Filmes sobre comunicação: confira esta lista feita para os estudantes da área!

Filmes sobre comunicação são muito enriquecedores tanto para o público em geral, quanto para estudantes e profissionais da área. Conheça aqui a nossa seleção de obras marcantes sobre este tema!

Filmes sobre comunicação

A comunicação é uma habilidade inerente ao ser humano: estamos constantemente trocando ideias e pensamentos. Em especial, no ambiente acadêmico e profissional, é essencial comunicar de forma eficaz.

Desse modo, essa habilidade nos permite criar relações de trabalho positivas e produtivas, compartilhar conhecimentos e agilizar processos.

Logo, saber se comunicar já não é uma habilidade especial, mas sim um requisito básico para alcançar objetivos profissionais e pessoais. 

Embora a comunicação sempre envolve um emissor e um receptor da mensagem, ela não se limita às palavras. Uma conversa se desenvolve em vários níveis, que vão do conteúdo ao comportamento. 

A arte, por sua vez, é um poderoso instrumento de comunicação. As obras cinematográficas, por exemplo, podem nos proporcionar muito mais do que entretenimento.

Através de um bom filme, podemos refletir sobre diversos aspectos da vida, mas também da estética, da semiótica, dentre outros objetos de estudo da Comunicação Social.

Portanto, no texto de hoje, selecionamos quatro filmes sobre comunicação, que além de excelentes, levantam debates relevantes, em especial se você se interessa por áreas como Jornalismo, Relações-Públicas e Publicidade & Propaganda.

Vamos conferir?

Filmes que são grandes lições sobre comunicação social

Confira a nossa seleção de obras marcantes que abordam temas da área da Comunicação Social!

A Rede Social (2010)

Filmes sobre comunicação

Como um adolescente anti-social e antipático conseguiu criar a máquina de fazer “amigos”? Bem, é isso que David Fincher tenta nos mostrar através desta cinebiografia fascinante. 

Antes de ser um filme sobre o fenômeno Facebook e sobre seu jovem e rico inventor, “A Rede Social” pinta, sobretudo, o retrato dos jovens Zuckerberg e Saverin, que se tornam magnatas da indústria da comunicação em apenas alguns cliques. 

A história da origem do gênio que revolucionou as interações entre os indivíduos em todo o mundo é contada com maestria, por meio de um excelente roteiro e impecável direção.

Afinal, não é à toa que o filme foi um sucesso de bilheteria e premiações.

No (2012)

Filmes sobre comunicação

Primeiramente, a principal surpresa em relação ao filme “No” é o viés de uma produção quase manual, como uma reportagem de TV ou mesmo uma filmagem amadora. Isso, por si só, já desperta a curiosidade dos amantes do cinema e da comunicação visual em geral.

O filme conta uma história que se passa no Chile, em 1988, quando o general Augusto Pinochet comandou o país em uma ditadura. Na narrativa, é exposto o papel da comunicação na queda do ditador, nos propondo uma reflexão sobre a relação entre publicidade e política e entre democracia e imagem. 

A montagem conta com um terço das imagens de arquivo, adotando o formato 4/3 e uma fotografia obsoleta que acentua ainda mais o seu impacto. É interessante ver este período político tão importante no Chile, sob um ponto de vista tão original, com foco no papel do publicitário na formação da opinião pública.

A Caçada (2007)

Filmes sobre comunicação

O mote principal dessa narrativa é intrigante: jornalistas rastreiam um criminoso de guerra na Bósnia-Herzegóvina. Durante a investigação, eles serão confrontados com hostilidade pelos sérvios, mas também pelas autoridades internacionais, cujas motivações permanecem obscuras.

“A caçada” é inspirado em uma história real e isso é sentido ao longo do filme. O roteiro cativante retrata com propriedade o absurdo das guerras (no caso, a da Bósnia) e o poder da grande mídia.

Nesse sentido, muitos críticos apontaram o caráter panfletário do filme. 

Mas este filme é mais que um panfleto político, pois ataca os governos passivos diante da desumanidade e da busca de culpados. É certamente um filme audacioso, que faz as pessoas rirem e refletirem sobre a inação dos governos diante de atrocidades. 

O Abutre (2014)

Filmes sobre comunicação

O personagem principal deste grande filme é Louis Bloom, um anti-herói doentio, apático e inescrupuloso em sua sede arrogante de conquista. Esta obra muito original é bastante impressionante, faz uma crítica contundente da mídia e, ao mesmo tempo, da cultura contemporânea de violação da privacidade. 

Trata-se de uma narrativa convincente, que nos leva a refletir sobre o sensacionalismo que diversos canais de televisão promovem ao despejar sobre seus telespectadores imagens chocantes. 

A personagem Nina representa perfeitamente a editora que exercerá todo o seu poder para ser a primeira a espalhar nas telas todas as notícias –  e de preferência as mais chamativas, sangrentas e monstruosas – capturadas pelo perverso Bloom, que por sua vez usa o sofrimento de seus semelhantes fabricar conteúdo por dinheiro. 

Obrigada por Fumar (2006)

Filmes sobre comunicação

Uma inteligente comédia, que permeia ficção e documentário, muito bem recebida por crítica e público. “Obrigada por fumar” não se trata apenas de uma história sobre cigarros ou lobby, mas levanta questões fundamentais sobre hipocrisia, ética, política, jornalismo, propaganda e, claro, o poder da grande mídia.

A comunicação e relacionamento com a mídia conduzem a narrativa, guiada por diálogos envolventes que deflagram um jogo de discussões com palavras bem escolhidas e cirúrgicas.

Resumindo, uma grande lição de retórica e manipulação, acompanhada de críticas ácidas à indústria do tabaco, seus representantes e o que a cerca. Tudo isso feito de uma forma bem-humorada, inteligente, cínica e perversa. Se você gosta de sátiras, certamente irá apreciar esse filme!

*

Por fim, agora você tem uma seleção incrível de filmes para fazer uma sessão de cinema em casa. 

Além de se entreter, você ainda entra em contato com questões relevantes sobre Política, Jornalismo, Relações-Públicas e Publicidade & Propaganda. Uma excelente pedida para um (futuro) estudante da Comunicação Social!

Gostou das nossas dicas? No blog da UNICEP você encontra as melhores dicas para se preparar para a faculdade e mercado de trabalho! Acesse aqui e descubra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *