Filmes para empreendedores: se inspirem com essas obras!

O Brasil é um país de empreendedores. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em dois anos, a taxa de crescimento de novos empresários foi de 75%. A razão desse percentual é que o brasileiro tem DNA empreendedor, criatividade e espírito de liberdade. Para inspirar e fomentar essa tendência, resolvemos elencar alguns filmes para empreendedores.

Filmes para empreendedores

Neste artigo, explicaremos o que é empreendedorismo. Mostraremos também os principais motivos para a alta taxa de empreendedores nos últimos anos. Acompanhe os próximos tópicos!

 

O que é empreendedorismo?

Em termos simples, o empreendedorismo é o ato de empreender, executar, fazer ou realizar. No geral, as pessoas empreendedoras são inovadoras, criativas e disruptivas. Outros traços marcantes são a capacidade de produção, gestão e de assumir riscos. Devido a essas características, o empreendedorismo é muito ligado ao setor empresarial.

Já no livro “Capitalismo, Socialismo e Democracia”, escrito por Joseph Schumpeter, esse termo foi associado com o desenvolvimento econômico. De acordo com esse escritor, o empreendedor é responsável pela destruição criativa. Isso significa eliminar o antigo para criar novos produtos, mercados e métodos de produção.

No atual mundo corporativo, o empreender se conecta bem com as startups, polos da inovação e aceleradoras de negócios. Por outro lado, o empreendedorismo vai além desse recorte, pois atinge todas as esferas empresariais e comerciais. Sendo assim, um pequeno negócio aberto em uma cidade do interior se torna um exemplo de empreendedorismo.

 

O que está por trás da alta do empreendedorismo?

Embora o brasileiro seja um empreendedor por vocação, o crescimento do empreendedorismo nos últimos anos se sustenta em, pelo menos, dois pilares: necessidade e oportunidade. Falando sobre o primeiro pilar, a pandemia do Covid-19, e seus negativos impactos econômicos, levou muitos brasileiros ao desemprego.

Em certa fase da pandemia, o número de desempregados aumentou 33,1%, atingindo 14 milhões de pessoas e chegando a uma taxa de 14,4% — de acordo com dados divulgados em um artigo do site de notícias G1. Diante desse cenário, o volume de empresas que foram abertas no mesmo período alavancou.

Segundo estatísticas apresentadas pelo Ministério da Economia (ME) e reveladas em um artigo  da Veja, 3,3 milhões de novos negócios foram abertos no primeiro ano da pandemia. Dentre esses, 2,6 milhões iniciaram suas atividades por meio do regime Micro Empreendedor Individual (MEI).

Com respeito a oportunidade, muitos empreendedores enxergaram excelentes negócios que poderiam dar certo durante a pandemia. Daí, investiram na criatividade e na inovação. 

Por exemplo, dados do levantamentoO impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, feito pelo Sebrae, mostra que 69% dos pequenos negócios ingressaram no comércio virtual (ecommerce).

Essa tendência de consumo foi impulsionada pelas restrições e medidas de isolamento impostos pelas autoridades no decorrer da pandemia. Além do ecommerce, outras áreas que geraram boas oportunidades foram:

  • Entrega de comida — elevação de 94,7% — número divulgado pela Uol;
  • Drive-thru de bebidas — aumento de 93,9% — pesquisa compre&confie;
  • Cursos online — 400 mil novos alunos em um ano — estudo divulgado pela Agência Brasil.

Sem dúvidas, o empreendedorismo é um dos principais responsáveis por manter a economia brasileira girando em plena crise econômica. Não importa se é por vocação, necessidade ou oportunidade, o fato de abrir um novo negócio já revela o dom típico do povo brasileiro: batalhar e não desistir.

 

Filmes para empreendedores se inspirar

Nada melhor do que assistir a um bom filme para se inspirar e conquistar o sonho de empreender. A seguir, selecionamos os melhores filmes para empreendedores. Cada um deles ensina lições importantes que vale a pena conhecer. Vamos à lista!

Coco, antes de Chanel

A história de Gabrielle Chanel merecia mesmo um filme. O longa-metragem “Coco, antes da Chanel”, mostra a história de uma menina pobre que se tornou uma grande empreendedora feminina. 

Sem ligar para as críticas vindas em uma época em que não era comum uma mulher liderar negócios, Chanel revolucionou o mercado da moda e se tornou uma das maiores estilistas de todos os tempos.

A Grande Aposta

Esse filme foi indicado ao Oscar — e merecia o prêmio. O enredo de “Grande Aposta” corre em plena crise econômica vivida em 2008 nos Estados Unidos da América. 

Entre as grandes lições dadas, está a necessidade de tomar decisões inteligentes de investimentos, considerando fatos embasados em números que demonstram o real cenário econômico. Sendo assim, as especulações e achismos devem ser deixados de lado.

Fome de Poder

Para muitos, o filme “Fome de Poder” é uma grande inspiração. A história fala do vendedor Ray Kroc que liderou uma pequena lanchonete dos irmãos McDonald. 

Ao integrar a maior rede de fast food do mundo, o vendedor utilizou estratégias que podem até ser questionadas quanto à moralidade. Porém, o filme não deixa de ensinar a importância de se planejar para atingir um sonho.

Julie & Julia

Empreender sem pretensão. É isso que aconteceu com Julia Child — personagem principal do filme Julie & Julia. Tudo começa quando ela experimenta um prato que a fascina. 

Com isso, decide estudar na Le Cordon Bleu — uma das maiores escolas de culinária do mundo. Por fim, Julia se torna uma especialista em culinária e publica diversos livros famosos com receitas deliciosas.

O Jogo da Imitação

Alan Turing (personagem do filme) tem 18 horas para decifrar mensagens alemãs criptografadas em plena Segunda Guerra Mundial. Durante essa tarefa, ele demonstra persistência, genialidade, mas uma dificuldade em trabalhar em equipe. 

Porém, o perfil de Alan ensina muitas lições para aqueles que desejam finalizar projetos com eficiência e manter o espírito de liderança.

Cidadão Kane

No filme “Cidadão Kane”, William Randolph Hearst – fundador da Hearst (dona do jornal “The New York Journal”) mostra que a vida pessoal e profissional pode se emaranhar — e isso nem sempre é bom. Durante seu leito de morte, um jornalista (protagonista) ouve as últimas palavras de Hearst: “Rosebud”.

Intrigado, tenta decifrar o termo e descobre problemas, ambição e pobreza, tudo escondido na história do magnata. A lição é clara: é necessário tomar tempo para o trabalho e reservar tempo para a vida pessoal também. Nada de misturar, pois, o resultado pode impactar na reputação do empreendedor e do negócio.

GirlBoss

Com certeza, a série GirlBoss pode impulsionar o sonho de jovens empreendedores. Essa história se baseia na vida de Sophia Amoruso — uma das estilistas mais respeitadas do mundo da moda. Mas nem sempre foi assim. 

Antes de subir na vida, a moça até precisou pegar comida do lixo para sobreviver. O enredo é uma lição de resiliência, otimismo e inteligência para negócios.

Enfim, o grande sonho de abrir um negócio começa com pequenos passos. No entanto, a caminhada vale a pena. Temos certeza de que os filmes para empreendedores, serão o caminho das pedras para muitos brasileiros.

*

O que achou do nosso artigo? Gostou dos filmes sobre empreendedorismo? Quer continuar bem informado? Então, não deixe de conferir outros conteúdos publicados pela Unicep

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *