Fazer faculdade a noite: Como conciliar estudos e trabalho?

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter uma jornada dupla faz com que apareçam alguns desafios em nossa rotina, por isso, é preciso ter muita dedicação, não deixar o cansaço vencer e manter o foco sempre. É difícil ter forças para assistir a uma aula, ainda mais quando se trata de uma matéria ou outra que não gera interesse.

Se seu objetivo é começar a estudar no período noturno, então venha e acompanhe nossas dicas que te ajudará a fugir do cansaço e aproveitar ao máximo o que a universidade tem a oferecer.

Otimize seu tempo

Aliar as atividades do trabalho e da faculdade não é uma tarefa fácil, principalmente quando se faz necessário separar os momentos voltados para o estudo e para a jornada profissional. É normal perder o foco em meio a tantas atividades, mas existem maneiras de se organizar e manter um ritmo sem que você perca a cabeça.

A primeira tarefa a ser feita é traçar pequenas metas alcançáveis para o seu dia, semana, mês e até mesmo ano. Com essas metas vai ser possível definir o que deverá ser feito no dia para que seu objetivo seja cumprido no dia seguinte.

É importante também compreender quais recursos você precisa para atingir os resultados que espera. Seriam materiais novos? Tempo dedicado para cada tarefa? Livro específico? Esse modo de pensar pode fazer com que entenda sua rotina como uma engrenagem em que o estudo e o trabalho são complementares e não duas atividades disputando sua atenção.

Dormir bem e ter uma rotina alimentar saudável são fundamentais para conseguir manter os duros dias de estudo e trabalho. O recomendado são pequenas refeições a cada 3h e dormir no mínimo 6h por dia. Esses dois requisitos são essenciais para manter uma saúde estável, então não se descuide deles.

Defina prioridades

Estabeleça o que é prioridade. O primeiro passo é verificar qual das duas é a atividade mais importante no momento. Às vezes sua prioridade pode ser estudar para uma prova que está próxima, em vez de ficar vendo filme até mais tarde, ou, então, dedicar-se a uma tarefa do trabalho.

Sabendo o que deve fazer, você não corre o risco de travar em frente a uma lista de tarefas interminável.

Organize um cronograma

Elaborar um cronograma com todos os compromissos da semana é indispensável para conciliar estudos e trabalho. Divida os momentos de estudo durante os dias, ao invés de fazer todas as tarefas em uma noite ou sempre deixar para estudar na véspera. Anote em uma agenda ou no celular, datas importantes, como provas, entregas de trabalhos ou projetos profissionais.

Dessa maneira, sempre poderá aproveitar o final de semana para o lazer, que falaremos da importância logo a seguir.

Não abra mão dos momentos de lazer

Uma rotina atarefada não quer dizer que precise abrir mão de bons momentos de descanso. Quando fizer um cronograma, já deixe incluído momentos de lazer, onde poderá relaxar e manter a saúde mental e emocional equilibrados.

Comer e dormir não ficam de fora, faça de tudo para manter uma rotina saudável, pois isso influencia o desempenho e qualidade das tarefas;

Abra mão de tarefas se necessário

Para manter um equilíbrio entre estudar e trabalhar é preciso saber dizer não. Os horários de lazer reduzidos e estudo aos finas de semana passam a fazer parte da rotina, mas é preciso compreender a grande importância do trabalho para sua renda e o papel que o estudo possui em seu avanço profissional. Foque nos ganhos futuros.

O mesmo vale para os novos projetos. Se já viu que não conseguirá encaixar alguma atividade extra no seu cronograma, não se sobrecarregue: recuse. O excesso de atividades fará com que não consiga cumprir nenhuma de maneira que seja satisfatória.

Mantenha-se motivado

Fica muito fácil desanimar quando se enfrenta as dificuldades de trabalhar e cursar uma faculdade, por isso, mantenha-se motivado sempre, fique em contato com os outros alunos e converse bastante a respeito das matérias e atividades.

Apesar disso, não confunda dedicação com exagero e entenda que seu cérebro precisa de um tempo para relaxar. Assim, ele mantém o equilíbrio e a vontade de continuar aprendendo.

E caso seu desânimo estiver relacionado com a dificuldade de aprender os conteúdos, não se sinta tímido e peça a ajuda de seus amigos e professores. Isso é super normal e é melhor pedir ajuda do que ficar com notas ruins e prejudicado no curso.

Conclusão

Agora que já viu que é possível estudar a noite e trabalhar durante o dia, então não precisa se preocupar, basta se organizar que tudo dará certo. Espero que tenha gostado dessas dicas, que tal ler nosso post e saber se vale a pena fazer faculdade se já estou trabalhando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *