podem ser alcançados contratando profissionais em marketing digital para elaborarem uma estratégia voltada aos resultados que você busca. Agências especializadas em Inbound Marketing poderão desenvolver planos de ações customizados e entregar tudo o que você precisa para chamar a atenção na web.

Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, é impossível encontrar um setor ou profissão que não esteja atrelada à transformação tecnológica e digital. Ferramentas de gestão, comunicação com clientes, automatização de processos otimizam o dia a dia de qualquer profissional, e não poderia diferir com os fisioterapeutas.

Você pode contar com o apoio de aplicativos para organizar todos os aspectos da rotina na clínica ou consultório, do controle da agenda às finanças, e até mesmo seu estoque de materiais. Portanto, use a tecnologia acessível a seu favor, fará toda a diferença!

*

Aqui você descobriu o que é a Fisioterapia e quais são as atribuições de um profissional dessa área. Além disso, conferiu dicas valiosas de como se tornar um fisioterapeuta de destaque. O primeiro passo é investir na sua formação e se dedicar muito aos estudos!

Então aí vai uma última dica extra: durante a graduação, observe, pesquise e questione seus professores sobre o campo de trabalho do fisioterapeuta e sobre as novidades que estão surgindo no mercado. Assim você irá descobrir qual área é mais compatível com as suas preferências e aptidões.

 

O mercado de trabalho para o fisioterapeuta é muito amplo e não faltam oportunidades para bons profissionais que exerçam a atividade com ética e responsabilidade. Agora que você está mais familiarizado com suas futuras opções de trabalho, que tal conhecer o curso de fisioterapia da Unicep?

O curso de Bacharel em Fisioterapia da UNICEP é o caminho para quem gostaria de se tornar um agente de promoção do bem-estar físico, psíquico e social de sua comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *